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Antunes de Oliveira, Sandra Cristina

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  • Revisão da literatura sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior sobre o desenvolvimento sustentável
    Publication . Leal, Susana; Oliveira, Sandra; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Barradas, Luis CS; Nascimento, João
    As Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel a desempenhar na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) uma vez que podem promover a sensibilização, a compreensão e a ação em prol do Desenvolvimento Sustentável (DS) e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As IES contribuem para provocar mudanças e transformações na sociedade, promovendo políticas, estratégias e métodos que permitam a construção de um mundo mais sustentável. Identificar os conhecimentos a adquirir e as atitudes e os comportamentos a desenvolver, pelos estudantes do Ensino Superior no âmbito do DS, é um desafio que merece ser prosseguido. Os estudantes das IES devem estar conscientes dos ODS e da forma como podem contribuir para a sua prossecução, não só enquanto estudantes, mas também como futuros profissionais e decisores em diferentes áreas (Bello et al., 2020; Leal Filho et al., 2019). O objetivo desta revisão da literatura é identificar os estudos existentes que abordam os conhecimentos, as atitudes e os comportamentos dos estudantes do ensino superior em relação ao DS e/ou aos ODS e sintetizar os seus principais resultados. Vários estudos têm-se centrado em fatores diretamente relacionados com os estudantes do ensino superior, contribuindo para medir os seus conhecimentos, atitudes e comportamentos em relação ao DS: (i) Borges (2019) mostrou que havia conhecimentos e atitudes muito favoráveis em relação ao DS entre estudantes do ensino superior, porém os comportamentos foram menos favoráveis; (ii) Balakrishnan et al. (2020) verificaram que os inquiridos tinham perceções e atitudes positivas em relação a todas as dimensões da sustentabilidade - ambiental, económica e social; (iii) Eagle et al. (2015) revelaram com o seu estudo que os estudantes mostram uma tendência para considerar que as questões fundamentais estão fora do seu controlo pessoal e acreditam que as soluções têm de ser encontradas por outros; (iv) em Al-Naqbi e lshannag (2018) os estudantes demonstraram uma elevada compreensão, atitudes positivas muito fortes e comportamentos moderadamente positivos em relação à EDS e ao ambiente; (v) os resultados de Zamora-Polo et al. (2019) mostram que o conhecimento dos ODS é baixo; foram encontradas diferenças significativas entre as pontuações obtidas nas implicações profissionais e pessoais dos ODS; (vi) segundo Leiva-Brondo et al. (2022) muitos estudantes afirmam estar cientes dos ODS, mas a maioria não tem uma compreensão completa destes 17 objetivos e da sua implementação atual, apesar de acreditarem que os ODS são importantes na sua vida quotidiana; (vii) Afroz e Ilham (2020) mostraram que os inquiridos têm um elevado conhecimento e uma atitude positiva em relação aos ODS. Neste trabalho, após a sistematização das principais conclusões dos estudos selecionados, apresenta-se algumas lacunas existentes na investigação, bem como orientações para estudos futuros.
  • Projeto TIME2ACT@SD – time to act through sustainable experiences for higher education students
    Publication . Leal, Susana; Oliveira, Sandra; Nascimento, João; Barradas, Luis CS; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Gonçalves, Catarina; Piki, Andriani; Flouraki, Katerina; Gelfgren, Veronica; Mongelli, Tito Livio; Güzel, Alper
    A Agenda 2030 das Nações Unidas definiu 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados a vários os níveis: internacional, nacional, regional e local CCS2023 – 5ª Conferência Campus Sustentável 190 (United Nations, 2015). A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) tem um papel importante na concretização dos 17 ODS (UNESCO, 2017). Pretende-se apresentar as metas e os objetivos do projeto Erasmus+ TIME2ACT@SD, enquanto contributo para a EDS no contexto do ensino superior europeu (Time2Act@SD, 2023). O TIME2ACT@SD tem como objetivo atuar nos ambientes de aprendizagem, apoiando professores e estudantes do ensino superior na melhoria ao nível dos conhecimentos, das competências e das atitudes no domínio da EDS e dos ODS, independentemente da área de formação e dos currículos dos estudantes. O projeto adota uma abordagem holística, incluindo a sustentabilidade ambiental, social e económica, envolvendo Instituições de Ensino Superior (IES) de Portugal, Bélgica, Chipre e Turquia. Os estudantes e professores das IES serão envolvidos no desenvolvimento de todo o projeto, desde a fase de diagnóstico de necessidades até ao teste dos outputs. Este é, aliás, um dos elementos inovadores do projeto, assim como a garantia de maior adesão e impacto do projeto. O TIME2ACT@SD procura produzir recursos educativos abertos e promover iniciativas para colmatar a falta de conhecimentos e competências, bem como mudar atitudes em relação ao Desenvolvimento Sustentável (DS), dos jovens que frequentam o ensino superior. Através de práticas inovadoras de formação e educação (recorrendo a MOOC e estratégias de gamificação) e de metodologias ativas (workshops e bootcamps, enquanto atividades de carácter experimental), o projeto pretende promover a literacia do grupo-alvo no domínio do DS/ODS, bem como alterações comportamentais no que respeita a preferências individuais, sensibilização para o DS, hábitos de consumo e estilos de vida. Os outputs do projeto serão desenvolvidos para promover os três níveis de aquisição de competências de sustentabilidade: conhecimento (aprendizagem conceptual), saber-fazer (competências práticas) e fazer (ligado à demonstração em ação e à sua transferibilidade para situações da vida real).