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Ferreira Joaquim, Luís Gonzaga

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  • Qualidade de vida dos estudantes do Ensino Superior Politécnico de Santarém e Leiria durante o confinamento da Covid 19
    Publication . Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Amendoeira, José; Rosa, Marta; Matos, Rui; Silva, Mário Ribeiro da; Coelho, M. T.; Gonzaga, Luis; Borrego, C.
    Introdução: A pandemia de coronavírus 2019-2020 afetou os sistemas educacionais em todo o mundo, levando ao encerramento das instituições educacionais. Este estudo teve como objetivo avaliar a Qualidade de Vida dos estudantes do ensino superior dos Institutos Politécnicos de Santarém e Leiria durante o confinamento face à pandemia COVID-19. Métodos: Um total de 775 participantes selecionados por amostragem de conveniência participaram no estudo. Estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional. Aplicou-se o instrumento WHOQOL-bref adaptado da WHO. O tratamento e análise dos dados foi realizado com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial. Resultados: A autoavaliação dos estudantes relativamente à Qualidade de Vida é globalmente superior à autoavaliação com a sua satisfação com a saúde, sendo os estudantes do género feminino que apresentam valores médios inferiores aos estudantes do género masculino. Os domínios do WHOQOL-bref referentes à Qualidade de Vida com valores superiores foram o domínio físico e meio ambiente, sendo os domínios das relações sociais e psicológico, os que apresentam valores menores. Conclusões: Os resultados apontam para a necessidade de intervenção na promoção da Qualidade de Vida dos estudantes, com foco em fatores psicossociais, decorrente das condicionantes impostas no período de confinamento, pela pandemia COVID-19.
  • IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO DE SANTARÉM E LEIRIA
    Publication . Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Amendoeira, José; Matos, Rui; Rosa, Marta; Silva, Mário Ribeiro da; Gonzaga, Luis; Coelho, Teresa; Borrego, C.
    Background: Estudar o Impacto da pandemia Covid-19 nos estudantes do ensino superior torna-se evidente, já que é uma doença infeciosa, que tem consequências não só ao nível da saúde física, mas também da saúde mental, do bem-estar psicológico e qualidade de vida. A pandemia de coronavírus 2019-2020 afetou os sistemas educacionais com impacto em 99,4% da população estudantil do mundo. O ensino a distância apresentou-se como a solução. Esta situação veio trazer alterações significativas na vida das escolas e principalmente na vida dos estudantes. Objetivo: avaliar o impacto da pandemia Covid-19 na qualidade de vida dos estudantes do ensino superior do IPSantarém e do IPLeiria. Materiais e métodos: Estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional, visando descrever fenómenos e posteriormente identificar e explorar possíveis relações entre as variáveis. A população é constituída pelos estudantes que frequentam o ensino superior, dos dois Institutos. Aplica-se o instrumento WHOQOL-bref adaptado da OMS. O tratamento e análise dos dados será realizado com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial. Resultados: a relação entre os domínios físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente permitirá caraterizar a qualidade de vida dos estudantes. Conclusão: Com a avaliação do impacto da pandemia Covid-19, pretendemos desenvolver um programa on-line de promoção da qualidade de vida.
  • QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM TEMPOS DE COVID-19
    Publication . Rosa, Marta; Figueiredo, Maria do Carmo; Matos, Rui; Silva, Mário Ribeiro da; Gonzaga, Luis; Amendoeira, José
    Introdução A epidemia causada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2), cuja doença é designada por COVID 19, afetou os sistemas educacionais de todo o mundo, levando ao encerramento das instituições de ensino. Em Portugal, a partir de 12 de março 2020, foram suspensas as atividades presenciais, letivas e não letivas, como medida extraordinária e de caráter urgente de resposta à situação. As escolas são centros de atividade social e interação humana. Quando fecham, muitos jovens perdem o contato social, o que é essencial para a aprendizagem e para o desenvolvimento. Objetivos Avaliar o impacto da pandemia COVID 19 na Qualidade de vida dos estudantes de enfermagem do Instituto Politécnico de Santarém. Materiais e métodos Participaram no estudo, 183 estudantes de enfermagem, do 2º ao 4º ano, do curso de licenciatura, do Instituto Politécnico de Santarém. Estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional, visando descrever fenómenos e identificar e explorar possíveis relações entre as variáveis. Aplicou-se o instrumento WHOQOL-bref da World Health Organization. O tratamento e análise dos dados foi realizado com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial. Resultados A autoavaliação dos estudantes relativamente à satisfação com a sua saúde é superior à satisfação com a qualidade de vida. Dos domínios da qualidade de vida, o físico diferencia-se significativamente dos outros, e o do meio ambiente é significativamente superior ao psicológico e relações sociais. Conclusões Os resultados apontam para a necessidade de intervenção na promoção da Qualidade de Vida dos estudantes de enfermagem, com foco em fatores psicossociais, decorrente das condicionantes impostas no período de confinamento, pela pandemia COVID 19. Relevância para a Enfermagem e/ou Saúde Analisar a qualidade de vida dos estudantes de enfermagem é fundamental para compreender as suas condições de vida, os estilos de vida e necessidades, com vista ao desenvolvimento de ações de prevenção e promoção da saúde neste âmbito.