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- Modelo de (auto) formação cooperada do MEM e supervisão pedagógica. Implicações nas práticas pedagógicas e no desenvolvimento profissional de educadores de infânciaPublication . Godinho, Lúcia Leal Mourão; Cardona, Maria JoãoO trabalho de pesquisa que a seguir se apresenta partiu de uma motivação pessoal fundamentada na relevância da supervisão pedagógica e do trabalho colaborativo entre docentes da educação pré-escolar na mudança das práticas pedagógicas e no seu desenvolvimento profissional. Subsequentemente, o enfoque deste estudo coloca-se no estudo do modelo de (auto)formação cooperada do MEM, do papel da supervisão pedagógica e da contribuição destes nas mudanças referidas. A escolha deste modelo de formação surgiu devido à sua presença constante na formação de professores e na sua (auto)formação cooperada. Devido às suas especificidades, o desenvolvimento dos adultos individualmente não pode ser perspetivado sem ser na ótica do aperfeiçoamento e desenvolvimento coletivo (Belchior, 2004). No decorrer da pesquisa foram ouvidas oito educadoras de infância que fazem parte de um grupo cooperativo do MEM, num determinado Núcleo Regional seguindo uma abordagem qualitativa, através da realização de um estudo de caso. Para a recolha e análise dos dados recorremos à entrevista semiestruturada e à análise documental. Recorremos ainda ao inquérito por questionário somente para a caracterização da amostra. Da análise dos dados evidencia-se, através do discurso das intervenientes, que o grupo ajuda-as a crescer enquanto pessoas e enquanto profissionais. Facto corroborado por Serralha (2009) ao evidenciar este modelo como mediador do desenvolvimento profissional, enquanto se expõe, conta ou apresenta o que aconteceu nas suas histórias profissionais e onde cada um se oferece como recurso para os demais. Tudo isto incide e desenvolve formas compartilhadas de exercer a profissão. Esta pesquisa evidencia que a pertença a um grupo de formação como este, em que a supervisão pedagógica e o trabalho colaborativo assumem um papel preponderante na dinâmica de trabalho, promove o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes, facto evidenciado por Alves (2008).