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- Cuidador familiar - Um parceiro na prevenção das úlceras por pressãoPublication . Girão, Mafalda; Machado, RosárioConsiderada como a unidade básica da sociedade, a família apresenta como função prioritária o suporte e a proteção dos seus membros e emerge como foco dos cuidados de enfermagem. Em situação de dependência de um dos seus membros os recursos familiares são ativados no sentido de garantir o apoio e a resposta às necessidades específicas deste. Numa sociedade cada vez mais envelhecida, o aumento da necessidade de cuidados de enfermagem às pessoas idosas dependentes surge como um problema prioritário, pois estas estão mais suscetíveis a desenvolverem complicações, nomeadamente úlceras por pressão, pela progressiva diminuição da sua autonomia. Neste sentido, foi realizada uma revisão sistemática de literatura de modo a sistematizar o conhecimento disponível sobre: Os enfermeiros de saúde familiar promovem a aprendizagem de habilidades do cuidador familiar sobre prevenção das úlceras por pressão. A partir da questão PI[C]OD, foram definidas palavras-chave e realizada uma pesquisa de artigos científicos em base de dados eletrónica da plataforma EBSCO no dia 29 de junho de 2014. Pela análise dos artigos, verificou-se que o enfermeiro deve envolver a família no processo de cuidar do utente dependente. Da família emerge um membro que assume o papel de prestador de cuidados. Cabe ao Enfermeiro de Saúde Familiar, através das suas intervenções, promover a capacitação da família para o exercício deste papel de modo que este seja um parceiro no cuidar e na prevenção de complicações do membro da família dependente. ABSTRACT Regarded as the basis of society, a family’s primary function is to provide support and protection to its members and emerges as the focus of nursing care. In a situation of the dependency of one of its members family resources are allocated as to guarantee support and respond to the specific needs of this member. In a progressively aging society, an increase in the necessity to support the elderly dependent surges as a priority issue, given that a high level of physical dependency puts them at risk of developing pressure ulcers the role the family care giver is primordial in its prevention. With this in mind was conducted a systematic revision of literature to create a system where the knowledge available about: The family health nurses promoting the apprentichisp skills of family caregiver in the prevention of pressure ulcers. According the PI[C]OD method there was a definition of key words and conducted research of scientific articles in the electronic data base of the EBSCO on the 29th of June 2014. By analyzing these articles it was verified that the nurse must involve the family in caring for the patient. From the family emerges a member takes on the role of care giver. It’s up to the family nurse to promote the adaptation of the care giver to this role in such way that it becomes a partner in care giving and the prevention of complications.
- Relatório de estágio e Breve análise das opções das empresas do PSI20 sobre instrumentos financeiros derivadosPublication . Inácio, Clara Sofia Ruivo Jesus; Dâmaso, Maria Goreti de Jesus; Lopes, Ilídio TomásEste trabalho tem dois objetivos. O primeiro objetivo é a análise e descrição das tarefas realizadas em ambiente de estágio e o segundo objetivo é estudar os instrumentos financeiros. A estruturação deste trabalho será efetuada em três capítulos. O primeiro capítulo consta na análise e descrição de todos os procedimentos e tarefas efetuadas durante a realização do estágio de natureza profissional, cujo estágio se realizou na empresa Arinconta- gabinete de contabilidade, Lda. Num segundo capítulo, consta de um enquadramento teórico sobre instrumentos financeiros derivados. E no terceiro e último capítulo, uma breve análise desses instrumentos derivados, a sua utilização e a natureza dos riscos financeiros das empresas que integram o índice bolsista PSI 20. Para a análise dos instrumentos financeiros derivados realizou-se um estudo às demonstrações financeiras consolidadas, relativo ao exercício económico de 2011 e 2012, das empresas que constituem o índice PSI-20 na atualidade, disponíveis via on-line no site da Comissão de Mercado de Valores Imobiliários. Pretende-se identificar os tipos de derivados, qual a utilização dos instrumentos financeiros derivados e os seus riscos financeiros do PSI-20. Deste estudo pode-se concluir que as empresas em estudo optam pelo uso de swaps de taxa de juro e forwards cambiais, sendo utilizados para cobertura de risco, assim sendo, os resultados obtidos deste estudo apontam que a utilização destes derivados têm como objetivo cobrir o risco cambial, procurando cobrir as oscilações na taxa de câmbio devido a empréstimos obtidos fora do mercado nacional e o risco de taxa de juro procurando cobrir as alterações que possam surgir na taxa de juro, originado pelas dívidas financeiras obtidas das entidades.
