Mestrado em Gestão Pública
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- A mudança na administração pública:implementação de solução de atendimento CRM e nova gestão de processos – Estudo de Caso Município de SantarémPublication . Gomes, Diogo Francisco Russo; Silva, Paulo; Leal, SusanaAs sucessivas reformas de que a Administração Pública tem sido alvo ao longo do tempo, numa perspetiva de desburocratização, simplificação e resposta às necessidades dos cidadãos de forma eficaz, tem-se refletido em transformações profundas ao nível de métodos de trabalho, procedimentos e práticas administrativas. O desenvolvimento de portais e sítios na Internet para a disponibilização de e-services, têm contribuído ativamente para esta mudança, passando assim para uma Administração Pública focalizada na prestação de serviços, onde os cidadãos conquistam a dimensão de clientes, e cujas necessidades é necessário satisfazer de forma rápida, eficiente, eficaz e com critérios de qualidade. O CRM – Gestão de Relacionamento com Clientes, é o repositório central de informação sobre o cliente que no nosso caso é o munícipe ou cidadão, tem como objetivo registar, perceber e antecipar as necessidades atuais e potenciais do munícipe. O BPM - Gestão de Processos de Negócio é um conceito que une gestão de negócios e a tecnologia da informação, centrando o foco nas necessidades dos clientes.
- O impacto da lei dos compromissos e pagamentos em atraso, consequências para os agentes económicos, para os gestores e responsáveis financeirosPublication . Sardinha, João Carlos Coelho; Faria, JorgeA presente lei vem introduzir algumas normas de correção, na aplicação dos recursos financeiros do Estado, as quais estabelecem e delimitam as circunstâncias e a forma de assunção de compromissos com terceiros. A mesma impõe, para o efeito, que os compromissos só se possam concretizar depois de preenchidos todos os requisitos de execução da despesa e desde que haja disponibilidade de fundos. Esse objetivo é de tal modo preponderante para as finanças públicas do país, que a Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso constitui, hoje, um instrumento basilar do sistema financeiro português. Pretende-se por isso apurar quais às alterações que esta lei produziu no Departamento de Gestão Financeira da Polícia de Segurança Pública a nível nacional, definindo regras complementares aos demais normativos – Lei de Enquadramento Orçamental. Os dados obtidos para o estudo de caso foram no geral baseados em legislação de enquadramento contabilístico afeto às atividades, arquivo, documentos correntes relacionados com a gestão orçamental, e utilização de uma aplicação existente no Departamento de Gestão de Recursos Financeiros Partilhada. A metodologia utilizada tem como essência qualitativa, os dados foram trabalhados para poderem ser interpretados de forma descritiva, evidenciando as várias alterações ocorridas em termos legislativos, apontando, para, os constrangimentos antes da entrada da lei, e depois da sua entrada. Por último foram identificadas algumas lacunas existentes e determinados aspetos que podem ser melhorados, as limitações que foram encontradas apesar da confidencialidade dos dados obtidos e tratados.
- A Nova Gestão Pública aplicada em contexto hospitalar:impacto na Cultura Organizacional do Hospital Distrital de Santarém, EPEPublication . Fortunato, Isabel Maria Madeira Lérias Duarte dos Santos; Jorge, NunoEste estudo pretendeu desenvolver uma análise das alterações ocorridas na sequência da reforma administrativa e da introdução dos conceitos da Nova Gestão Pública numa organização pública de saúde e do modo como isso se refletiu na sua Cultura Organizacional. A Nova Gestão Pública surge como alternativa a uma Administração Pública despesista, ineficiente, que não gere de forma adequada os dinheiros públicos, sendo necessário adotar mecanismos de gestão privada. As implicações refletem-se na alteração da prestação do serviço público, na promoção da avaliação de desempenho, na descentralização e flexibilização da gestão.O trabalho desenvolvido consistiu num estudo de caso, do Hospital Distrital de Santarém, e pretendeu avaliar a forma como a cultura organizacional influencia a eficiência e a eficácia da organização e a converte num instrumento que justifica atitudes e modelos de comportamento, assim como facilita um compromisso dos funcionários com os objetivos da organização.
