Documentos institucionais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Documentos institucionais by Issue Date
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Modelo Pedagógico para o Ensino a Distância e Modelo do Campus virtual (versão 1.0 _ setembro de 2023)Publication . Loureiro, Ana; Messias, Inês; Rocha, DinaNuma sociedade global em acelerado processo de transição digital, o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) está fortemente empenhado em adequar as suas práticas e modelos pedagógicos às reais aspirações e necessidades das novas gerações de estudantes. Neste sentido, constitui-se como um objetivo institucional relevante, o desenvolvimento de um ecossistema de ensino e aprendizagem digital avançado que aponte à transformação digital do IPSantarém, à luz da exploração das potencialidades das tecnologias digitais inteligentes. Este ecossistema de ensino e aprendizagem digital não se constituiu apenas como uma modalidade alternativa de ensino. Representa também uma resposta a um ensino mais inclusivo permitindo o acesso ao ensino superior a mais estudantes, incluindo aqueles que, por alguma razão, possam não ter possibilidades frequentar o ensino presencial. Por outro lado, a maior diversidade, e flexibilidade, das metodologias de ensino a distância estimula a personalização dos percursos educativos e a adequação aos ritmos de aprendizagem e condicionantes de cada estudante, essenciais para garantir a adesão dos públicos mais adultos a um processo contínuo de aprendizagem ao longo da vida. O modelo pedagógico para o ensino a distância foi desenvolvido pelo grupo de trabalho do eixo EaD do projeto SAMA #eCapacitar - Capacitar para a inclusão digital nas áreas de negócio do IPSantarém, assente no mais atual conhecimento técnico, científico e pedagógico, implicando, desta forma, uma política integrada de formação e capacitação docente para a educação digital. Este processo de transformação digital no ensino será, sem dúvida, um grande desafio para toda a comunidade académica do IPSantarém. No entanto, acredito que com toda a dedicação, vocação e paixão do nosso corpo docente, juntamente com o comprometimento dos nossos estudantes e de toda a comunidade académica, todos os desafios serão superados. Agradeço ao grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento deste modelo, por toda a persistência e pelo importante contributo que dão para o IPSantarém, assim como a todos os quantos contribuíram para a sua melhoria através dos seus contributos e reflexões que fizeram chegar durante o processo de consulta aos orgânicos das escolas superiores do IPSantarém. Considerando que se trata de um processo integrado, envolvente e dinâmico, com fortes implicações no desenvolvimento e aprofundamento da excelência que se pretende para o IPSantarém, convido todos os membros da nossa comunidade académica a juntarem-se a esta iniciativa, contribuindo para moldar o futuro do nosso Instituto e garantindo que o IPSantarém continue a ser uma referência de inovação, inclusão e excelência no ensino superior.