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- As conceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de crechePublication . Oliveira, Inês; Correia, MarisaA educação em Ciências desde os primeiros anos é hoje consensualmente defendida por especialistas da área, como forma de estimular e promover não só conhecimento nas crianças mas também o interesse por tudo o que as rodeia. Todavia, a exploração de temas científicos não tem tido o merecido destaque na creche. O presente estudo procurou assim identificar e caracterizar as conceções dos educadores de infância acerca da educação em ciências, em contexto de creche, e dar a conhecer os principais obstáculos com que estes profissionais de ensino se deparam quando implementam atividades de ciências. Para o efeito, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa recorrendo a um estudo de casos múltiplos. A técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista estruturada, realizada a cinco educadoras que exerciam funções em três instituições particulares do distrito de Santarém. Foi evidente a importância que as educadoras atribuem à realização de atividades de ciências nos primeiros anos. Contudo, os resultados desta pesquisa indicam que as educadoras realizam atividades pouco variadas, por não se sentirem confiantes na promoção de tarefas relacionadas com as ciências, o que remete para a falta de formação.
- Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadoresPublication . Cavadas, Bento; Correia, MarisaEste trabalho apresenta uma análise das conceções dos professores sobre Ambientes Educativos Tradicionais e Ambientes Educativos Inovadores. Neste estudo qualitativo de natureza interpretativa e exploratória, participaram 12 professores que frequentaram a unidade curricular Ambientes Educativos Inovadores de um mestrado. Foram analisadas as suas produções escritas sobre as características dos ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores. A análise de conteúdo permitiu identificar diferenças nas conceções dos professores sobre esses ambientes, tendo em conta o modo como percecionam o seu papel e o dos alunos, o conhecimento de conteúdo, a gestão das aprendizagens, os recursos educativos e a organização do espaço.