Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária
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- Integração de alunos imigrantes e refugiados no Instituto Federal de Brasília - IFBPublication . Hartwig, Fátima Bandeira; Silva, PerpétuaO contexto atual, relacionado ao fenômeno dos fluxos migratórios, exige das sociedades contemporâneas maior responsabilidade e respeito pelas diferenças étnicas e culturais, primando por espaços democráticos que atendam às demandas impostas pela multiculturalidade. Enquadra-se nesta situação a perspectiva da Educação Social e a necessidade de intervenção, por parte dos educadores e das instituições de ensino, em contextos sociais complexos. Dessa forma, percebe-se o desafio posto ao Instituto Federal de Brasília (IFB), na busca pela integração educacional, social e econômica dos alunos imigrantes e refugiados que chegam à instituição, promovendo o acesso ao mercado de trabalho, por meio de uma formação profissional de qualidade. É fato que no Brasil ainda não existem políticas educacionais específicas pensadas para as populações imigrantes, porém o IFB já recebe este público, tornando-se urgente a definição de uma política educativa integradora. Para tal, é primordial compreender quais são as necessidades deste público e como eles percebem a atuação da instituição no acolhimento e integração dos mesmos. Nesse sentido, se optou por desenvolver uma pesquisa enquadrada nas metodologias qualitativas, por meio da técnica de entrevistas, para ouvir alunos oriundos de diversos países como Nigéria, Peru, Guiné Bissau, Venezuela e Paraguai, matriculados em diferentes cursos, distribuídos entre os dez campi do IFB, com o objetivo de entender quais os motivos da migração; as dificuldades encontradas para a adaptação à realidade brasileira; as línguas de uso e o acesso à Língua Portuguesa, idioma oficial do Brasil; a situação socioprofissional e educacional; possíveis práticas de preconceito e desrespeito já sofridas na instituição ou fora dela, nomeadamente devido às assimetrias étnicas e culturais; os aspectos que auxiliam e que prejudicam a aprendizagem; as metodologias de ensino utilizadas pelos professores; o relacionamento professor/aluno e demais equipes de trabalho. Além das entrevistas com os alunos, foram realizadas entrevistas com gestores, instituições públicas e da sociedade civil, que também desenvolvem trabalhos junto ao público imigrante e refugiado. A partir da análise da informação levantada, teve-se o cuidado de propor algumas formas de intervenção que possam contribuir para o desenho de uma política educativa integradora e que prime pela interculturalidade, porém sabe-se que devido à amplitude da temática migratória, as sugestões aqui apresentadas não esgotam as pesquisas nesta área.