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- Gramática e manuais escolares – que avaliação?Publication . Teixeira, Madalena; Lopes, Sandra; Gorgulho, Ana RitaEsta comunicação é sobre a transposição didática dos conteúdos gramaticais para os manuais escolares, no 1.ºCiclo, em Portugal, sendo o nosso ponto de partida aferir em que medida os manuais escolares estão de acordo com as Metas Curriculares de Português (2012). É nosso entendimento que o conhecimento gramatical assume particular relevo na vida de um qualquer cidadão, na medida em que potencia o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos linguísticos que culminam no aprofundamento da competência comunicativa já existente em cada sujeito falante. Neste contexto, o manual escolar funciona, assim, como "... o primeiro recurso educativo que, numa sociedade com o ideal de disponibilizar o acesso a uma educação de qualidade para todos, está acessível a todos os alunos, independentemente do seu estatuto cultural, socioeconómico ou da região em que vivem" (Rego et al.2010, 2). Cientes da recente homologação do documento Metas Curriculares de Português em 2012 e da obrigatória atualização dos manuais escolares já avaliados e certificados (Despacho nº 95-A/2013), o que justifica per si um conhecimento aprofundado acerca desta temática, concebemos os seguintes objetivos para desenvolvimento deste estudo: i) analisar as Metas Curriculares de Português, no que se refere à gramática; ii) analisar a coleção de manuais de Português do 1.º e 2.º ano do 1.º Ciclo mais adotada no distrito de Santarém, em Portugal; iii) verificar a correlação entre os manuais de português analisados e as Metas Curriculares (2012). A metodologia utilizada para o efeito é de natureza qualitativa, baseando-se no estudo de caso (Yin, 2010), uma vez que pretendemos compreender e conhecer detalhadamente a situação particular de uma coleção de manuais escolares. O estudo encontra-se em fase de desenvolvimento. No entanto, os resultados apontam para a ausência de articulação entre as Metas Curriculares (MCP 2012) e os manuais escolares analisados.
- Escrita e gramática – que relação?Publication . Teixeira, Madalena; Gorgulho, Ana Rita; Lopes, SandraEsta comunicação versa sobre a relação entre a Gramática e a Escrita, sendo nossa intenção apresentar uma proposta de trabalho para desenvolver a aprendizagem dos dois domínios de forma articulada, com particular enfoque no uso da vírgula. Cientes da importância conferida à aprendizagem dos domínios da Gramática e da Escrita pelos documentos norteadores do ensino de português, em Portugal (ME/DGIDC, 2009; MEC, 2012), concebemos os seguintes objetivos para este estudo: i) analisar as Metas Curriculares de Português (2012) e o Programa de Português para o Ensino Básico (2009), no que refere ao ensino da escrita e da gramática; ii) evidenciar, através de uma revisão de literatura, a relação existente entre os dois domínios; iii) propor o laboratório gramatical como metodologia para o ensino-aprendizagem articulado da gramática e da escrita; iv) analisar os resultados da aplicação do laboratório gramatical. A metodologia utilizada para o efeito é de natureza qualitativa, decorrendo esta investigação na própria prática, uma vez que os resultados apresentados resultam da prática letiva. O estudo ainda se encontra em fase de desenvolvimento. Contudo, os resultados já apontam para uma melhoria das aprendizagens no domínio da escrita quando trabalhada de forma articulada com os conteúdos gramaticais.