Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Marques dos Santos Martins, Maria Clara

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Exploração de situações aleatórias com jogos
    Publication . Branco, Neusa Cristina Vicente; Colaço, Susana; Martins, Maria Clara; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel; Garcia, Ana Paula; Bruno, Cátia
    Sendo as situações aleatórias um tema matemático que surge nos documentos curriculares portugueses e internacionais logo desde os primeiros anos do ensino básico, a sua introdução através de jogos apresenta um fator de motivação extra para os alunos. Além disso, permite abordar a probabilidade como uma medida, promovendo-se comparações. Neste artigo discute-se uma intervenção numa sala de aula do 4.º ano de escolaridade, utilizando um jogo, onde os alunos refletem sobre a probabilidade de ganhar de cada jogador. Observamos que a simulação e a discussão na implementação do jogo ajudam os alunos a fazer a ligação entre o modelo matemático e o contexto do jogo. Adicionalmente, o trabalho da professora é crucial tanto na organização de todos os dados da turma a fim de ajudar na colocação de inferências mais fundamentadas, como na sistematização em esquema que concede aos alunos mais argumentos na justificação da justiça do jogo.
  • Inovação no ensino da matemática e das ciências
    Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Clara Martins, Maria; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, Susana
    O Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências | 2019, realizado nos dias 15 e 16 de março de 2019, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, surgiu do trabalho que tem vindo a ser realizado pelos professores do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da instituição. Esse trabalho originou um projeto, designado CreativeLab_Sci&Math, centrado na inovação pedagógica em Matemática e Ciências na formação de educadores e professores em Matemática e Ciências. O projeto assenta num forte trabalho colaborativo e interdisciplinar entre os professores da Escola Superior de Educação, mas também com docentes de outras instituições de ensino superior e de jardins de infância e escolas. O encontro apresentou-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências.
  • CreativeLab_Sci&Math: open educational resources in teacher education
    Publication . Linhares, Elisabete; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Cavadas, Bento; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa
    To face the important challenges of today’s demanding and competitive digital society, multidisciplinary knowledge, new skills and competences are needed. These challenges necessarily imply the change of teaching practices and a strong commitment and support of teacher education throughout the innovation process. The CreativeLab_Sci&Math project was developed by teacher educators of the Department of Mathematic and Natural Sciences of the School of Education/Polytechnic Institute of Santarém and consists of involving future teachers in an innovative learning environment with a focus on integration of mathematics and science. In this project, inquiry and project-based learning interdisciplinary activities are carried out using digital technologies, which includes programming and robotics activities. The main goals of this project are to prepare teachers and future teachers to support innovation initiatives in schools, concerning mathematics and science. One way to achieve these goals involves producing Open Educational Resources and making them available on several online platforms, such as Casa das Ciências® and ERTE (Portuguese Ministry of Education). The produced resources have received national awards and resulted from the work developed by these educators in coteaching, their participation in European projects and their experience in mobility programs.