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- Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Anastácio, Inês Filipa Ferreira; Seixas, SóniaO objetivo do presente relatório assenta na análise do trabalho desenvolvido nas Práticas de Ensino Supervisionadas, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte, caraterizam-se as práticas pedagógicas e reflete-se sobre as aprendizagens adquiridas. Na segunda, apresenta-se um estudo cuja temática emergiu da própria prática. O estudo assume uma abordagem qualitativa, traduzindo-se num estudo de caso no qual se implementou a metodologia de ensino-aprendizagem multimodal - à luz da Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner. Com efeito, o estudo implicou a dinamização de um conjunto de atividades numa turma do 3.º ano de escolaridade, composta por 24 alunos. As técnicas de recolha de dados consistiram na observação dos alunos durante a realização das atividades (com recurso a uma tabela de avaliação das mesmas) e a própria dinamização, na análise dos trabalhos realizados pelos alunos, na aplicação de um inquérito por questionário aos alunos e na realização de uma entrevista à docente cooperante. Os resultados suportam o contributo da Teoria das Inteligências Múltiplas para a construção de uma prática pedagógica na qual as potencialidades do aluno são colocadas em primeiro plano, a fim de se promover uma aprendizagem integrada, significativa e contextualizada. As atividades propostas viabilizaram a interação entre alunos, bem como a sua exploração de modo mais autónomo. Por meio da observação participante e análise do questionário aplicado à turma concluímos que, a atividade que suscitou maiores dificuldades foi a construção de puzzles e, no plano oposto, destacamos a realização do questionário online, por ter reunido a preferência da turma. Na generalidade, a turma prefere o trabalho em grupo, pois permite-lhes a cooperação e troca de ideias. As atividades preferidas são as de Expressão Plástica, Dramática e Corporal, em oposição às de produção de texto e esquemas. O processo de seleção e/ou produção de materiais auxiliares à aprendizagem sugere maior critério por parte do professor, a fim de se mobilizarem as diferentes inteligências e cumprirem os objetivos definidos.