Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Processo de Doença na Comunidade
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- A comunicação terapêutica como promotora do bem-estar da pessoa em cuidados paliativosPublication . Neves, Miguel; Amendoeira, José; Rosa, PiresO aumento da longevidade e as transições epidemiológicas, em que os processos de doença crónica, adquirem progressividade, bem como, as alterações na rede familiar, têm tido impacto crescente na organização dos sistemas de saúde e nos recursos especificamente destinados aos doentes crónicos, criando-se assim unidades de cuidados paliativos (PORTUGAL. Programa Nacional de Cuidados Paliativos, 2004). Objetivo: Determinar de que forma o estabelecimento de comunicação terapêutica, como intervenção de enfermagem, promove o bem-estar do doente com necessidades em cuidados paliativos. Metodologia: Pesquisa efetuada com recurso à RSL, com o objetivo de promover a reflexão na ação e sobre a ação, mobilizando para a mesma a conceção teórica, por referência ao desenvolvimento do conhecimento em enfermagem. Realizada no motor de busca EBSCO, em duas bases de dados: CINAHL Plus with Full Text e MEDLINE with Full Text por forma a selecionar artigos em texto integral no período de tempo entre janeiro de 2005 e janeiro de 2011, que respondessem à pergunta PICO “ A comunicação terapêutica promove o bem-estar do doente com necessidades em cuidados paliativos? ”. Resultados: Cuidados Paliativos são cuidados prestados a doentes em situação de intenso sofrimento, decorrente de doença incurável em fase avançada e rapidamente progressiva, com o principal objectivo de promover, tanto quanto possível e até ao fim, o seu bem-estar e qualidade de vida. Um dos aspectos considerados importantes é sem dúvida o estabelecimento de uma relação eficaz com o doente/família e restante equipa. Desta forma cabe ao enfermeiro estabelecer uma comunicação eficaz, sendo um factor fundamental para um relacionamento com o utente. Conclusões: O estabelecimento de comunicação terapêutica é sem dúvida um meio para a obtenção de cuidados de qualidade, considerando-a como intervenção autónoma de enfermagem. Increased longevity and the epidemiological transitions in which cases of chronic disease acquire progressivity, as well as changes in the family network have had an increasing impact on the organisation of health systems and resources specifically designed for the chronically ill, thus creating palliative care units (PORTUGAL. Programa Nacional de Cuidados Paliativos, 2004). Objective: To determine how the establishment of therapeutic communication, as nursing intervention, promotes the well-being of the patient with palliative care needs. Methodology: Research conducted using the RSL, aiming to promote reflection on action and about action, mobilising, for that purpose, the theory on the development of knowledge in nursing. Research is done with the search engine EBSCO, on two databases: CINAHL Plus with Full Text and MEDLINE with Full Text, in order to select full-text articles in the period between January 2005 and January 2011 that answered the PICO question “Does therapeutic communication promote the well-being of the patient with palliative care needs?” Results: Palliative Care is care provided to patients in a state of intense suffering caused by incurable disease at an advanced stage, and rapidly progressive, with the main aim of promoting, as much as possible and until the end, the patient’s well-being and quality of life. One of the important aspects is undoubtedly the establishment of an effective relationship with the patient/family and the team. In this way, it is up to the nurse to establish effective communication, being a key factor in a relationship with the patient. Conclusions: The establishment of therapeutic communication is certainly one way of obtaining quality care, considering it as an autonomous nursing intervention.
