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  • Learning to cycle: is velocity a control parameter for children’s cycle patterns on the balance bike?
    Publication . Mercê, Cristiana; Cordovil, R.; Catela, David; Galdino, Flávia; Bernardino, Mafalda; Altenburg, Mirjam; António, Gonçalo; Brígida, Nancy; Branco, Marco A. C.
    The balance bike (BB) has been pointed out as being the most efficient learning bicycle due to its inherent stimulation of balance. However, the process of acquiring the control of balance on the BB has not been explored. This study aimed to: (i) categorize the cycle patterns of children on the BB, (ii) compare the cycle patterns in different stages of learning (before and after six sessions of a BB practice program), and (iii) verify whether velocity is a control parameter leading to transitions between different cycle patterns on a BB. The data were collected during the Learning to Cycle program from 12 children aged 6.06 ± 1.25 years. The velocity was measured using an inertial sensor. Seven different movement patterns were captured and categorized through video analysis. After practice, there was an increase in the mean number of different patterns and in the global mean and maximum velocity. These were interpreted as an improvement of the motor competence in the use of the BB. The results obtained support the hypothesis that velocity is a control parameter which leads to the emergence of diverse patterns of behavior. As the speed increased, the amount of foot contact with the ground became less frequent and the locomotor modes that imply that longer flight phases began to emerge.
  • Learning to cycle: why is the balance bike more efficient than the bicycle with training wheels?
    Publication . Mercê, Cristiana; Davids, Keith; Cordovil, R.; Catela, David; Branco, Marco A. C.
    Recent research indicates that the balance bike (BB) is most efficient to learn to cycle than the bicycle with lateral training wheels (BTW), but reasons for this are still unknown. This study aimed to investigate the cause of the BB's higher learning efficiency by analysing the variability of the children and the bicycles when learning, during the “Learning to Cycle” program. Participants were 23 children (6±1,2 years), divided into two training groups: BB (N=12) and BTW (N=11). Angular velocity data were obtained from inertial sensors (IMU) placed on the child and on the bicycle. Data while cycling was collected at three moments: i) before the program with the group’s training bicycle (O1), ii) after six sessions with the same bicycle (O2), and iii), two months after the program, using a traditional bicycle (O3). Variability was assessed using the largest Lyapunov exponent. Results showed that the BB provided greater postural variability than the BTW during learning (O1 and O2), potentially leading to more adaptive responses when transitioning to the traditional bicycle (O3).
  • Aprender a ciclar em 5 horas? Resultados de 2 intervenções
    Publication . Bernardino, Mafalda; Branco, Marco A. C.; Catela, David; Cordovil, R.; Mercê, Cristiana
    Capacitar as nossas crianças a ciclar é capacitá-las para uma vida mais saudável, mais plena e mais responsável. A utilização da bicicleta com rodas laterais de treino (BRL) é a abordagem mais comum para aprender a ciclar, no entanto a literatura sugere-a como contraproducente. O presente estudo implementou o programa Learning to Cycle com os objetivos de: i) promover a aquisição de ciclar, e ii) investigar e comparar a utilização da bicicleta de equilíbrio (BE) e BRL durante esta aquisição. Participaram 51 crianças (M=5,82±0,94 anos) do pré-escolar e 1ºCEB, que não sabiam ciclar previamente, divididas por 2 grupos. Um grupo explorou a BE e outro a BRL durante 6 sessões, seguindo-se mais 4 sessões com a bicicleta convencional (BC). A avaliação do ciclar independente foi considerada como a capacidade de realizar, sequencialmente e sem ajuda, os seguintes marcos de ciclar: iniciar, equilibrar e travar. Foi registado o número de sessões com a BC que cada criança necessitou para adquirir cada marco de ciclar e o ciclar independente. O programa revelou 88,24% de sucesso para a aquisição de ciclar independente, 100% na BE e 76,92% na BRL. As crianças do grupo da BE adquiriram significativamente mais rápido os marcos de iniciar, equilibrar e travar, bem como o ciclar independente. Os resultados evidenciam que a intervenção para adquirir o ciclar pode ser aplicada com sucesso a partir do pré-escolar, e que a BE é uma bicicleta de aprendizagem mais eficiente que a BRL.
  • Aprender a andar de bicicleta: padrões de locomoção na bicicleta de equílibrio, composição corporal e competência motora
    Publication . Mercê, Cristiana; Branco, Marco A. C.; Catela, David; Cordovil, Rita
    A bicicleta de equilíbrio (BE) é utilizada na aprendizagem de andar de bicicleta, priorizando o equilíbrio desde o início da aprendizagem. Objetivos: i) observar e categorizar o comportamento de crianças na BE; ii) verificar associação entre tempo da tarefa e comportamentos realizados, com competência motora (CM) e composição corporal (CC). Métodos: amostra de 35 crianças, 3-5 anos (4,72±,77), 10 ensaios de 10 metros cada, com a BE. Medição do percentil de CM com a bateria MCA. Análise qualitativa de vídeo dos 1º e 10º ensaios. Resultados: identificados 7 padrões de comportamento distintos na BE: andar, correr, andar a pé cochinho, saltar, trotar, planar e outros. Ocorreu uma diminuição significativa do tempo total do 1º para o 10º ensaios (p=.032); sem aumento do número de padrões. Nos 1º e 10º ensaios, há associação negativa da idade com tempo de execução e positiva com número de padrões. A CM revelou uma associação negativa com tempo de execução e positiva com número de padrões. Não houve associações com a CC. Discussão: as crianças detetaram e exploraram affordances diversas com a BE. Idade e CM influenciaram o comportamento motor das crianças com a BE, quanto maior a idade e melhor a CM, maior a velocidade e número de padrões experienciados.
  • Aprender a ciclar: bicicleta de equilíbrio ou com rodas de treino? Resultados de uma intervenção de 2 semanas
    Publication . Mercê, Cristiana; Davids, Keith; Catela, David; Branco, Marco A. C.; Correia, Vanda; Cordovil, R.
    O presente estudo visou investigar se aprender a andar de bicicleta (ciclar) na infância pode ser moldado pelo constrangimento da tarefa relativo ao tipo de bicicleta de aprendizagem, i.e., bicicleta de equilíbrio (BE) e com rodas laterais (BRL). Participaram no programa Learning to Cycle 25 crianças (entre 3-7 anos, M=6,08±1,19 anos) que não sabiam ciclar previamente, divididas em 2 grupos. Um grupo treinou com a BE e o outro com a BRL. A aquisição do ciclar autónomo foi avaliada com base em marcos de ciclar: (i) iniciar, (ii) pedalar em equilíbrio por pelo menos 10 metros consecutivos e (iii) travar. Para adquirir o ciclar autónomo o participante teria de atingir todos os marcos sem ajuda. Após 6 sessões de treino as crianças transitaram para a bicicleta tradicional, registando-se o número de dias que cada criança necessitou para adquirir cada marco. O programa teve uma taxa de sucesso de 88% para a aquisição do ciclar autónomo, com 100% no grupo da BE e 75% no da BRL. Os participantes da BE adquiriram todos os marcos, bem como o ciclar autónomo, mais rapidamente do que os da BRL. O número de dias necessários para o pedalar em equilíbrio foi associado positivamente ao índice de massa corporal. Não foi encontrada qualquer correlação com a competência motora. O programa Learning to Cycle foi eficaz na aprendizagem de ciclar para crianças a partir dos 3 anos de idade. O uso da BE em detrimento da BRL parece conduzir a uma aprendizagem mais eficaz e eficiente do ciclar autónomo.