Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica
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Browsing Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica by Subject "1º Ciclo do Ensino Básico"
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- Perfil do Supervisor Pedagógico do 1ºCEB: um estudo de casoPublication . Salgueiro, SílviaA presente investigação enquadra-se na temática da Supervisão e Orientação Pedagógica e tem como objetivos: compreender o pensamento e conceções de Professores do 1º CEB (Ciclo do Ensino Básico) sobre a Supervisão Pedagógica; analisar e caraterizar práticas supervisivas de Professores do 1º CEB; analisar e caraterizar perfis de competências do supervisor pedagógico; assim como definir uma proposta de perfil de competências do supervisor pedagógico no 1º CEB. Sabendo que o perfil do professor e do supervisor tem sofrido alterações ao longo do tempo, hoje, mais do que nunca, o professor e o supervisor são chamados a desempenhar um papel pluridimensional, o que leva a um perfil mais complexo. Daí a importância de desenvolver o perfil de competências do supervisor, nomeadamente no 1º CEB. Esta investigação decorreu num contexto educativo específico, o concelho de Abrantes, e optámos por utilizar uma abordagem predominantemente qualitativa, ainda que tenham também sido tratados dados quantitativos, utilizando o estudo de caso como suporte metodológico. Foi aplicado a setenta e sete professores do 1.º CEB, um inquérito por questionário; e a seis professores que fazem parte da equipa da direção dos agrupamentos em estudo, um inquérito por entrevista (semiestruturada). Os dados obtidos foram analisados através de um programa estatístico, no caso dos questionários, e através da análise de conteúdo, no caso das entrevistas e dos recursos documentais. Depois de analisados e discutidos os dados obtidos, consideramos ter atingido os objetivos a que nos propusemos, tendo sido possível desenhar uma proposta de perfil de competências do supervisor pedagógico do 1º CEB, implicando os próprios professores do 1º CEB. Os resultados do estudo evidenciam a supervisão como uma atividade ligada à orientação, à avaliação, às competências profissionais e à inovação. Contudo, podemos concluir que é crucial um quadro referencial de competências que se tornem úteis para o desempenho pessoal e profissional do supervisor do 1º CEB. Este estudo reforçou a nossa convicção de que, cada vez mais, os professores do 1º CEB devem saber assumir o papel de supervisão pedagógica dos seus pares como uma mais-valia para o seu desenvolvimento profissional, de modo a que desempenhem as suas funções de uma forma correta e adequada, potenciadora do desenvolvimento próprio e dos outros.