Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas
    Publication . Reis, Pedro; Mónica, Baptista; Tinoca, Luis; Linhares, Elisabete
    Esta pesquisa quantitativa avalia o impacto das exposições desenvolvidas pelos alunos de ciências no âmbito do projeto IRRESISTIBLE –sobre as dimensões de Investigação e Inovação Responsáveis de controvérsias sociocientíficas –nas percepções dos alunos sobre as suas competências científicas e as aulas de ciências. Um questionário com prée pós-teste foi desenvolvido, validado e aplicado a alunos de10 países. A análise estatística indica que os alunos melhoraram as percepções sobre:1) as suas competências de desenvolvimento de exposições como forma de conscientizar sobre temas relacionados à ciência, tecnologia e sociedade; 2) a relevância social das aulas de ciências. Como conclusão, discutem-se as potencialidades educativas desta estratégia educativa no ensino da Química.
  • Exposição científica interativa sobre a investigação e inovação responsáveis no âmbito da Geoengenharia Climática: uma iniciativa de ação sociopolítica desenvolvida por futuras professoras
    Publication . Linhares, Elisabete; Reis, Pedro
    O projeto IRRESISTIBLE (EU-FP7) envolveu professores, alunos e a população no processo de Investigação e Inovação Responsáveis (IIR) sobre controvérsias sociocientíficas mediante uma abordagem por indagação. Em Portugal, uma das etapas desta abordagem pretendia capacitar os participantes para a realização de exposições interativas como forma de ação sociopolítica sobre os temas abordados. Este estudo de caso, centrado numa turma de formação inicial de Professores de Educação Básica, procurou compreender o impacto da realização de uma exposição científica sobre Geoengenharia Climática na capacitação dos participantes para a ação sociopolítica. Os dados obtidos por entrevista, questionário e observação evidenciaram impactos da iniciativa ao nível da informação sobre esta controvérsia e da predisposição para a ação sociopolítica das futuras professoras.