Browsing by Issue Date, starting with "2015-01-14"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estimular o gosto pela leitura (da Creche ao 1º CEB)Publication . Coelho, Patrícia Isabel Tadeia; Santos, LeonorO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na Parte 1, dou a conhecer os diferentes contextos de estágio por onde passei, assim como o trabalho neles desenvolvido. Descrevo, ainda, o meu percurso de desenvolvimento profissional, onde faço a minha autoavaliação, apresentando as minhas dificuldades e os aspetos que considerei como negativos e como positivos. Na Parte 2, apresento o meu percurso investigativo, que se focalizou no tema “Estimular o gosto pela leitura (da creche ao 1º CEB) ”, aprofundando-o com uma fundamentação teórica acerca dos pressupostos para a aprendizagem da leitura. A aprendizagem da leitura e da escrita é um processo contínuo, cujo sucesso é determinado pela ação intencional do educador e do professor. Por isso, cabe-lhes encorajar a emergência dos comportamentos leitores, organizando ambientes educativos onde a literacia tenha um papel relevante. O contexto e as práticas pedagógicas da sala de aula determinam fortemente a relação que as crianças estabelecem com as palavras impressas e com as atividades de leitura e escrita. A metodologia utilizada neste trabalho é um estudo de caso. Neste caso, trata-se do estudo sobre a minha intervenção no que respeita ao domínio da leitura, nos contextos de 1º CEB e de creche. É um método de investigação qualitativa, baseado na realização de uma análise mais aprofundada sobre algumas práticas que implementei nos contextos de estágio, fundamentada na revisão da literatura entretanto realizada, de modo a aprofundar as minhas competências profissionais no que se refere à promoção da leitura. Apresento como principal conclusão que os alunos, se forem devidamente estimulados e se trabalharmos corretamente a leitura, acabam por demonstrar interesse e vontade própria pela leitura. Termino este trabalho com uma reflexão final sobre o meu percurso de formação, neste mestrado.