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- A fecundação vista através do desenho: conceções de alunos do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Linhares, Elisabete; Matos, Ana; Aperta, Daniela; Correia, Filipa
- Representações de alunos do 1º ciclo do ensino básico sobre a origem dos bebésPublication . Linhares, Elisabete; Matos, Ana Claúdia; Aperta, Daniela; Correia, FilipaAtualmente existe um consenso alargado quanto à importância da educação sexual em meio escolar. Dada a especificidade desta temática, as atividades de educação sexual na escola devem envolver e informar as famílias sobre as suas intenções e as suas práticas. As perspetivas de sexualidade que pautam o conhecimento das crianças envolvem o seu contexto de vida mais próximo e as suas experiências, consequentemente, cabe à escola a função de promover o desenvolvimento pleno dos seus alunos. A compreensão da sexualidade passa, inevitavelmente, por incluir diversas dimensões que incluem para além da componente científico-biológica, a vertente afetiva, os valores e o contexto sociocultural de cada realidade. O presente estudo consiste numa investigação de natureza qualitativa, realizado através de uma recolha iconográfica que teve por base o desenho e uma breve descrição do mesmo. O objetivo central desta investigação prende-se com o conhecimento das conceções sobre a origem dos bebés em alunos de uma turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os desenhos foram elaborados por uma turma do 3º ano. A recolha dos desenhos foi efetuada algum tempo após a abordagem do tema em sala de aula. Através dos dados obtidos, verifica-se que estas crianças possuem, maioritariamente, conceções deturpadas sobre fecundação evidenciando a mãe como a única interveniente neste processo e, por outro lado, os conceitos científicos não são utilizados de forma adequada. Assim, é importante que se invista no esclarecimento e na melhoria das práticas de ensino deixando de se ficar em silêncio e de se sentir pudor na abordagem deste tema, de forma a permitir a construção de conceções mais científicas e uma formação mais sólida das crianças.