Volume 5 - 2009 - nº11
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Browsing Volume 5 - 2009 - nº11 by Subject "Educação"
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- Educação, meio-ambiente e subjetividade na sociedade de controle: por uma ética dos afectosPublication . Godoy, AnaO presente artigo tem como objetivo explorar alguns conceitos que fundamentem uma prática de educação aliada às forças vitais, às ecologias e às éticas que emergem em condutas singulares, bem como as forças que com elas se implicam e delas revelam os aspectos mais potentes. Todavia, a implicação com estas forças de constante insurreição desejante requer a problematização de uma série de valores e disposições presentes nos corpos coletivos e individuais e que dizem respeito aos dispositivos de poder e ao seu funcionamento na sociedade de controle. Dividido em pequenos blocos justapostos, este artigo afirma o caráter de experimentação estético-política tanto em seus aspectos formais quanto no traçado conceitual que descreve, funcionando como meio de interpelação daquilo que para o autor constitue problema, qual seja, uma ética dos afetos inseparável das intensidades experimentadas nos encontros, e portadora de um estilo que diz do critério de seletividade nela implicada. É neste movimento que as conexões entre educação, meio-ambiente e subjetividade serão percorridas. - This article has the goal to explore a few concepts that are the basis of an educational practice associated to vital forces. Those ecologies and ethics associated from singular procedures, as well as the forces that have to do with them and from them are what interest in this perspective. The connection with these forces of constant desired insurrection involves the questioning of a sequence of values and dispositions presented in the collective and individual bodies and their relationship with the mechanisms of power on society of control. The design of this article declares the experimental political and esthetical character in its formal aspects as much as in its conceptual line. This procedure affirms an ethic of the affection inseparable from the experienced intensity within the encounters and a style carrier that says about the selectivity criteria implicated within. It is inside of this movement that the connections between education, environment and subjectivity will be driven through.