- Estimular o gosto pela leitura (da Creche ao 1º CEB)Publication . Coelho, Patrícia Isabel Tadeia; Santos, LeonorO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na Parte 1, dou a conhecer os diferentes contextos de estágio por onde passei, assim como o trabalho neles desenvolvido. Descrevo, ainda, o meu percurso de desenvolvimento profissional, onde faço a minha autoavaliação, apresentando as minhas dificuldades e os aspetos que considerei como negativos e como positivos. Na Parte 2, apresento o meu percurso investigativo, que se focalizou no tema “Estimular o gosto pela leitura (da creche ao 1º CEB) ”, aprofundando-o com uma fundamentação teórica acerca dos pressupostos para a aprendizagem da leitura. A aprendizagem da leitura e da escrita é um processo contínuo, cujo sucesso é determinado pela ação intencional do educador e do professor. Por isso, cabe-lhes encorajar a emergência dos comportamentos leitores, organizando ambientes educativos onde a literacia tenha um papel relevante. O contexto e as práticas pedagógicas da sala de aula determinam fortemente a relação que as crianças estabelecem com as palavras impressas e com as atividades de leitura e escrita. A metodologia utilizada neste trabalho é um estudo de caso. Neste caso, trata-se do estudo sobre a minha intervenção no que respeita ao domínio da leitura, nos contextos de 1º CEB e de creche. É um método de investigação qualitativa, baseado na realização de uma análise mais aprofundada sobre algumas práticas que implementei nos contextos de estágio, fundamentada na revisão da literatura entretanto realizada, de modo a aprofundar as minhas competências profissionais no que se refere à promoção da leitura. Apresento como principal conclusão que os alunos, se forem devidamente estimulados e se trabalharmos corretamente a leitura, acabam por demonstrar interesse e vontade própria pela leitura. Termino este trabalho com uma reflexão final sobre o meu percurso de formação, neste mestrado.
- Estudo das potencialidades do trabalho prático de orientação investigativa no 1º Ciclo do ensino básicoPublication . Roberto, Rafaela Alexandra Temudo; Correia, Marisa; Linhares, Elisabete
- Adequação dos instrumentos de avaliação às estratégias de ensino e aprendizagemPublication . Machado, Ana Helena Verdilheiro; Correia, Marisa; Colaço, SusanaO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Neste é apresentado o percurso desenvolvido ao longo dos estágios da Prática de Ensino Supervisionada e uma pesquisa realizada no âmbito da prática. Este relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte apresenta as aprendizagens desenvolvidas nos três estágios realizados na Prática de Ensino Supervisionada. O primeiro num grupo de crianças de Pré-Escolar e os outros dois em turmas de 1º Ciclo (2º e 4º anos). Relativamente à segunda parte, é apresentada uma pesquisa acerca da adequação dos instrumentos de avaliação às estratégias de ensino. Esta foi desenvolvida durante a prática, com a turma de 4º ano e com ela pretendeu compreender como ajustar os instrumentos de avaliação às estratégias de ensino e aprendizagem.
