Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.79 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Embora a discussão encerre potencialidades na promoção de competências de literacia
científica indispensáveis a uma cidadania responsável, verifica-se que esta metodologia é pouco
utilizada em contexto educativo. Assim, importa compreender os factores que condicionam a
realização deste tipo de actividade pelos professores. O presente estudo procura identificar as
concepções dos professores de uma escola superior de educação portuguesa relativamente às
vantagens e limitações da utilização da discussão como abordagem educativa. Para tal, foi construído
um questionário online destinado a todos os seus professores. Os resultados obtidos mostram que os
professores valorizam consideravelmente as actividades de discussão como metodologia educativa nas
diversas áreas disciplinares. Contudo, os resultados revelam ainda alguns aspectos negativos
associados às actividades de discussão, nomeadamente, as dificuldades na sua avaliação e a elevada
quantidade de tempo que requerem. Esta investigação sugere diversos elementos que poderão auxiliar
os professores, nomeadamente os da área de ciências, na integração efectiva de actividades de
discussão nas suas práticas lectivas. - Although the discussion shut down potential in promoting scientific literacy skills
essential for responsible citizenship, notes that this methodology is widely used in educational
settings. It is therefore important to understand the factors that influence the performance of this type
of activity by teachers. This study seeks to identify teachers' conceptions of a college education
Portuguese against the advantages and limitations of the use of discussion as an educational approach.
To this end, it was built for an online questionnaire to all their teachers. The results show that teachers
value greatly discussion activities as educational methodology in the various subject areas. However,
the results also reveal some negative aspects associated with the activities of discussion, namely, the
difficulties in its evaluation and the high amount of time they require. This research suggests several
elements that can help teachers, including the sciences, in the effective integration of activities in their
discussion llective practices.
Description
Keywords
discussão ensino superior metodologia educativa didáctica professor educational methodology discussion teaching
Citation
Linhares, E., & Reis, P. (2011). A Discussão como abordagem educativa: Perspetivas dos professores de uma Instituição de Ensino Superior. Nuances: estudos sobre Educação, 20 (21), 178-190.
Publisher
UNESP - Revista da Pós-Graduação em Educação da faculdade de Ciências e Tecnologia e do Departamento de Educação