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- CreativeLab_Sci&Math: Atividade outdoor no Geopark Naturtejo_7.º AnoPublication . Enes, Alexandra; Salsa, Bruna; Pereira, Carla; Silva, Cláudia; Robalo, Daniela; Marques, Nicole; Ferreira, Rita; Martinho, Rita; Cavadas, Bento; Linhares, ElisabeteEste recurso consiste numa propostas de trabalho outdoor que se enquadra no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, do 7.º ano. . A proposta de trabalho contempla uma pré-saída, uma saída com oito paragens que exploram o valor cultural, científico e educativo do património geológico do Geopark Naturtejo e uma pós-saída.
- Hábitos alimentares e IMC de crianças do 1.º Ano do 1.º CEB de três escolas portuguesasPublication . Cerejeira, Bárbara; Ferreira, Rita; Dias, Sara; Victorino, Ana Carolina; Linhares, ElisabeteA obesidade prevalece como uma condição cada vez mais ameaçadora à qualidade de vida. Neste sentido, esta problemática requer especial atenção por parte dos profissionais nesta área, entre aos quais se incluem os profissionais de educação. O presente estudo de casos múltiplos procurou avaliar o Índice de Massa Corporal (IMC) de crianças e perceber se existe relação com a sua alimentação, para responder à questão de investigação: “Existe alguma relação entre o IMC de crianças do 1.º Ano do 1.ºCEB de três escolas portuguesas e os seus hábitos alimentares? Os participantes do estudo foram 3 turmas de 1.º ano do 1.º CEB de diferentes concelhos de Portugal continental e os seus respetivos encarregados de educação (EE). Foram aplicados dois inquéritos por questionário aos dois grupos de participantes. Apesar de não ser possível estabelecer uma relação entre o tipo de alimentação das crianças e o seu IMC verificou-se que, prevalecem crianças do género feminino em situação de pré-obesidade ou obesidade comparativamente com as do género masculino. Foram também identificadas diferenças entre as turmas participantes quanto aos seus conhecimentos sobre alimentação saudável. Assim, os conhecimentos dos EE e das crianças nesta área é fundamental, para escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis.
- BAD Plastics | Representação da poluição por plásticos através de infográficosPublication . Salsa, Bruna; Pereira, Carla; Silva, Cláudia; Robalo, Daniela; Marques, Nicole; Martinho, Rita; Ferreira, Rita; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa; Cavadas, BentoAs estudantes em formação inicial de professores devem vivenciar práticas interdisciplinares entre a matemática e as ciências nos seus cursos (Koirala & Bowman, 2003). Por essa razão, no âmbito das unidades curriculares de Didática das Ciências Físico-Naturais II e Didática da Matemática II do curso de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, foi implementada a proposta de trabalho CreativeLab_Sci&Math | BAD Plastics (Linhares & Cavadas, 2018). Este póster apresenta a sequência didática vivenciada pelas futuras professoras, os resultados do seu trabalho e alguns contributos para a sua formação.