Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.68 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Na primeira parte do relatório, apresento os estágios que foram realizados em contexto
de creche e jardim-de- infância, as caraterizações das instituições, caraterizações dos grupos,
projetos educativos de cada instituição, projetos desenvolvidos durante as intervenções e o
resumo do percurso de aprendizagens que foram realizadas durante a prática.
Na segunda parte do relatório, foi apresentada a questão investigativa, que tem
como título O Envolvimento das Famílias na Educação de Infância. Para a realização
da pesquisa, elaborou-se doze questionários mistos.
No seguimento da pesquisa, foram aplicados os questionários a três
educadoras de infância em contexto de creche, três educadoras de infância em
contexto de jardim-de-infância, três encarregados de educação em que os educandos
frequentavam o contexto de creche e três encarregados de educação onde os
educandos estavam em contexto de jardim-de infância.
Para completar a parte investigativa, foram analisadas legislações em vigor, as
Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (2016), o envolvimento das
famílias na educação de infância e quais as estratégia que um educador poderá
promover para envolver as famílias no jardim-de-iância.
A escolha do tema mencionado anteriormente, surgiu devido a observações
realizadas durante as intervenções.
Segundo Brickman e Tyaylor (1991), os pais são os primeiros educadores e os
primeiros adultos a desempenhar um papel essencial no desenvolvimento e no
processo de aprendizagem das crianças. Logo é fundamental que estes sejam
envolvidos ativamente no trabalho desenvolvido tanto em creche como em Jardim de
Infância.
Em suma, ao realizar o relatório, foram encontradas respostas para as minhas
dúvidas e receios, identificando estratégias, para que no futuro como educadora,
consiga promover um envolvimento das famílias tanto em creche como em Jardim de
Infância, sendo evidente que para isso é fundamental saber ouvir, estabelecendo uma
boa interação e comunicação com os familiares das crianças.
In a first part, I present the internships developed in the pre-school In the second part, I present the investigative part in which I tried to study how families can be involved by listening to educators who work in daycare centers and kindergartens and based on the analysis of the legislation in force and the Curricular Guidelines for Pre-school Education (2016). I chose to study the Involvement of Families in Kindergarten, because in my internships I observed that work with families was practically restricted to narrating what was happening in educational practices. According to Brickman and Tyaylor (1991), parents are the first educators and the first adults to play an essential role in the development and learning process of children. Therefore, it is essential that they are actively involved in the work developed both in daycare and in kindergartens. In this work I found answers to my doubts and fears, identifying strategies, so that in the future, as an educator, I can promote the involvement of families both in daycare centers and in kindergartens. and communication with children's families.
In a first part, I present the internships developed in the pre-school In the second part, I present the investigative part in which I tried to study how families can be involved by listening to educators who work in daycare centers and kindergartens and based on the analysis of the legislation in force and the Curricular Guidelines for Pre-school Education (2016). I chose to study the Involvement of Families in Kindergarten, because in my internships I observed that work with families was practically restricted to narrating what was happening in educational practices. According to Brickman and Tyaylor (1991), parents are the first educators and the first adults to play an essential role in the development and learning process of children. Therefore, it is essential that they are actively involved in the work developed both in daycare and in kindergartens. In this work I found answers to my doubts and fears, identifying strategies, so that in the future, as an educator, I can promote the involvement of families both in daycare centers and in kindergartens. and communication with children's families.
Description
Mestrado em Educação Pré-Escolar
Keywords
família envolvimento comunicação escutar partilha jardim-de- infância family involvement communication listening sharing