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- Da autonomia da escola ao sucesso educativo, obstáculos e soluçõesPublication . Formosinho Sanches Simões, João Manuel; Machado, Joaquim; Simões, Graça; Ferreira, Henrique; Pinhal, João; Dias, Paulo Coelho; Bento, António V.; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Sousa, Jesus Maria; Seabra, Teresa; Marques, Ramiro; Cardona, Maria JoãoEsta nova publicação que a ESE tem vindo a realizar em parceria com Editora Cosmos pretende refletir questões sobre as implicações da autonomia da escola nos resultados dos seus alunos e alunas, quais os obstáculos e aspectos positivos que se refletem no sucesso educativo. Resumindo um conjuntos de textos, na sua maioria organizados na sequência de seminários que integraram a primeira edição de Mestrado de Administração Educacional da ESE, este livro tem o privilégio de juntar uma diversidade de autores e pontos de vistas.
- Concepções educativas e percursos escolares numa escola que procura promover a igualdade de oportunidades para todo/asPublication . Cardona, Maria JoãoO papel da escola na promoção de uma maior igualdade de oportunidades e participação é parte integrante do atual discurso político e pedagógico. Mas na prática observa- se que estas ideias ainda estão longe de corresponder à realidade. E estas diferenças observam- se a vários níveis, começando pela forma como se processa o acesso ao sistema educativo, passando pela diversidade do funcionamento que continua a caracterizar a rede institucional.
- A importância da formação para o desenvolvimento qualitativo das escolas: exemplo de um projeto que está a ser desenvolvido em S. Tomé e PríncipePublication . Cardona, Maria João; Piscalho, IsabelCom o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, desde 2013, uma equipa de consultores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém está a participar num projeto que visa o apoio à organização do sistema de formação inicial e contínua de docentes (Projeto Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico) na República Democrática de São Tomé e Príncipe. Este projeto surge na sequência da colaboração anterior de uma equipa da ESE de Santarém num projeto que visou a reforma do ensino básico e a construção de manuais (da 1ª à 6ª classe) neste país. Nesta comunicação após uma contextualização da realidade educativa de São Tomé e Príncipe, serão apresentados os objetivos e metodologias das várias áreas de intervenção deste projeto.