- As potencialidades da implementação de atividades práticas de caráter investigativo e interdisciplinar em ciências no 1.º CicloPublication . Dias, Diana; Correia, MarisaO estudo analisa o contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens dos alunos. Trata-se de uma investigação na própria prática em contexto de estágio, realizado numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Santarém. Utilizaram-se como técnicas de recolha de dados a observação participante e a análise documental. Os resultados demonstraram inúmeras potencialidades da implementação de atividades práticas de caráter investigativo e interdisciplinar nas aprendizagens dos alunos. Para além disso, evidenciaram o desenvolvimento dos conhecimentos didáticos da futura professora e alterações na forma como conceptualiza os papéis em sala de aula.
- Modelo de (auto) formação cooperada do MEM e supervisão pedagógica. Implicações nas práticas pedagógicas e no desenvolvimento profissional de educadores de infânciaPublication . Godinho, Lúcia Leal Mourão; Cardona, Maria JoãoO trabalho de pesquisa que a seguir se apresenta partiu de uma motivação pessoal fundamentada na relevância da supervisão pedagógica e do trabalho colaborativo entre docentes da educação pré-escolar na mudança das práticas pedagógicas e no seu desenvolvimento profissional. Subsequentemente, o enfoque deste estudo coloca-se no estudo do modelo de (auto)formação cooperada do MEM, do papel da supervisão pedagógica e da contribuição destes nas mudanças referidas. A escolha deste modelo de formação surgiu devido à sua presença constante na formação de professores e na sua (auto)formação cooperada. Devido às suas especificidades, o desenvolvimento dos adultos individualmente não pode ser perspetivado sem ser na ótica do aperfeiçoamento e desenvolvimento coletivo (Belchior, 2004). No decorrer da pesquisa foram ouvidas oito educadoras de infância que fazem parte de um grupo cooperativo do MEM, num determinado Núcleo Regional seguindo uma abordagem qualitativa, através da realização de um estudo de caso. Para a recolha e análise dos dados recorremos à entrevista semiestruturada e à análise documental. Recorremos ainda ao inquérito por questionário somente para a caracterização da amostra. Da análise dos dados evidencia-se, através do discurso das intervenientes, que o grupo ajuda-as a crescer enquanto pessoas e enquanto profissionais. Facto corroborado por Serralha (2009) ao evidenciar este modelo como mediador do desenvolvimento profissional, enquanto se expõe, conta ou apresenta o que aconteceu nas suas histórias profissionais e onde cada um se oferece como recurso para os demais. Tudo isto incide e desenvolve formas compartilhadas de exercer a profissão. Esta pesquisa evidencia que a pertença a um grupo de formação como este, em que a supervisão pedagógica e o trabalho colaborativo assumem um papel preponderante na dinâmica de trabalho, promove o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes, facto evidenciado por Alves (2008).
- Conceção de um sistema multicritério de análise do risco de crédito ao consumoPublication . Catarino, Sandra Marisa Jesus; Ferreira, Fernando Alberto FreitasO crédito ao consumo é parte integrante do sistema financeiro e a sua relevância é crucial para o desenvolvimento socioeconómico de um país. Nesse sentido, é necessário que as metodologias utilizadas na avaliação de risco de crédito ao consumo sejam o mais eficientes possível, de modo a fortalecer os processos de decisão e a promover o processo de crescimento sustentável dessa mesma economia. Não obstante, devido à intervenção humana, os modelos de avaliação do risco de crédito ao consumo podem ser condicionados, influenciando a análise dos ponderadores (internos ou externos) no processo de decisão e, consequentemente, a deliberação na aceitação e concessão do crédito. Perante esta situação, a presente dissertação visa conceber um modelo multicritério que, assente numa lógica de complementaridade e fazendo uso integrado de mapas cognitivos com a abordagem measuring attractiveness by a categorical based evaluation technique (MACBETH), permita tornar os processos de avaliação do risco de crédito ao consumo mais informados e transparentes. Os resultados revelam que esta abordagem metodologia permite efetivamente introduzir transparência no processo de decisão, tornando-a mais equitativa e justa. As implicações práticas do modelo serão igualmente objeto de análise e discussão.