Escola Superior de Educação
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- A identificação dos saberes já detidos pelos alunos do meio rural decorrentes da atividade agrícola no campo sobre a perspectiva do conhecimento químico formal no curso técnico integrado em agropecuáriaPublication . Miranda, Deíne Bispo; Dias, Paulo; Silva, Maria Cristina Madeira daNesta Dissertação perspectivamos as pontes possíveis de ligação entre a «química popular» (decorrente dos saberes dos alunos construídos com base na experiência da atividade agrícola das suas famílias) e a química formal (desenvolvida em sala de aula no âmbito do processo de ensino-aprendizagem no Curso Técnico Integrado em Agropecuária). Sabendo-se que existem numerosas dificuldades na aprendizagem da química, pretende-se, numa abordagem integrada no âmbito da Educação Social e Intervenção Comunitária, procurar valorizar os saberes informais dos alunos sobre química (química informal - conteúdos e linguagem) articulando-os e potencializando-os, onde possível, no âmbito da aprendizagem formal da química, como forma de diminuir o referido insucesso. Metodologicamente, desenvolvemos uma investigação qualitativa na qual optamos pelo uso de entrevistas semi-estruturadas como instrumento de recolha de dados junto de uma amostra de professores e estudantes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, para levantamento de informações sobre o conhecimento químico já utilizado no cotidiano agrícola, os códigos linguísticos utilizados, as metodologias aplicadas, dentre outros. Como resultados mais relevantes salientamos que ensinar a partir dos conhecimentos dos discentes é uma prática desejada tanto pelos alunos como pelos professores. Em termos da problemática central do estudo foi identificado um corpo de conceitos e conhecimentos oriundo do contexto rural (química informal) que facilmente podem ser integrados no processo de ensino-aprendizagem da química formal, potencializando os seus resultados junto dos alunos das comunidades agrícolas. Desta forma, a presente Dissertação encerra com uma proposta de Intervenção Socioeducativa onde se perspectiva específica e detalhadamente a referida forma de integração e estratégias concretas de como fazê-lo na senda da melhoria dos resultados na aprendizagem da química formal no curso que se estudou.