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- Bad plastics - Oceanos livres de plástico: participar na mudançaPublication . Linhares, Elisabete; Cavadas, BentoEsta atividade Inquiry, designada Bad plastics - Oceanos livres de plástico: Participar na mudança, foi concebida no âmbito do CreativeLab_Sci&Math do Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação de Santarém (IPS/ESES). O presente guião encontra-se organizado nos seguintes momentos de ensino: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016) e destina-se a alunos do 12.º ano de escolaridade. Com este recurso didático procura-se que os alunos deem resposta à questão “Oceanos livres de plástico – Como posso contribuir para a mudança?”, sugere-se que os alunos realizem um conjunto de tarefas organizados nos diferentes momentos de ensino 7E. Os oceanos constituem, atualmente, um desafio global e uma prioridade para muitas nações do mundo, entre as quais os países da união europeia, sendo considerado como uma chave do futuro (Comissão Europeia, 2016). A escola é um dos intervenientes com um papel crucial na consecução dos objetivos estabelecidos na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, designadamente na promoção da conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. Texto descritivo: A presente atividade de Inquiry, envolve um conjunto de tarefas que visam envolver os alunos, de forma ativa, na construção de aprendizagens sobre a problemática da poluição dos oceanos pelos plásticos, através das etapas: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016). Esta proposta de atividade é constituída por dois documentos, um guião do professor e um guião do aluno. Com este recurso, pretende-se que que os alunos desenvolvam conhecimentos, capacidades e atitudes de forma e: a) compreender a complexidade da problemática associada à presença de plásticos nos oceanos; b) identificar e caracterizar diferentes tipos de resíduos de plástico; c) distinguir e classificar os objetos que estão na origem dos plásticos existentes nos oceanos; d) formular hipóteses, realizar pesquisas, analisar e interpretar dados e resolver problemas; e)relacionar esta problemática com os seus impactos em diversos setores da sociedade e identificar formas de intervenção nesta área; f) utilizar as tecnologias de informação e comunicação; g) trabalhar em equipa, revelando capacidades de liderança, iniciativa, autonomia e cooperação; e e) mobilizar e integrar os conhecimentos científicos relevantes para tomar decisões informadas, mudar as suas atitudes e intervir na comunidade com vista à redução dos plásticos nos oceanos. É uma atividade que prioritariamente se destina a alunos do 12.º ano, podendo ser trabalhada em outro níveis de ensino mas com as adaptações necessárias. Para conseguir explorar um dos recursos digitais previsto nesta proposta de atividade, deverá ter instalado o Google Chrome (para ser possível utilizar o Google Earth) no computador. Todas as orientações e sugestões de exploração da atividade constam do guião do professor.
- CreativeLab_Sci&Math | Bad plastics. Oceanos Livres de plástico: Participar na MudançaPublication . Cavadas, Bento; Linhares, ElisabeteNesta comunicação, apresenta-se a estrutura e os resultados de uma atividade inquiry, designada Bad plastics | Oceanos livres de plástico: Participar na mudança. A atividade foi concebida no âmbito do CreativeLab_Sci&Math, um projeto didático do Departamento de Matemática e Ciências Naturais do IPSantarém/Escola Superior de Educação de Santarém que visa, entre outros objetivos, a criação, implementação e avaliação de atividades relacionadas com o ensino das ciências e da matemática em ambientes de aprendizagem inovadores. Os oceanos constituem, atualmente, um desafio global e uma prioridade de ação para muitas nações do mundo, entre as quais os países da união europeia, sendo considerado como uma chave do futuro (Comissão Europeia, 2016). Contudo, os perigos que os oceanos enfrentam são inúmeros, começando pela sua sobreexploração, as alterações climáticas, a acidificação, o declínio da biodiversidade e a poluição, nomeadamente por plásticos. De acordo com Eriksen (2014), existem mais de cinco triliões de peças de plástico a flutuar no oceano, com um peso aproximado de 250 000 toneladas, distribuídas pelos diferentes oceanos. Esses plásticos causam um forte impacto na fauna dos oceanos e graves consequências nas cadeias alimentares. Conscientes dessa problemática, elaboramos a atividade Bad plastics, segundo o modelo de ensino 7E (BSCS, 2006; Kähkönen, 2016; Reis & Marques, 2016) de acordo com a estratégia inquiry, e aplicamo-la com cinco estudantes do curso de licenciatura em Educação Ambiental e Turismo da Natureza, com o intuito de promover o seu empoderamento sobre a problemática do plástico. Na implementação da atividade, os estudantes começaram por explorar a problemática do plástico e as suas consequências realizando diferentes tarefas. De seguida, os estudantes, numa atividade outdoor identificaram, registaram e recolheram fragmentos de plástico numa praia. Posteriormente, em laboratório, fizeram um tratamento estatístico desses fragmentos e calcularam o Clean Coast Index. Por fim, planificaram uma atividade para sensibilizar as crianças sobre o problema. A avaliação da proposta didática, através da autoavaliação dos estudantes e do preenchimento de um guião mostrou que contribuiu para capacitá-los para serem cidadãos ativos na resolução da poluição dos oceanos. Com o intuito de divulgar a atividade e promover a sua utilização em outros níveis de ensino, os autores (Linhares & Cavadas, 2017) partilharam-na na Casa das Ciências.
- BAD Plastics | Representação da poluição por plásticos através de infográficosPublication . Salsa, Bruna; Pereira, Carla; Silva, Cláudia; Robalo, Daniela; Marques, Nicole; Martinho, Rita; Ferreira, Rita; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa; Cavadas, BentoAs estudantes em formação inicial de professores devem vivenciar práticas interdisciplinares entre a matemática e as ciências nos seus cursos (Koirala & Bowman, 2003). Por essa razão, no âmbito das unidades curriculares de Didática das Ciências Físico-Naturais II e Didática da Matemática II do curso de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, foi implementada a proposta de trabalho CreativeLab_Sci&Math | BAD Plastics (Linhares & Cavadas, 2018). Este póster apresenta a sequência didática vivenciada pelas futuras professoras, os resultados do seu trabalho e alguns contributos para a sua formação.
- BAD Plastics | Relato de uma atividade IBL sobre a problemática dos plásticosPublication . Nunes, Joana; D´Oliveira, Mafalda; Rucha, Raquel; Ferro, Vânia; Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Branco, NeusaA manutenção do equilíbrio dos oceanos é um desafio comum a várias nações do mundo, encarando-se como uma prioridade de ação por estes constituírem uma chave para o futuro (Parlamento Europeu, 2018). As escolas podem contribuir para esse desafio devido ao seu papel no desenvolvimento de competências dos alunos, levando-os a serem capazes de tomar decisões conhecedoras e prudentes em relação aos oceanos e aos seus recursos (Sea Change, 2015). No âmbito das unidades curriculares de Didática das Ciências Físico-Naturais II e Didática da Matemática II do curso de Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, da Escola Superior de Educação de Santarém, foi implementada a proposta de trabalho CreativeLab_Sci&Math | BAD Plastics (Linhares & Cavadas, 2018), com o objetivo de contribuir para a formação das futuras professores sobre as causas, consequências e medidas de remediação da poluição por plástico e microplástico no meio ambiente.