Volume 7 - 2011 - nº19
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Volume 7 - 2011 - nº19 by Subject "Compreensão da leitura"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamentoPublication . Custódio, PedroEste artigo apresenta, com brevidade, alguns dos desafios que se colocam aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico Português no âmbito específico do ensino da compreensão leitora. Entre a decifração e o treino da compreensão da leitura há um percurso didático de assinalável importância e de relevo crescente quando pretendemos ensinar as crianças a ler. A partir de 2006, o PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) trouxe à ribalta das práticas docentes vários afloramentos teóricos no domínio da compreensão da leitura. A divulgação de estudos e a aplicação de novas práticas nesta área têm permitido, pois, uma renovação metodológica do trabalho dos professores neste grau de ensino. - This paper presents, briefly, some of the challenges that Elementary Teachers face in the specific range of teaching Reading Comprehension strategies. Between decoding and reading comprehension trainings there’s a very important way to track when our goal is to teach children how to read. Starting in 2006, PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) brought recent research in reading and comprehension skills to the fore and this spotlight changed teaching practices. Thus, the spreading of these investigations and the application of new practices in this field have enabled a renewal of methodologies in what concerns teaching in elementary schools.