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- O desporto de natureza e o desenvolvimento sustentável: perspectivas de desenvolvimento e governançaPublication . Rosa, Paulo Filipe; Carvalhinho, Luís Alberto Dias; Soares, Jorge Alexandre PereiraA prática de desportos de natureza é um fenómeno em crescimento. Por sua vez, o conceito de sustentabilidade, explorado na investigação em turismo, merece aprofundamento no que diz respeito ao papel do desporto de natureza no aumento da consciência ambiental, na educação e na economia. Este ensaio, cuja metodologia assenta numa revisão de literatura, foi desenvolvido com o intuito de melhor esclarecer este contributo e, face a uma reflexão crítica ao conceito de sustentabilidade, apresentar uma abordagem que contribua para a sua efetividade. A análise permitiu compreender o impacto económico destas atividades, assim como as necessidades de maior investimento em projetos educacionais através do desporto. Para a sua efetividade apresenta-se uma proposta de um processo de governança, que se inicia a partir das necessidades da sociedade civil e posteriormente dos restantes stakeholders e que deverá condicionar as decisões assumidas nos patamares superiores da cadeia governativa.
- Desenvolvimento, validação e aplicação piloto do sistema de observação da instrução do instrutor de fitness em aulas de grupo de Pilates (SOIIF-PILATES)Publication . Luís, Telma Sofia Santos; Franco, Susana; Simões, VeraO presente estudo tem como objetivo desenvolver e validar um sistema de observação que permita observar os comportamentos de instrução de instrutores de fitness em aulas de grupo, na atividade Pilates, (SOIIF-PILATES), a partir da adaptação de um instrumento já existente. Após efetuados diversos procedimentos metodológicos, para testar a funcionalidade do instrumento, o SOIIF-PILATES criado demonstrou apresentar validade e fiabilidade, sendo constituído por 2 dimensões: momento e conteúdo. Foi também realizada uma aplicação piloto do instrumento numa amostra de 15 instrutoras, na atividade de Pilates, onde se caracterizou a sua intervenção e comparou em diferentes fases da aula (aquecimento, fase fundamental, alongamento/relaxamento) e fases dos exercícios (antes, durante, após). Verificaramse quais os comportamentos de instrução mais e menos realizados em cada fase da aula e relativamente a cada fase do exercício. Verificaram-se diferenças significativas entre as fases da aula e as fases dos exercícios, em algumas categorias e subcategorias.
- Contributos para compreender o insucesso escolarPublication . Dias, Maria Helina Roque das Neves; Dias, PauloEste relatório constitui o culminar do trabalho desenvolvido para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação de Santarém, e nele se reflete, sumariamente, o percurso formativo seguido durante o curso, numa lógica de reflexão e autoavaliação. O relatório divide-se em duas partes. Na primeira parte é apresentado o contexto do estágio seguido de uma análise reflexiva sobre a prática de ensino-aprendizagem vivenciada, na lecionação das disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências da Natureza onde se pretende evidenciar a aplicação/contextualização das aprendizagens teórico/práticas efetuadas durante o percurso académico, sintetizando-as numa conjuntura de prática pedagógica. Dessa experiência ressalta, essencialmente, a importância da preparação científico pedagógica de um professor para fazer face à realidade profissional nas suas várias dimensões (social, pessoal, cultural, profissional…). A segunda parte é reservada à prática investigativa onde foi tomada como opção aprofundar conhecimentos sobre o insucesso escolar. Consciente desta problemática e devido ao momento de reflexão e questionamento em relação à educação considera-se útil e pertinente estudar um problema que afeta, de forma muito significativa, primeiro o aluno e a sua família, e consequentemente toda a sociedade em geral. Na realidade a importância deste estudo advém do facto de se procurar analisar um fenómeno complexo e multiforme, já que envolve fatores relacionados com várias dimensões, nomeadamente curriculares, psicossociais e ambientais que explicam o crescente insucesso escolar. Por este facto sentiu-se necessidade de discutir este tema com o intuito de clarificar/identificar manifestações e causas do insucesso escolar, assim como analisar modalidades de apoio implementadas nas escolas e os seus efeitos na redução do insucesso escolar.
- Brincar e aprender : um olhar sobre a prática de uma educadora de infância em formaçãoPublication . Carreira, Carla Sofia Santo; Luís, HelenaO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, relativo ao ano letivo de 2014/2015, e procura descrever a prática de ensino supervisionada e concretizada em contexto de Creche e Jardim de Infância. O trabalho pretende apresentar a experiência em contexto de creche e jardim de infância e a investigação decorrente dessa mesma experiência prática, tendo por objetivo compreender a relevância do brincar em contexto de jardim de infância bem como entender qual o papel do educador como mediador da aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, a minha investigação baseou-se num auto-estudo, que incide sobre a minha própria prática enquanto estagiária. Assim foram analisadas as planificações, avaliações, reflexões e notas de campo do diário de estágio e procurei refletir sobre a importância do brincar em contexto de jardim de infância e compreender qual o papel do educador como mediador da aprendizagem neste contexto.
- Conceções alternativas em astronomia em alunos do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Blindorro, Joana Isabel Costa; Correia, MarisaCom o presente relatório pretendo dar a conhecer as experiências vivenciadas nos vários estágios realizados em creche, jardim de infância e 1º ciclo do ensino básico, as aprendizagens desenvolvidas na prática profissional e, por fim, o estudo desenvolvido sob o tema das conceções alternativas em astronomia. Na primeira parte deste relatório são contextualizados os estágios, é realizada uma caracterização do espaço, da instituição e do grupo e são referidas algumas situações práticas vivenciadas. De forma a dar resposta à questão investigativa foram realizadas pesquisas e leituras baseadas em autores de referência para o tema que afirmam a importância deste tipo de estudo na sala de aula para o ensino das ciências. A pesquisa que foi desenvolvida pretende levantar as conceções dos alunos acerca de determinados assuntos sobre astronomia e iniciar o processo de mudança conceptual de forma a ajudar os alunos a adquirirem conhecimento científico correto e de qualidade. Os resultados do estudo apontam para o beneficio de atividades e aulas dirigidas especialmente para auxiliar os alunos a modificarem as conceções alternativas que seguem ideologias que não são aceites pela comunidade científica. O relatório termina com uma reflexão global sobre o meu desenvolvimento profissional ao longo de todo o mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino o 1º Ciclo do Ensino Básico.