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- A importância da matemática na inovação das ciências agráriasPublication . Neres, Rita; Charana, Ana; Adaixo, Manuel; Ferreira, Albertina; Coelho, Rosa; Paulo, Ana; Grifo, AnabelaConhece-se a interdisciplinaridade entre a matemática e outras áreas da ciência. As ciências agrárias utilizam a matemática para se desenvolverem e os estudos agronómicos e biológicos promovem avanços na matemática. Esta simbiose tem ajudado a propulsionar diferentes áreas do conhecimento, nomeadamente na física, biologia e computação. Este trabalho tem como principal objetivo estimular a visão da matemática de forma a haver consciência da sua importância no desenvolvimento e ampliação de conhecimentos. Uma instituição ligada ao ensino agrário deve valorizar a matemática. Para além do conhecimento que proporciona, é essencial na formação e educação, pois contribui para o desenvolvimento das habilidades analíticas e de resolução de problemas, cria a base para o pensamento estruturado, melhora as capacidades necessárias para chegar a conclusões lógicas, desenvolve a resiliência e resistência por treinar a tentativa e erro, entre outros. A matemática está nos fundamentos de muitas técnicas e metodologias e é com o estudo das bases que estruturam o conhecimento que se pode inovar e ser criativo. Estamos perante a exigência de desenvolver a agricultura com métodos inovadores, baseados na agricultura de precisão e inteligência artificial. Para ser mais do que excelentes executores de cópias, é preciso promover o interesse na academia pelas ciências matemáticas. Só assim se consegue que a inovação aconteça e seja efetiva, o que já é reconhecido por empresas agrícolas e tecnológicas.
- Ensino Superior: adaptação e recursos em tempo de pandemiaPublication . Ferreira, Albertina; Santos Coelho, Rosa; Grifo, AnabelaA pandemia de COVID-19 determinou alterações significativas nas rotinas das famílias, designadamente, a necessidade de uma adaptação radical e súbita na educação, em todos os níveis de ensino. Docentes e estudantes viram-se impedidos de manter as suas rotinas, interiorizadas durante os anos anteriores. Nesse sentido, houve a necessidade de promover a transição, praticamente instantânea, de um ensino totalmente presencial para um ensino totalmente a distância, com os inerentes constrangimentos. O trabalho que se apresenta pretende: a) mostrar algumas das adaptações realizadas em unidades curriculares de cursos da Escola Superior Agrária de Santarém; b) analisar o impacto, no sucesso escolar dos estudantes, com a adaptação do ensino às plataformas digitais. A análise dos resultados permite destacar algumas das experiências adquiridas durante o período a que o estudo reporta e mostrar não haver diferenças significativas entre o desempenho dos estudantes no ensino presencial e o desempenho dos estudantes no ensino a distância.