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  • Um estudo sobre a educação de infância no distrito de Santarém
    Publication . Cardona, Maria João; Alves, Maria Madalena; Luís, Helena; Costa, Fernando; Gonçalves Camacho, António George; Pereira, Idalina; Hamido, Gracinda; Rodrigues, Isabel
    Projeto de caracterização da Educação Pré-Escolar no distrito de Santarém - PROCEP
  • A narrativa na promoção da igualdade de género: contributos para a educação pré- escolar
    Publication . Da Silva, Ana; Araújo, Dina; Luís, Helena; Rodrigues, Isabel; Escourido, Sofia; Rosário, Manuela; Cardona, Maria João; Campiche, Pedro e Jean; Tavares, Teresa-Claudia
    O papel e desenvolvimento da educação pré-escolar esteve intima- mente ligado a evolução do papel social das mulheres e a sua entrada no mundo do trabalho, mas a sua importância não pode ser entendida apenas como resposta a essa ou outras necessidades sociais. 0 seu potencial educativo foi sendo gradualmente reconhecido sendo a frequência de instituições de educação pré-escolar valorizada pela sua importância no desenvolvimento da criança e pela relevância do seu papel na sua futura integração escolar e na sua formação para a cidadania.
  • Um estudo sobre educação de infância no distrito de Santarém
    Publication . Cardona, Maria João; Alves, Maria Madalena; Luís, Helena; Costa, Fernando; Gonçalves Camacho, António George; Pereira, Idalina; Hamido, Gracinda; Rodrigues, Isabel
    Em Portugal a educação das crianças antes da sua entrada para o ensino obrigatório sempre ocupou um lugar muito específico e diferenciado em relação aos outros níveis de ensino. Tendo evoluído sem obedecer a uma política educativa previamente definida, a educação de infância tem- se caracterizado por uma grande heterogeneidade, tanto em relação à rede institucional como em relação à formação de educadores.
  • A participação da ESE no projeto europeu TODDLER - por oportunidades para crianças desfavorecidas e com necessidades educativas especiais durante os primeiros anos de vida.
    Publication . Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Luís, Helena; Tavares, Teresa Claúdia
    Entre 2010 e 2013 uma equipa da ESE de Santarém integrou o Projeto TODDLER, coordenado pela Universidade Stavanger (Noruega), e no qual participam instituições do ensino superior de mais 6 países: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Reino Unido e Roménia. Com uma duração de 3 anos, este projeto, financiado através de um dos Programas Comenius, foi concebido com base nas recomendações do estudo da Eurydice (2009).3 Apesar do reconhecimento da relevância da qualidade da resposta educativa para as crianças com menos de 3 anos, em muitos países, como em Portugal, esta resposta continua a ser alvo de várias indefinições. Com este Projeto, entre outros aspetos, está prevista a caracterização da realidade dos países intervenientes e a organização de materiais para a formação de profissionais que trabalham com este grupo etário. O trabalho realizado pela equipa da ESE, para além da caracterização da realidade portuguesa, teve como principal finalidade o estudo do envolvimento parental, auscultando as famílias e pesquisando projetos e exemplos de práticas em Portugal e nos vários países parceiros do projeto. Nesta comunicação apresentamos uma síntese dos fundamentos e descrição do trabalho feito e as implicações deste projeto a nível da formação. Destacamos um guião construído no final do Projeto para ser usado tanto a nível da formação inicial como contínua.