- Intervenção do enfermeiro na educação do familiar cuidador da pessoa em situação de cuidados paliativos no domicilioPublication . Faria, Maria Lúcia; Amendoeira, José; Rosa, PiresAtendendo à pessoa em situação de cuidados paliativos e ao contexto do cuidar no domicílio, surge este relatório com o objectivo de identificar as necessidades do cuidador familiar e reflectir sobre as competências desenvolvidas em ensino clínico, nomeadamente as relacionadas com a capacitação do familiar cuidador. Considerou-se pertinente realizar uma revisão sistemática de literatura recorrendo à metodologia PI[C]O com pesquisa de artigos científicos através da plataforma EBSCO nas bases de dados CINAHL e MEDLINE, com o objectivo de promover a reflexão na acção e sobre a acção. Foi elaborada a seguinte questão no formato referido: “Intervenção do Enfermeiro na educação do familiar cuidador da pessoa em situação de cuidados paliativos no domicílio?” O medo da morte é secular, esta foi gradualmente transferida para os hospitais, deixou de ser vivida como um facto social, contudo a transferência da vivência da morte, do meio familiar para o meio hospitalar, não significou uma melhor e mais adequada assistência (MOREIRA, 2001). Vive-se um período de tentativa de mudança para que a pessoa passe a fase final da sua vida no domicílio, o que representa para a família o enfrentar de situações inesperadas e novas necessidades perante as quais o enfermeiro e a restante equipa de cuidados paliativos devem estar atentos. Na realidade, grande parte dos cuidadores, não possui os conhecimentos, recursos e habilidades necessárias para sustentar as suas actuações (DEL REY; ALVEAR, 1995). Neste contexto é necessário que o enfermeiro esteja disponível para dar apoio e desempenhar a sua função de educador junto da pessoa em situação de cuidados paliativos e respectivo familiar cuidador, no sentido da capacitação e melhoria da qualidade de vida do doente e do cuidador familiar. Considering the person in a situation of palliative care and the context of care at home, this report follows with the aim to identify the needs of the family caregiver and to reflect on the skills developed in clinical teaching, in particular those related to the qualification of family caregiver. It was considered appropriate to perform a systematic review of the literature using the PI[C]O methodology, with scientific article research through the platform EBSCO in the databases CINAHL and MEDLINE, with the aim of promoting reflection on action and on the action. It was drawn up the following question in the format specified: "Intervention of the Nurse in education of the caregiver of the person in a situation of palliative care at home?" The fear of death is secular, this was gradually transferred to the hospitals and it is no longer lived as a social fact. However, the transfer of the experience of death, of the family environment for the hospital environment, did not signify a better and more appropriate assistance (MOREIRA, 2001). We live in a period of attempts to change for the person to pass the final phase of his life at home, which represents for the family the facing of unexpected situations and new needs that the nurse and the rest of the palliative care team must be attentive with. In fact, a large proportion of caregivers do not have the necessary knowledge, resources and skills to sustain their actions (DEL REY; ALVEAR, 1995). In this context, it is necessary that the nurse is available to give support and carry out its role of educator next to the person in a situation of palliative care and their family caregiver, in the sense of empowerment and improvement of the quality of life of the patient and family caregiver.
- A massagem como promotora de conforto à pessoa em fim de vidaPublication . Dias, Guida A.; Rosa, Pires; Amendoeira, JoséO presente relatório encontra-se dividido em duas áreas. Na primeira parte reflecte-se sobre as competências específicas alcançadas em contexto clínico, nomeadamente no que concerne à área da prestação de cuidados junto da pessoa e família em situação de cuidados paliativos, ao domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, ao âmbito da melhoria contínua da qualidade, à esfera da gestão dos cuidados e do desenvolvimento das aprendizagens profissionais. No âmbito da prática baseada na evidência, foi efectuada a pesquisa na EBSCO (CINAHL Plus with Full Text, MEDLINE with Full Text). Foram procurados artigos científicos publicados em Texto Integral publicados entre 2004 e 2011. Foi utilizado o método PI[C]O e seleccionado 1 artigo do total de 4 encontrados. Como resultado da análise do artigo verifica-se que a introdução da massagem, como medida de conforto, na pessoa em fim de vida, aumenta os seus níveis de conforto. This report is divided in two areas. The first part reflected the specific skills acquired in the clinical context, particularly the area of care the person and family in palliative care, the field of professional responsibility, ethics and legal Framework, the scope of continuous improvement quality, the área of managed care and development of apprenticeships. The context of evidence-based practice, was conducted a research in EBSCO (CINAHL Plus with Full Text, MEDLINE with Full Text). Searched papers in full text published between 2004 and 2011. Used the method of PI[C]O and selected 1 of total 4 found. As a result of the analysis of article verifies that the introduction of massage as a measure of comfort, in person at the end of life, increases the levels of comfort.
