Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Valério, Elsa de Jesus Centeio

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Apoio à decisão para a proteção integrada no combate a Tuta absoluta em tomate hortoindustrial
    Publication . Valério, Elsa; Godinho, Maria; Nunes, A.P.; Silva, E.B.; Figueiredo, E.; Sousa, A.; Silva, J.R.
    A traça-do-tomateiro é atualmente uma praga-chave do tomate para indústria, na região do Ribatejo. A sua presença foi detectada em 2010, tendo causado prejuízos significativos na campanha de 2011. O objetivo deste projeto é criar ferramentas para a tomada de decisão no âmbito da proteção desta cultura contra esta praga. Durante o ano de 2013, procedeu-se à monitorização semanal de adultos de T. absoluta com recurso a armadilhas com feromona sexual, e à observação visual em 25 a 50 plantas, de acordo com o estado fenológico da cultura. O material entomológico foram analisadas, posteriormente, em laboratório para deteção de parasitismo. Além de avaliar a intensidade de ataque, identificaram-se fatores de risco prévio, para construção de mapas de risco de apoio à tomada de decisão para a limitação da praga como culturas vizinhas e respetivas datas de colheita. Os dados preliminares não apresentaram uma correlação entre o número de machos adultos capturados e o número de larvas presentes na cultura, pelo que a estimativa de risco baseada apenas na contagem de machos adultos não parece ser suficiente para a tomada de decisão. Verificaram-se dificuldades no combate à praga devido a razões de ordem estrutural (e.g. posse da terra, hospedeiros alternativos na vizinhança) e a lacunas no conhecimento da sua bioecologia.
  • Comparação entre dispositivos de captura em massa para a monitorização de Drosophila suzukii (Matsumura) na cultura do mirtilo
    Publication . Cândido, C.; Alexandre, P.; Valério, Elsa; Godinho, Maria; Figueiredo, E.
    O mirtilo é uma cultura emergente em Portugal, com exportações maioritariamente para os países da Europa do Norte. Este mercado apresenta elevada exigência em questões de qualidade e tem preferência por produções em modo de Produção Integrada ou em modo de produção biológico. Assim, para combater os inimigos da cultura é fundamental possuir as ferramentas que nos possibilitem obter a correta estimativa do risco e meios de eficazes, principalmente no que diz respeito a pragas-chave com elevado grau de polifagia, nos pequenos frutos, como é o caso de Drosophila suzukii ou drosófila-da-asa-manchada, como é conhecida em Portugal. O presente trabalho tem como objetivo estudar a atração da D. suzukii a diferentes armadilhas alimentares, e selecionar o melhor dispositivo a utilizar na monitorização e captura em massa desta praga. O ensaio decorreu entre 6 de junho a 21 de julho de 2020, na cultura do mirtilo em Pontével. Utilizaram-se duas armadilhas artesanais, a Lasa e uma garrafa PET, e duas armadilhas comerciais, a DROSO-TRAP® da Biobest e a DROSOSAN TRAP® da Koppert. O isco utilizado, igual para todas as armadilhas, foi vinagre da empresa Mendes Gonçalves e Filhos Lda., diferindo o volume usado em função do dispositivo. A armadilha DROSO-TRAP® da Biobest foi a mais eficaz. O número de capturas máximo foi obtido no início do ensaio. Verificou-se um elevado número de capturas de coleópteros da família Nitidulidae.
