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- Desarrollo de habilidades en adolescencia en el régimen presencial pre-covid-19: una experiencia educativaPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Loureiro, Manuel Joaquim; Olivia, Carvalho; Fonseca, CatiaEl objetivo de esta contribución es presentar una experiencia basada en el desarrollo de habilidades de adolescentes portugueses en un contexto extra académico utilizando una encuesta sociodemográfica, cuestionario de autoconcepto (SDQ I) y programa de intervención educativa. A nivel sociodemográfico, se destacó la influencia de la edad y el género. A través del SDQ I, hubo un aumento en el autoconcepto de los adolescentes que participan en el programa implementado en contexto. Estos nuevos datos relativos muestran el espacio de empoderamiento de los adolescentes al brindar una mirada reflexiva e inclusiva sobre la adolescencia y la construcción social de la escuela.
- Motivação para o trabalho e comprometimento organizacional no serviço público: um estudo de casoPublication . Souza, Jovita Santos; Leal, SusanaO estudo da motivação para o trabalho e do comprometimento organizacional no serviço público visa analisar o papel, o perfil e as qualidades básicas do gestor púbico. A realização desta pesquisa baseia-se na percepção de dificuldades no Campus Planaltina ocasionadas por falta de motivação dos servidores, conforme demonstrado em pesquisas internas realizadas no Campus. Adotou-se a técnica de estudo de caso de natureza aplicada, de caráter exploratório-descritivo, abordagem quantitativa. A metodologia de recolha de dados empregada foi a aplicação de questionário com questões fechadas. O contexto da pesquisa é o Campus Planaltina, tendo como público-alvo os 112 servidores efetivos. A análise de dados baseou-se na teoria dos dois fatores, de Herzberg; dos componentes do comprometimento organizacional, de Meyer e Allen; e das qualidades básicas para o sucesso gerencial, de Mintzberg. Os resultados encontrados são apresentados em cinco partes: motivação, comprometimento, gestor público, perfil do servidor e implicações práticas. Por fim, a conclusão do estudo sugere que os gestores do Campus Planaltina possam acompanhar as mudanças e os itens que possam vir a interferir na motivação e no comprometimento organizacional, bem como entender o perfil e as qualidades básicas que os servidores desejam em um gestor público.