- A relação terapêutica contribui para a qualidade de vida da pessoa em fim de vidaPublication . Severina, Ana; Rosa, Pires; Amendoeira, JoséO Relatório realizado divide-se em duas partes, sendo a primeira sobre a análise das competências em Enfermagem adquiridas em ensino clínico, no que refere à prestação de cuidados paliativos, no domínio da responsabilidade profissional, visando a melhoria contínua da qualidade, com base na gestão dos cuidados, bem como no desenvolvimento das aprendizagens profissionais. A segunda parte tem como objectivo conhecer o contributo das intervenções terapêuticas na qualidade de vida das pessoas em fim de vida. Como ponto de partida para a revisão sistemática da literatura foi formulada a pergunta de investigação em formato PI[C]O, sendo seleccionado um artigo. Assim, através da análise crítica do artigo seleccionado, verificou-se a importância efectiva da relação terapêutica e a sua contribuição na qualidade de vida da pessoa em fim de vida, realçando que é necessário trabalhar e desenvolver estratégias de relacionamento interpessoal e com isso efectivar a comunicação entre enfermeiro e pessoa, pois o processo de comunicação terapêutica deve ser priorizado como intervenção. 4 ABSTRACT The report made divided into two parts, the first on the analysis of skills acquired in nursing clinical education, as regards the provision of palliative care in the field of professional responsibility, aimed at continuous quality improvement, based on managed care, as well as the development of professional learning. The second part aims to understand the contribution of therapeutic interventions on quality of life for people in end of life, as a starting point for the systematic literature review was formulated research question in the format of PI [C] O, and selected a article. Thus, through critical analysis of the selected item, there was the importance of effective therapeutic relationship and its contribution to the quality of life of the person to life, highlighting the need to work and develop strategies for interpersonal relationships and thereby effecting communication between nurse and person, because the process of therapeutic communication should be prioritized as a nursing intervention relevant and essential.
- Relação terapêutica: enfermeiro e pessoa em fase final de vidaPublication . Antunes, Maria; Rosa, Pires; Amendoeira, JoséEm enfermagem, cuidar pressupõe uma relação, que é em si terapêutica. Ao cuidar da pessoa em fase final de vida, estabelecer uma relação terapêutica torna-se premente, na medida em que as questões que rodeiam esta fase são de grande sofrimento para a pessoa, havendo necessidade de usar estratégias para facilitar a expressão de sentimentos e necessidades da mesma. Deste modo, a empatia na relação terapêutica pode ser vista como uma estratégia essencial. O enfermeiro ao colocar-se no lugar do outro, estando consciente de si próprio, poderá percepcionar e compreender mais facilmente as necessidades da pessoa. Objectivo: Analisar se a relação terapêutica com a pessoa em fase final de vida promove a empatia, e o modo como o enfermeiro a revela na relação, com recurso à revisão sistemática da literatura. Metodologia: Foi efectuada uma pesquisa na base de dados científica EBSCO (CINAHL Plus with Full Text e Medline with Full Text), de artigos científicos publicados em texto integral, entre 2000 e 2011, foram revistos 11 artigos em texto integral e destes foram seleccionados 5 tendo em conta a sua pertinência para o estudo. Após a revisão da literatura e sustentado pela evidência na prática em contexto de ensino clínico, foi constatado que na relação terapêutica, o enfermeiro necessita de desenvolver habilidades pessoais e de comunicação verbal e não-verbal para expressar empatia, de forma a demonstrar apoio perante a reacção emocional da pessoa, que exige a atenção do enfermeiro para a reconhecer. O reconhecimento da emoção e adequada intervenção permite que a pessoa encontre sentido para a vida, e que o enfermeiro desenvolva as suas competências relacionais e cognitivas. ABSTRACT In nursery it requires a relationship, which is itself therapeutic. By taking care of the person in final stage of life, establishing a therapeutic relationship is urgent, as the issues during this phase are of great suffering, becoming necessary to use strategies to facilitate the person’s expression of feelings and needs. Thus, empathy in therapeutic relationship can be seen as an essential strategy. The nurse, by puting himself in the other’s place, conscious of oneself, can more easily recognize and understand one's needs, by being available and also by the person who feels confident. Objective: To evaluate if therapeutic relationship with the person in final stage of life promotes empathy, and the way the nurse reveals it in the relationship, using systematic literature review. Methodology: A research was developed in a scientific database EBSCO (CINAHL Plus with Full Text and Medline with Full Text) of scientific articles published in full text from 2000 to 2011; Eleven full-text articles were reviewed and five of them selected based on their relevance to the study. After reviewing literature and supported by practical evidence in a clinical teaching context, it was verified that in therapeutic relationship, the nurse needs to develop personal, verbal and non-verbal comunication skills to express empathy, in order to give support towards the person's emotional reaction, which requires the nurse’s attention to recognize it. Emotion’s recognition and an appropriate intervention allow the person to find meaning in life and enable the nurse to develop cognitive and relational skills.