Mestrado em Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Educação Pré-Escolar by Subject "aggression"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Manifestações de comportamentos agressivos em idade pré-escolarPublication . Calha, Inês; Seixas, SóniaNos últimos anos, tem-se vindo a verificar um interesse público nas questões relativas à agressividade das crianças na escola, quer nos recreios, quer nos espaços de desenvolvimento das crianças, que representam uma parte importante do dia escolar. Assim, torna-se urgente dedicar mais atenção ao que ocorre entre as crianças nestes mesmos espaços. Este tema tem gerado muitos estudos em termos do 1ºCiclo, mas pouco se tem vindo a estudar acerca do que ocorre em contexto pré-escolar. Este estudo tem como objetivos, verificar o que se entende por agressividade em crianças em idade préescolar e quais os fatores que estão na sua origem. Tem também como objetivo verificar qual a forma mais adequada de o educador agir para atenuar e evitar os comportamentos agressivos das crianças, em idade pré-escolar. Para a recolha de dados, foram realizadas entrevistas a educadoras. Uma primeira entrevista foi realizada à educadora cooperante do meu estágio em contexto de préescolar, de onde surgiu a questão problema que deu origem a este estudo, portanto foi realizada no distrito de Santarém. As restantes entrevistas foram realizadas a educadoras residentes no meu distrito, Portalegre. O estudo foi realizado com uma amostra de cinco educadoras, com idades compreendidas entre os 41 e os 59 anos, onde duas exercem no ensino de rede privada e as restantes na rede de ensino publico. Considerando os resultados obtidos, posso considerar que a agressividade em idade pré-escolar é um ato inocente, que a criança pratica como formar de ração a um estímulo ou como chamada de atenção, para algo que não está bem com ela. Concluí ainda que não existem estratégias pré-estabelecidas que o educador aplique para atenuar e prevenir o aparecimento de comportamentos agressivos. São os educadores que concebem as suas próprias estratégias, que consideram mais eficazes para prevenir e atenuar esses comportamentos. Neste trabalho procurei investigar sobre qual a conceção que as educadoras tem sobre agressividade em crianças e quais as estratégias que concebem para atenuar e evitar esses comportamentos agressivos.