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- Abordagem STEAM no 1.º Ciclo: relato de uma experiênciaPublication . Victorino, Ana; Cerejeira, Bárbara; Marques, Nicole; Ferreira, Rita; Dias, Sara; Correia, Marisa; Martins, Maria ClaraEste trabalho relata uma experiência desenvolvida por estudantes do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica, no âmbito da articulação entre as Unidades Curriculares de Introdução à Didática do Estudo do Meio e Introdução à Di-dática da Matemática. A atividade “Como construir um periscópio?” integrou um conjunto de atividades que foram dinamizadas na Escola Superior de Edu-cação de Santarém, no dia em que se comemorou o Dia Nacional da Cultura Científica (23 de novembro de 2018), com uma turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A atividade dinamizada consistiu na construção de um periscópio e articulou conteúdos programáticos referentes às áreas curriculares de Estudo do Meio, Matemática, TIC e Expressões Artísticas, promovendo a interdisciplinaridade, através da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Ma-temática), e mobilizando, nas crianças, conceitos e competências diversas, con-sideradas essenciais no Sec. XXI, nomeadamente a criatividade, a autonomia, a colaboração, a reflexão, o pensamento crítico e a comunicação. Nesta atividade pretendeu-se, a partir da pesquisa de informação e através da construção de um periscópio, que as crianças mobilizassem de forma integra-da, conhecimentos relativos às aplicações do fenómeno da reflexão da luz, co-nhecimentos matemáticos relativos à medição e à classificação de ângulos, na construção de um objeto prático de forma autónoma. Para aferir conhecimen-tos foi elaborado um questionário com quatro questões, tendo-se verificado, na sua análise, que 91.7% dos alunos referiu que o fenómeno envolvido na passa-gem da luz é a reflexão e 100% dos alunos identificaram corretamente a incli-nação dos espelhos que permitia a funcionalidade do periscópio. Os resultados apontam, assim, que este tipo de abordagem promove a aprendi-zagem e o interesse das crianças, devendo, por isso, manter-se como uma apos-ta no futuro profissional estudantes.
- Impacto de uma sessão no 1.º Ciclo do Ensino Básico desperdício alimentar com recurso a um jogo onlinePublication . Correia, Marisa; Linhares, ElisabetePerante os desafios de uma sociedade em constante mudança, pautada pelos diversos avanços da ciência e da tecnologia, torna-se fundamental que a escola e os seus professores respondam de forma assertiva a todas estas demandas, tomando consciência do potencial que os recursos digitais podem ter no pro-cesso de ensino e de aprendizagem dos alunos. Um ensino centrado no aluno tendo por base o jogo online poderá contribuir para o seu envolvimento e des-pertar o seu interesse, refletindo-se nas suas aprendizagens. Partindo desse pressuposto, este estudo qualitativo procurou verificar qual o impacto de uma sessão de formação sobre desperdício alimentar com recurso a um jogo online em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, em cada turma, a ses-são envolveu um primeiro momento de apresentação e discussão do tema se-guido da exploração de um jogo online intitulado “A família Consciência vai às compras” em grupos de alunos. O jogo foi concebido pelo Centro de Com-petência TIC de Santarém tendo por base os materiais pedagógicos desenvol-vidos pela equipa do projeto sensibilizar para o desperdício alimentar. No final do jogo, além da discussão promovida em torno da problemática, cada aluno respondeu a um questionário online para se aceder às suas perceções sobre a sessão. A professora titular de cada turma participante foi igualmente convi-dada a responder a um questionário online para avaliar a sessão. Participa-ram um total de 93 alunos e 4 professoras. Os dados obtidos permitiram verifi-car o jogo online promoveu a motivação e o interesse dos alunos ao longo de toda a intervenção. As docentes consideraram que o jogo digital envolveu os alunos por se tratar de um jogo interativo com uma linguagem acessível. Os jogos online poderão favorecer o processo de ensino-aprendizagem se devida-mente contextualizados e explorados em sala de aula.
- De onde vem a água da chuva? uma abordagem interdisciplinar sobre o ciclo da águaPublication . Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, ClaraEsta sequência didática centra-se na abordagem do ciclo da água e é dirigida a alunos do 4.º ano de escolaridade. O guião didático inclui um guião com indicações para professores e materiais para utilização em sala de aula.
- Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professoresPublication . Martins, Clara; Correia, MarisaA formação inicial de professores e educadores do século XXI deve contemplar abordagens pedagógicas inovadoras, numa perspetiva cada vez mais interdis-ciplinar e promotora do desenvolvimento de áreas STEM (Science, Technolo-gy, Engineering and Mathematics). Nesta comunicação analisamos as perspetivas de futuros professores sobre a implementação de atividades STEM após a realização de duas atividades no âmbito de unidades curriculares da licenciatura em educação básica e após a planificação e dinamização de atividades para/com crianças do 1.º ciclo. Este estudo segue um paradigma interpretativo, com uma abordagem qualitati-va. Os dados foram recolhidos a partir da análise documental das produções dos estudantes, da observação de aulas durante a realização de atividades STEM e implementação de atividades desenvolvidas pelos estudantes e uma entrevista de grupo focado. Os resultados sugerem que os futuros professores estão sensibilizados para a importância de promover de forma articulada aprendizagens no âmbito de diferentes áreas, são capazes de refletir sobre as condições favoráveis à prática do professor, mas também reconhecem constrangimentos e referem dificulda-des que têm subjacente o seu próprio conhecimento pedagógico e científico.
- Reduzir o desperdício alimentar: aprender e sensibilizar através de um jogo onlinePublication . Linhares, Elisabete; Correia, MarisaO desperdício alimentar é hoje reconhecido como um dos principais problemas ambientais da sociedade consumista em que vivemos. Por este motivo, diversos esforços têm sido realizados, a nível nacional e internacional, para sensibilizar a população através de campanhas e da integração do tema em projetos escolares. As instituições de ensino superior formadoras de professores têm um papel fundamental no combate ao desperdício alimentar, que passa por dinamizar ações de sensibilização e conceber recursos pedagógicos de apoio aos professores. Aqui se relata o impacto de uma experiência de formação sobre o desperdício alimentar com recurso a um jogo online no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados obtidos a partir de um questionário, aplicado a 93 alunos e quatro professoras, permitiram verificar que o jogo online promoveu a motivação e o interesse dos alunos, o que reforça a continuidade da aposta neste tipo de recursos no campo da educação ambiental.
- Os meus itineráriosPublication . Camacho, George; Clara Martins, Maria; Correia, MarisaEsta proposta apresenta uma abordagem integradora das STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics) com as Ciências Sociais (História e Geografia). A atividade envolve conteúdos da Matemática, das Ciências Físico-Naturais e das Ciências Sociais; o uso das tecnologias digitais; e a resolução de desafios reais.