Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NA FAMÍLIA RIBATEJO, SEGUNDO O MODELO DINÂMICO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FAMILIAR (MDAIF) (2012)
    Publication . Caseiro, M. Inês; Varanda, Isabel; Santos, Irene; Luz, Elisabete
    Introdução: No âmbito da Unidade Curricular Estágio VII – Enfermagem de Saúde Familiar e Comunitária, como objetivo do mesmo, existiu o aprofundamento e intervenção de enfermagem numa família selecionada, com base no MDAIF. Objetivos: Avaliação da família Ribatejo na dimensão estrutural, de desenvolvimento e funcional, com o intuito de sustentar diagnósticos de enfermagem para posterior intervenção familiar, que resulte em empoderamento familiar. Metodologia: Estudo de Caso, com os participantes da Família Ribatejo (Sr. José Jorge, genro da D. Lúcia) e a cuidadora formal. Os dados foram colhidos, através do Guião de Colheita de dados adaptado MDAIF, numa entrevista aos participantes numa visita domiciliária à residência desta família, na qual também estava presente a enfermeira cooperante. Posteriormente, os dados foram analisados, e como método expositivo da avaliação familiar e da intervenção de enfermagem, elaborei um PowerPoint para apresentação à professora orientadora do estágio. Resultados e Discussão: Concluiu-se que a filha da D. Lúcia não desempenha o seu papel familiar (esposa e filha) devido a uma depressão presente. A fim de potenciar a independência da D. Lúcia, e evitar um potencial stress de prestador de cuidados ao genro, realizou-se o pedido de entrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), para um programa de reabilitação com as enfermeiras especialistas da Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI), para ganho em saúde para a D. Lúcia mas também a manutenção da funcionalidade familiar. Conclusões: O MDAIF foi uma base teórica-conceptual que permitiu uma incisiva identificação das reais necessidades de cuidados de enfermagem nesta família, e de guia para uma intervenção familiar objetiva e com capacidade de potenciar as forças internas desta família.
  • SOBRECARGA DO CUIDADOR FAMILIAR: ESTUDO DE CASO À LUZ DO MODELO DINÂMICO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FAMILIAR
    Publication . Anacleto, Catarina; Seriz, Carmén; Luz, Elisabete; Godinho, Celeste
    Introdução O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) de Figueiredo (2012) é um referencial teórico e operativo que pretende dar resposta à necessidade de avaliação sistémica da família, efetivando os cuidados de enfermagem centrados na família. O papel de prestador de cuidados é definido como o padrão estabelecido na família que visa dar apoio a um dos seus membros que se encontra dependente no autocuidado, por razões que emergem da situação de doença (Figueiredo, 2012). Apesar de essencial, o desempenho deste papel é desgastante, acarretando progressivamente um aumento da sobrecarga, que expõe o cuidador a fatores de stress em diferentes domínios, tanto físico como emocional (Melo, Rua e Santos, 2014). Objetivos Avaliar a família segundo o MDAIF; identificar as necessidades de intervenção em cada dimensão e estabelecer planos de intervenção. Metodologia A metodologia utilizada foi o estudo de caso, tendo como referencial teórico o MDAIF. O estudo centrou-se no processo de avaliação e intervenção familiar com uma familia em contexto domiciliário, no âmbito de uma Unidade de Saúde Familiar em Lisboa, tendo sido realizadas entrevistas para colheita de dados e aplicados instrumentos de avaliação familiar: Genograma, Ecomapa, Escala de Graffar adaptada, FACES II e APGAR Familiar de Smilkstein. Resultados e Discussão Trata-se de uma família com disfunção acentuada (APGAR, 2), de classe alta (Graffar, 9), composta pelo casal “Família com filhos adultos”, (Relvas, 1996), com idades compreendidas entre os 70 e 72 anos. Vivem sozinhos, insatisfeitos com a relação que mantêm com o filho e os netos. Identificamos os diagnósticos de enfermagem a necessitar de intervenção: satisfação conjugal não mantida; processo familiar disfuncional e saturação de papel (Figueiredo, 2012). Conclusões Este estudo possibilitou a identificação das necessidades da família, visando intervenções promotoras de mudança. Verificámos a efetividade das intervenções implementadas no âmbito do Papel de Prestador de Cuidados no que concerne à saturação de papel. A utilização do MDAIF permitiu orientar e sistematizar os cuidados de enfermagem com a família, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.