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  • Pessoa idosa e família no processo de institucionalização
    Publication . Rosa, Marta; Godinho, Celeste; Nogueira, Claudia; Redol, Claudia
    A Escola tem como pressuposto básico, na construção e desenvolvimento de todo o processo educativo, a abertura à comunidade envolvente, concretizada na cooperação com as Organizações de Saúde e no estabelecimento de protocolos de cooperação Inter Organizacional. Nesta linha de pensamento, fruto de um caminho desenvolvido há alguns anos com a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, surgiu a necessidade de desenvolvermos em parceria o presente projecto de investigação, cuja área temática se enquadra na problemática da pessoa idosa institucionalizada.
  • Articulação teórico-prática. Da concepção à operacionalização
    Publication . Rosa, Marta; Silva, Mário Ribeiro da
    Na orientação de estudantes de 1º Ciclo, 1º Ano, no âmbito do Programa de articulação teórico-prático, da Unidade Curricular Enfermagem I, procuramos mobilizar os conhecimentos da disciplina, tendo por base as dimensões que a constituem de forma integrada. Este programa de articulação teórico – prático, nesta unidade curricular Enfermagem I, no 1º ano ocorre nos dois blocos teóricos, aquando das temáticas:  «A relação interpessoal no cuidar em enfermagem»  «Avaliação da pessoa no desenvolvimento das actividades de vida» É importante referenciar que enquanto Escola de Saúde, preconizamos um modelo teórico de enfermagem que permite aos estudantes um quadro conceptual de referência, que os ajuda a estruturar o seu pensamento tendo em conta a avaliação da pessoa – Modelo de Vida Roper, Logan e Thierney, que está conceptualizado para a avaliação das capacidades da pessoa no desenvolvimento das suas actividades de vida. O que faz com que possamos mobilizar todas as dimensões de acordo com este modelo, assim como caminhar com o estudante para uma integração dos conhecimentos de forma responsável e congruente com a situação de cada pessoa, estimulando à pesquisa do conhecimento relacionado com aquilo que o estudante identifica enquanto foco de atenção de enfermagem, aquando da realização da avaliação inicial e de todo o processo de cuidados a implementar. Este processo permite desenvolver capacidades e habilidades no âmbito da avaliação inicial, planeamento, intervenção e avaliação da pessoa no desenvolvimento das actividades de vida, seguindo a metodologia do estudo de caso-análise, concretizando-se pela elaboração e apresentação de um trabalho de grupo subordinado ao tema «Desenvolvimento do processo de enfermagem numa situação real considerando o Modelo de Enfermagem Roper-Logan-Tierney
  • Para uma didactica da aprendizagem em cuidados continuados. Um contributo
    Publication . Rosa, Marta
    Este trabalho resulta de uma solicitação da titular Unidade Curricular de Opção Intervenção em Cuidados Continuados II, do 4º ano do Curso de Enfermagem – 1º ciclo, para participar na preparação da mesma, no que se refere aos conteúdos inerentes ao processo de desenvolvimento e actualização na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (adiante designada por RNCCI), interligado com um dos objectivos desta Unidade Curricular: Analisar as competências do enfermeiro nos diferentes contextos da RNCCI. Assim, de acordo com uma perspectiva de articulação teórico prática já iniciada aquando da Opção I no 3º ano, propomo-nos desenvolver uma metodologia de estudo de caso, que entendemos como uma estimulante estratégia de ensino aprendizagem, partindo de um dos contextos já contemplado como contexto de observação dos estudantes - Unidade de Média Duração e Reabilitação do distrito de Santarém, tendo como objectivo identificar a perspectiva dos enfermeiros face à necessidade de actualização de algumas práticas inerentes ao desenvolvimento do processo de cuidados numa unidade de média duração e reabilitação
  • Pratica Baseada na Evidência. Como aprendem os estudantes?
    Publication . Rosa, Marta; Godinho, Celeste
    Esta comunicação surgiu com o objectivo de apresentar segundo a metodologia da revisão sistemática da literatura evidência científica referente à forma como os processos educativos em enfermagem contribuem para a aprendizagem da prática baseada na evidência pelo estudante. O papel do professor num paradigma de Bolonha perspectiva-se como orientador dos processos de pesquisa, aprofundamento e reflexão visando o desenvolvimento global do estudante, na conciliação com os seus processos de construção pessoal, para a mobilização das competências necessárias ao trabalho autónomo e independente no desenvolvimento dos processos de cuidados com as pessoas. Nesta lógica e no que se refere aos processos de aprendizagem do estudante relativos às competências do enfermeiro de cuidados gerais, focalizados na perspectiva de desenvolvimento e actualização nos processos de cuidados, perspectivamos a necessidade de consciencializar o estudante de que o sentido do desenvolvimento de tais aprendizagens se relaciona com ele próprio enquanto futuro profissional e investigador.
  • Convivendo com a Demência: Relato de uma experiência de parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Santarém na formação de Cuidadores Informais
    Publication . Rosa, Marta; Godinho, Celeste
    O envelhecimento da população constitui um indicador socio-demografico de suma importância na nossa realidade, podendo-se constatar que em 2008 os indivíduos com 65 anos e mais representam cerca de 15,7% da população portuguesa. Conscientes de que falar de envelhecimento não remete obrigatoriamente para situações de doença/morbilidade, preocupam-nos todavia as alterações associadas, que tornam a pessoa idosa mais susceptível a condições patológicas agudas e crónicas. A idade constitui assim um dos principais factores de risco actualmente considerado para a predisposição das pessoas ao desenvolvimento de uma situação de demência. Integrado neste contexto, a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, a partir do diagnóstico de situação efectuado, tradutor das dificuldades dos cuidadores informais inerentes ao confronto com as alterações das capacidades cognitivas e de comportamento na interacção com a pessoa em processo de demência, solicitou a nossa participação num processo formativo com aqueles cuidadores, traduzindo-se assim o objectivo deste poster em: Partilhar uma experiência de formação com cuidadores informais de pessoas em situação de demência.
  • Família como unidade de intervenção de enfermagem: uma perspetiva de formação
    Publication . Rosa, Marta; Godinho, Celeste; Spínola, Ana; Gonçalves, Ilda; Barroso, Isabel
    Este poster tem a finalidade de partilhar a forma como desenvolvemos esta temática com os estudantes da formação inicial, procurando sistematizar a orientação teórica e conceptual que lhe subjaz. No desenvolvimento e selecção de conteúdos e estratégias são considerados: a forma como a Escola, enquanto instituição formativa, conceptualiza a formação dos estudantes no contexto nacional e internacional; o estadio de desenvolvimento dos estudantes, o contexto da organização de cuidados de saúde à família e o estádio de desenvolvimento da enfermagem de família em Portugal.