  • Novas ferramentas de apoio na limitação da praga Tuta absoluta na cultura de tomate para indústria
    Publication . Valério, E.; Nunes, A. P.; Godinho, Maria; Figueiredo, E.; Silva, J. R.; Sousa, A.
    traça do tomateiro, Tuta absoluta, é, atualmente, praga-chave de tomate para indústria, no Ribatejo. Detetou-se a sua presença nesta cultura em 2010, tendo causado prejuízos significativos na campanha de 2011. Durante o ano 2013 efetuaram-se, semanalmente, monitorização de adultos com armadilhas com feromona sexual e observações visuais em 25 a 50 plantas, de acordo com o estado fenológico da cultura. Efetuaram-se colheitas de amostras de material entomológico que foram analisadas em laboratório. Além do acompanhamento técnico no campo, identificaram-se factores de risco prévio, base para a construção de mapas de risco para apoio à tomada de decisão. Este trabalho foi realizado no âmbito do “Protomate" - Desenvolvimento de uma nova ferramenta de apoio à gestão da cultura do tomate para garantia da qualidade do produto final”, financiado pela medida 4.1 do programa Proder, Cooperação para a Inovação que tem como objetivo central contribuir para o cumprimento das metas que envolvem compromissos europeus e conta com um conjunto de entidades e técnicos. Desta rede de trabalho resulta um diálogo permanente e partilha de conhecimento, resultados e experiência, em tempo útil. É formada pelo COTHN, ESAS/IPS, ISA/UL, UE, FNOP e Agromais. Participam ainda 15 organizações de produtores com o envolvimento de 18 técnicos, a Sugalidal e Italagro que representam a indústria, e a empresa Lusosem.-----Tomato moth, Tuta absoluta, is presently an important pest on processing tomato crop in the Ribatejo region. This species was detected in 2010 In this crop and caused significant losses in 2011. The goal of this project is to develop decision-making tools to improve crop protection. During 2013, monitoring of the adults with sexual pheromone traps and the incidence on sampled plants, according to the crop phonologic stage was carried out weekly. Samples of entomological material were analysed in the laboratory to detect parasitism. In addition to this technical monitoring in the field, risk factors have been identified in order to build risk maps for decision-making support. This work was developed by “Protomate" - Desenvolvimento de uma nova ferramenta de apoio à gestão da cultura do tomate para garantia da qualidade do produto final” with financial support of the Proder program that aims to contribute to the accomplishment of the central goals involving European commitments. This network allows a constant sharing of knowledge, experience, and results in a timely manner. It is organised by COTHN, ESAS/IPS, ISA/UL, UE, FNOP and Agromais. Additionally, 15 growers' groups with 18 technicians, Sugalidal and Italagro, representing the processing industry, and the company Lusosem.
  • O contributo do GO FruitFlyProtect para melhorar a proteção contra a drosófila-de-asa-manchada
    Publication . Figueiredo, E.; Godinho, Maria; Simões, M.; Alexandre, P.; Mendonça, T.; Oliveira, M.; Mateus, C.; Valério, Elsa; Mexia, A.
    Apresentam-se os resultados obtidos no GO FruitFlyProtect relativos às capturas de Drosophila suzukii em armadilhas (dispositivo e isco), para estimativa do risco ou para captura em massa. Utilizaram-se os dispositivos das marcas Econex, Koppert, Biobest, com o isco respetivo, e garrafa PET e dispositivo “Lasa”, construídos artesanalmente e iscados com composto de vinagre da empresa Mendes & Gonçalves Lda. Na armadilha “Lasa” usou-se ainda fermento de padeiro como isco adicional. Mais tarde, incluiu-se o dispositivo da Biobest e respectivo isco. A placa vermelha iscada da Econex nunca capturou D. suzukii. A garrafa PET apresentou capturas mais elevadas e a armadilha Koppert a maior especificidade. Expõem-se problemas detetados na identificação de D. suzukii, nomeadamente a possibilidade de confusão entre as formas de inverno desta espécie e as drosófilas do grupo D. obscura. Avaliou-se, também, a eficácia de três espécies de nemátodes entomopatogénicos no combate a D. suzukii: Steinernema carpocapsae, S. feltiae e Heterorhabditis bacteriophora, tendo S. carpocapsae induzido maior mortalidade que S. feltiae em placa de Petri. Não ocorreu mortalidade em pupas.