Mestrados da ESES
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Browsing Mestrados da ESES by Subject "1.º ciclo"
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- Diferenciação pedagógica nas primeiras idades : visão dos profissionais de educaçãoPublication . Alves, Rita Catarina Soares; Cardona, Maria JoãoO presente trabalho, intitula-se de “Diferenciação Pedagógica nas primeiras idades - Visão dos profissionais de educação” e foi realizado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo. A diversidade dos alunos e alunas que atualmente se encontram nas classes requer que os profissionais de educação estejam mais atentos a estas diferenças para uma resposta mais eficaz. Por isso, é de extrema importância o papel do educador de infância e do professor na gestão de respostas educativas que vão ao encontro das necessidades específicas de cada criança. Cada grupo é um grupo e cada turma é uma turma, possuindo características próprias. Cabe aos profissionais de educação identificar o progresso e a aquisição de novas aprendizagens, a fim de promover o envolvimento da criança/aluno nas atividades propostas seja em grande grupo, pequeno ou individual, de modo a favorecer a cooperação entre as mesmas. Só assim se sentem valorizadas e integradas, levando à promoção de uma escola de todos e para todos. Assim, o principal objetivo deste trabalho de pesquisa é apresentar uma análise reflexiva, de modo a perceber o que entendem os profissionais de educação sobre a diferenciação pedagógica e como é que implementam essa diferenciação na sua prática. Para tal, estabeleceram-se as seguintes questões de investigação: Tendo em conta as características do grupo/turma, como é que os profissionais de educação fazem a planificação das suas atividades letivas? Como é que os profissionais de educação organizam o ambiente educativo, e que materiais é que preparam tendo em conta os diferentes alunos? Como é que os profissionais de educação definem a diferenciação pedagógica? Como é que os profissionais de educação integraram as diferenças nas suas práticas educativas? Que tipo de estratégias privilegiam os professores e/ou educadores? Que dificuldades encontram os profissionais de educação na implementação desta prática pedagógica? Que tipo de avaliação elegem os profissionais de educação perante a diversidade dos seus discentes? Para este tipo de pesquisa utilizou-se uma metodologia qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas a quatro educadoras de infância e quatro professoras do primeiro ciclo. A partir da análise do discurso, procurou-se compreender como é estas profissionais de educação implementam a diferenciação pedagógica na sua prática. Da análise dos dados obtidos, pode-se perceber que as profissionais integram alguns elementos e aspetos da diferenciação pedagógica na sua prática, referindo que os alunos aprendem melhor quando estas utilizam algumas estratégias diferenciadas. Compreende-se que a utilização de estratégias de diferenciação varia de grupos para grupos, contudo algumas delas são comuns a alguns grupos ou turmas. O papel da avaliação tem um grande peso, uma vez que através desta o profissional de educação consegue obter o feedback necessário para continuar a diferenciação.
- As reuniões de pais : a perspetiva dos pais e professores do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Sara Travassos; Marques, RamiroA questão problema “As reuniões de pais: qual a perspetiva dos pais e dos professores do 1.º ciclo do Ensino Básico?” surgiu durante a prática profissional realizada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foi o ponto de partida para a realização do presente Relatório Final. Este relatório tem como objetivo refletir sobre a importância da comunicação entre os professores e os pais, compreender e analisar a preparação e condução das reuniões de pais, assim como a influência da família no desempenho escolar da criança. Na primeira parte deste relatório, apresento uma breve contextualização dos níveis de ensino em que estagiei – Creche, Pré- Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório foi desenvolvido numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, revela uma postura crítica e reflexiva em relação à prática educativa. Na segunda parte, é apresentado o trabalho de investigação acerca da problemática em questão, não esquecendo que tanto pais como professores dão grande relevância às reuniões de pais. É através destas que se estabelece o diálogo entre a escola e a família, que facilita a integração do aluno na escola e reforça as suas aprendizagens. Para finalizar o presente relatório, é feita uma análise aos inquéritos aplicados aos encarregados de educação e às entrevistas semiestruturadas efetuadas aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico.