Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • How does exercising make you feel? The associations between positive and negative affect, life satisfaction, self-esteem, and vitality
    Publication . Faustino, Tatiana; Santos, Abel; Teixeira, Eduardo; Cid, Luis; Monteiro, Diogo; Rodrigues, Filipe
    The purpose of this study was to examine the relationship between regular physical exercise and affective responses to the behaviour, and to investigate the relationship with life satisfaction, self-esteem, and vitality. In total, 264 Portuguese exercisers (female = 157) aged between 18 and 69 years (M = 12.93; SD = 1.49) were considered for analysis in this study. Participants were regular exercisers with a mean year experience of 5.73 (SD = 3.19). Looking at the results, the structural model displayed acceptable fit to the data: χ2 (314) = 515.904; p < .001; CFI = .928; TLI = .919; RMSEA .049 [.042, .057]. Overall, significant direct effects were found as theoretically proposed, namely: exercise frequency displayed a positive and significant association with positive affect; positive affect was positively associated with life satisfaction, self-esteem, and subjective vitality; and, negative affect was negatively correlated with life satisfaction, self-esteem, and subjective vitality. Exercise frequency had a positive and significant indirect effect on life satisfaction, self-esteem, and subjective vitality via positive affect, but not via negative affect.
  • Participação desportiva na região do Alentejo
    Publication . Santos, Abel; Silva, A.; Vieira, Elsa; Raposo, Pedro
    No âmbito territorial da região do Alentejo foi realizado o estudo da participação desportiva com o objetivo de caracterizar a prática desportiva da população residente. Como método foi utilizada a recolha dos dados através de inquérito sociográfico, por entrevistas telefónicas, a 791 indivíduos. Como instrumento de recolha utilizou-se questionário construído para o estudo, que pretendeu analisar o comportamento da população face ao desporto. Os resultados mostraram que a prática de atividades desportivas é realizada por 47,9% da população do Alentejo entre os 15 e os 74 anos. A taxa de sedentarismo é de 52,1%. Os homens evidenciaram uma participação em atividades desportivas mais elevada (51,0%) do que as mulheres (44,9%). A prática de desporto decresce com o aumento da idade e aumenta com o nível de escolaridade. A existência de uma vontade de iniciar a prática desportiva no futuro foi observada em 19,3% dos indivíduos não praticantes, resultado que expressa um índice de procura desportiva não satisfeita de 10,0%. As razões mais referidas para a prática de atividade desportiva foram a melhoria da saúde (96,2%) e a melhoria das capacidades e aptidão física (88,1%).
  • Abordagem para a previsão do abandono num ginásio
    Publication . Sobreiro, Pedro; Santos, Abel
    Este estudo pretende apresentar um modelo para prever o abandono dos clientes num ginásio, baseado em dados existentes no software de gestão Health Center. As variáveis selecionadas, identificadas de acordo com a sua relevância em estudos realizados e disponibilidade de dados, foram: idade, género, tempo de inscrição, média de visitas mensais, faturação realizada ao cliente, número de aulas frequentadas e distância a percorrer para chegar ao clube. O número de clientes utilizados para a previsão de abandono foram de 810, através da utilização de um algoritmo de Machine Learning Two-class logistic regression para a classificação. A aproximação realizada permitiu prever com uma exatidão de 83% se o cliente abandonava ou ficava no ginásio. Os resultados obtidos sugerem que pode ser vantajoso a utilização da aproximação realizada para prever o abandono e explorar medidas adicionais para contrariar o abandono de clientes em risco.
  • Relatório sobre os resultados do projeto de investigação e desenvolvimento LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO EM DESPORTO E SAÚDE
    Publication . Santos-Rocha, Rita; Amendoeira, José; Santos, Abel; Brito, João; Catela, David
    A presente publicação consubstancia-se no relatório final das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de investigação e desenvolvimento designado por Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo - Laboratório de Investigação em Desporto e Saúde. Este projeto foi cofinanciado por fundos nacionais através do Programa Operacional do Alentejo 2007-2013 (referência: ALENT-07-0262-FEDER-001883), tendo sido promovido pelo Instituto Politécnico de Santarém, mais especificamente por duas das suas unidades orgânicas: a Escola Superior de Desporto de Rio Maior e a Escola Superior de Saúde de Santarém. O presente relatório inclui uma breve apresentação do Instituto Politécnico de Santarém e das unidades orgânicas envolvidas, seguindo-se a apresentação e enquadramento do Laboratório de Investigação em Desporto e Saúde. O projeto tem uma coordenadora geral, no entanto, estando o mesmo estruturado em “unidades”, foram as mesmas coordenadas por diferentes Professores das duas escolas envolvidas. Nesta linha, os capítulos principais referem-se às atividades desenvolvidas especificamente por cada uma das unidades integradas no Laboratório de Investigação em Desporto e Saúde. O objetivo deste relatório de atividades, além de permitir o cumprimento de um dos pressupostos da gestão de projetos, configura-se como uma forma de promoção e divulgação de algumas das atividades de investigação e desenvolvimento do Instituto Politécnico de Santarém.