Artigos em revistas internacionais_ESES
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Artigos em revistas internacionais_ESES by Subject "ação sociopolítica"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Capacitação de futuros professores para a ação sociopolítica através de exposições interativasPublication . Linhares, Elisabete; Reis, PedroO sistema educativo confronta-se com o desafio de capacitar os cidadãos para a resolução dos problemas complexos e imprevisíveis da sociedade. Este estudo de caso procurou conhecer o impacto do desenvolvimento de uma exposição interativa na capacitação de futuras professoras para a ação sociopolítica. Os resultados obtidos apontam para a realização de aprendizagens – sobre temas científicos atuais e sobre os critérios que devem orientar a investigação e a inovação responsáveis – e a consciencialização das participantes para a relevância da ação sociopolítica na melhoria da sociedade.
- Formar futuros professores para a ação sociopolítica no contexto da educação em ciênciasPublication . Linhares, Elisabete; Reis, PedroO ensino em geral e, mais especificamente, a formação de professores, deve dar oportunidade aos alunos para desenvolverem competências para intervir de forma responsável e crítica na resolução de problemas da sociedade, nomeadamente através de práticas de ensino orientadas para uma cidadania responsável. O presente estudo teve como objetivos compreender o impacto de iniciativas de ativismo nos futuros professores e identificar dificuldades e potencialidades associadas a este tipo de atividades. Esta investigação sobre a própria prática profissional, centra-se na análise de narrativas elaboradas por futuros professores que frequentaram uma disciplina de Ambiente do 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica de uma Escola Superior de Educação em Portugal, após terem realizado iniciativas de ativismo com diferentes destinatários. Os resultados indicam existir algumas dificuldades. Mas, essencialmente, reportam para uma experiência educativa que proporcionou aprendizagens significativas, pautadas por um envolvimento constante e uma motivação crescente nos projetos de ativismo desenvolvidos.