Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica
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Browsing Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica by Subject "colaboração"
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- Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infânciaPublication . Oliveira, Sónia de Jesus Frita de; Cardona, Maria JoãoO presente estudo enquadra-se na temática da supervisão pedagógica e visa conhecer as perceções de um grupo de Educadores, relativamente à importância da Supervisão no seu desenvolvimento profissional. Baseando-se no quadro teórico, pretende-se conhecer, analisar e interpretar o modo como os Educadores percecionam a supervisão, identificando as funções e competências do Supervisor, as práticas supervisivas promotoras de desenvolvimento profissional e os fatores de constrangimento e de facilitação subjacentes a este processo. O estudo foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo como amostra 9 educadores que já trabalham no Jardim de Infância desta Instituição há mais de 12 anos. No estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, que se assume como particularista. Recolheu-se informações através de entrevistas individuais semiestruturadas, gravadas em formato áudio. Realizou-se a análise categorial dos dados, conduzindo à interpretação e discussão dos mesmos. Os resultados deste estudo apontam para um reconhecimento por parte dos Educadores relativamente à importância da supervisão, da colaboração e da reflexão no desenvolvimento profissional. Possibilitou também a identificação de fatores facilitadores ou impeditivos do desenvolvimento profissional. Os participantes na investigação revelam preocupação na melhoria das suas práticas pedagógicas com vista ao desenvolvimento de um ensino de qualidade fazendo referência à importância da reflexão, partilha e colaboração como essenciais. No estudo é possível identificar um perfil de competências do educador reflexivo e perspetivar-se a prática reflexiva como um ato que deve ser realizado como uma ajuda na construção do conhecimento, na tomada de decisões e resolução de problemas. Esta investigação revelou-se igualmente vantajosa para os Educadores que identificaram a importância do trabalho colaborativo e da reflexão para a qualidade das práticas e do seu desenvolvimento profissional.