- A concessão como modelo de prestação de serviços:o caso dos SMAS de AlcobaçaPublication . Araújo, Mário Paulo dos Santos; Lopes, Ilídio TomásCom este trabalho pretende-se compreender a evolução e paradigmas de gestão e de Administração Pública, enquadrando o contrato de concessão numa prespetiva de alternativa à gestão autárquica na prestação de um serviço público. Considerando que os modelos de gestão e administração pública sofreram alterações ao longo dos tempos, a gestão autárquica socorreu-se de uma ferramenta alternativa, denominada pela Teoria da Nova Gestão Pública, na variante da descentralização de contrato de concessão. Este contrato tem em vista agilizar a gestão interna dos serviços, advindo dai ganhos de eficiência e melhoria na prestação de um serviço público. O presente trabalho, versa sobre o estudo de caso dos Serviços Municipalizados de Alcobaça e o contrato de concessão para fornecimento de água em alta. O principal objetivo é verificar se a descentralização deste serviço num agente externo é mais eficiente que a gestão municipal na prestação do serviço público. Procura-se compreender a razões subjacentes ao contrato de concessão, analisando o seu impacto nos Serviços Municipalizados de Alcobaça, enquadrando esta análise nos desafios globais que os novos fundamentos de gestão colocam á gestão pública.
- O impacto da implementação do processo de Bolonha na eficiência formativa do Instituto Politécnico de SantarémPublication . Rodrigues, Maria Sofia Vitorino Sousa Vicente Simão; Lopes, Ilídio TomásNas últimas décadas as Instituições de Ensino Superior têm enfrentado grandes desafios tanto ao nível funcional como estrutural. O mais recente desafio tem por base a assinatura da Declaração de Bolonha que tem por objetivo a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior coeso, competitivo e atrativo. Como resposta, as Instituições adaptaram as suas missões a um ensino que se pretende ser reconhecido na qualidade e na excelência. A nossa investigação assenta numa extensão do trabalho de Veloso et al. (2010) “Factores, representações e práticas institucionais de promoção do sucesso escolar no Ensino Superior” e a nossa análise tem por base uma investigação alicerçada em técnicas quantitativas, de natureza descritiva e exploratória correlacional, tendo como objetivo aferir a eficiência formativa e o nível de empregabilidade do Instituto Politécnico de Santarém, analisando o seu impacto antes e após a implementação do Processo de Bolonha. A mensuração da eficiência formativa foi efetuada através da aplicação de indicadores de desempenho enquanto a mensuração do nível da empregabilidade teve como metodologia base o inquérito por questionário. Foi possível identificar algumas diferenças estatisticamente significativas ao nível da eficiência formativa e da empregabilidade entre os estudantes que terminaram a licenciatura antes e após a implementação do Processo de Bolonha. Os resultados evidenciam a existência de limitações decorrentes da atual conjuntura económica e social adversa à criação de emprego sentida, transversalmente, em todos os países da União Europeia. A monitorização contínua dos indicadores de desempenho pode assumir-se como fonte devantagem competitiva sustentável nas Instituições de Ensino Superior.
- Imigração e modelo gravitacional:evidência em PortugalPublication . Costa, Isabel Maria Pereira Castro Rodrigo da; Leitão, Nuno CarlosEsta investigação visa analisar o impacto da imigração no comércio bilateral entre Portugal e os países da UE 27 e os BRIC’s (Brasil, Rússia, Índia e China), avaliando até que ponto a imigração contribui para a diferenciação de produtos. Para concretização desta investigação iremos utilizar dados em painel, para o período de 2000 a 2010. A desagregação do comércio intra-sectorial horizontal e vertical é efectuada através da metodologia de Kandogan (2003) aplicado ao índice de Grubel e Lloyd (1975). A metodologia a utilizar será o modelo gravitacional onde se procurou testar o efeito da imigração no comércio bilateral. Em termos de variáveis independentes salientamos, o stock de imigração, a dimensão das economias, a distância geográfica, a diferença do rendimento per capita e as dotações de factores. Os resultados obtidos mostram que a imigração permite a redução dos custos de transacção, estando positivamente correlacionada com o comércio bilateral.
- O balanced scorecard e a sua aplicação na Escola Prática de PolíciaPublication . Santos, Fernando Dias; Lopes, Ilídio TomásA crescente responsabilização e exigência de transparência na gestão pública, a incapacidade da maioria das organizações em executar eficazmente a sua estratégia e a evidência de que a tomada de decisão não pode cingir-se apenas às medidas financeiras tem determinado o surgir de diversas abordagens à aplicação do Balanced Scorecard em organizações públicas. O Estudo do Caso da Escola Prática de Polícia assenta numa análise experimental e descritiva, alicerçado em técnicas de investigação qualitativas. Procurou-se identificar qual o modelo de avaliação de performance que mais se adequava às suas especificidades. Recorrendo à metodologia de inquérito por entrevista semiestruturada foi possível estruturar um modelo de Balanced Scorecard de aplicação restrita àquele estabelecimento de ensino. As conclusões do estudo apontam para a importância do recurso a um modelo de gestão que contemple a informação proveniente da contabilidade de gestão na definição de indicadores de desempenho.