Mestrado em Educação Pré-Escolar
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- As expectativas dos pais/encarregados de educação sobre o Pré-escolar e a sua influência na prática profissional do/a educador/a.Publication . Pires, Andreia Filipa Duarte; Uva, MartaNo seguimento de um período de Prática Profissional Supervisionada, surge o presente relatório, que advém dos estágios realizados em Creche e Jardim de Infância, no contexto do Mestrado em Educação Pré-escolar. Ao longo deste período, foram surgindo diversas questões, no âmbito da prática, que se prendem, essencialmente, com as escolhas e métodos/estratégias de trabalho adotadas pelas Educadoras e Auxiliar. No entanto, apenas uma suscitou mais interesse em aprofundar/investigar e à qual se deu mais enfoque, “Em que medida as expectativas que os pais/Encarregados de Educação têm em relação ao Pré-escolar podem influenciar a prática profissional do(a) Educador(a)", sendo esta questão de âmbito relacional, nomeadamente, entre a Educadora e os pais/Encarregados de Educação. Este exercício investigativo insere-se no paradigma qualitativo, com características do estudo de caso, na medida em que se pretende compreender de que forma agem as Educadoras perante as “exigências” dos pais, quanto ao que devem ou não aprender os seus educandos. Para tal, será necessário perceber em que consiste e quais os objetivos da Educação Pré-escolar, o que significa promover a participação dos pais e em que é que esta consiste. Para responder a estas questões realizaram-se entrevistas a quatro Educadoras e inquéritos por questionário a 21 pais/EE, sendo esta a amostra do estudo. Conclui-se com esta investigação que, no caso da instituição estudada, as expectativas dos pais vão ao encontro dos objetivos e do trabalho das Educadoras, havendo uma boa relação, comunicação e cooperação de ambas as partes.