Volume 3 - 2007 - nº06
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Volume 3 - 2007 - nº06 by Issue Date
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimentoPublication . Hamido, Gracinda; César, Margarida
- Fondos sectoriales para la investigación en educación básica en México. Actores e interaccionesPublication . Serrano, Norma; González, CristinaEstudio sobre la incidencia de la política educativa y científico tecnológica oficial en la Investigación Educativa en México, a través del Fondo sectorial para la investigación en educación básica. Se identifican los actores que participan en el Fondo, se caracterizan los escenarios de interacción y se identifican aportaciones a la agenda de la investigación educativa en México. - Apresenta-se um estudo da incidência da política educativa e científico-tecnológica oficial, sobre a Investigação Educativa no México, através do Fundo Sectorial para a investigação em educação básica. Identificam-se os actores que participam neste Fundo, caracterizam-se os cenários de interacção e identificam-se contributos para a agenda da investigação educacional no México.
- Contributos da interacção entre pares, em aulas de ciências, para o desenvolvimento de competências de argumentaçãoPublication . Almeida, Paulo; César, MargaridaNuma época em que se defende a “cientifização” da cidadania (Santos, 2005), é essencial que se promovam práticas de sala de aula que desenvolvam competências diversas, como a argumentação, Dessa forma, o sistema educativo estará a contribuir para desenvolver nos cidadãos a capacidade de avaliação crítica, através da análise de diferentes argumentos apresentados em relação a questões científicas controversas, permitindo-lhes tomar posições de uma forma democrática, responsável e cientificamente sustentada. Consideramos que a implementação de práticas de trabalho colaborativo envolvendo, nomeadamente, a interacção entre pares, em sala de aula, poderá ser um contributo importante para o desenvolvimento deste tipo de competências. O presente trabalho insere-se no âmbito do projecto Interacção e Conhecimento, que integra turmas de diferentes disciplinas (Matemática, Filosofia, Ciências) e procura, através de implementação de práticas pedagógicas inovadoras – trabalho colaborativo – compreender a realidade complexa e dinâmica das interacções sociais em sala de aula. Havendo um carácter interventivo subjacente a este estudo, optámos por realizar um projecto de investigação-acção, seguindo uma abordagem historico-culturalmente situada, de inspiração etnográfica. Este estudo foi desenvolvido numa turma de 10º ano de escolaridade, com 22 alunos, numa escola dos arredores de Lisboa, na disciplina de Ciências da Terra e da Vida. Os dados foram recolhidos através de observação (vários observadores, que elaboraram relatórios das observações; incluindo gravação áudio de interacções entre pares de alunos ao longo de várias aulas), entrevistas a informadores privilegiados, questionários e análise documental. Da análise qualitativa/interpretativa dos dados pudemos compreender que: (1) numa fase inicial, os alunos apresentavam competências de argumentação pouco desenvolvidas; (2) as interacções entre pares contribuíram para o desenvolvimento da argumentação, ainda que esse mesmo contributo fosse configurado pelas dinâmicas interactivas que emergiram; (3) os alunos foram desenvolvendo competências de argumentação, ao longo do ano, ainda que com níveis de competência muito diversificados, o que ilumina a importância de se implementarem actividades de discussão nas aulas de ciências. - Nowadays societies claim for a citizenship supported on science knowledge (Santos, 2005). Though, the promotion of classroom practices designed to develop competencies as argumentation are a must. Those practices are a contribution from the educational system to develop the citizens’ critical evaluation through the analysis of several arguments presented by different parts and concerning socio-scientific issues. This competency allows the citizens to assume democratic and scientifically supported positions concerning those issues. The implementation of collaborative work, namely peer interactions, in the classrooms, seems to be an important contribution to the development of those kinds of competencies. This work is part of the Interaction and Knowledge project. This project includes several classes from different subjects (Mathematics, Philosophy, and Science). The main goal of the I&K project is to understanding the complex reality and social interactions dynamics in the classes through the implementation of innovating pedagogical practices – collaborative work. Due to the intervention scope of this work we implemented an action-research project, assuming a historic-cultural and situated approach, inspired by ethnographic methods. This study was developed in the Earth and Life Sciences classroom at a 10th grade class with 22 students from a secondary school around Lisbon. Data were collected by several observers who elaborated A INTERACÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE ARGUMENTAÇÃO 165 observation reports, and also including audio taped peer interactions from several classes, interviews to privileged informers, questionnaires and documents. Qualitative/interpretative data analysis illuminates that: (1) at an initial stage, the students are only able to mobilise poor argumentative competencies; (2) peer interactions contributed to develop argumentative competencies, although this is shaped by characteristics of the interactions; and (3) students developed argumentative competencies through all the school year although they showed a high level of diversity. This empirical evidence illuminates the importance of implementing discussions on social-scientific issues in the sciences classes.
- Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridadePublication . Grácio, Maria; Chaleta, Maria; Rosário, PedroEste estudo identifica concepções de aprendizagem de estudantes explorando eventuais diferenças desenvolvimentais e relacionadas com diferentes experiências de aprendizagem ao longo de etapas educativas fulcrais do sistema educativo português. A investigação foi realizada numa perspectiva fenomenográfica com 48 estudantes pertencentes ao 9.º ano, 12-º ano e 4.º ano de cursos de licenciatura universitária sobre concepções de aprendizagem. Exploraram-se concepções sobre o que é aprender e diversas dimensões do fenómeno aprendizagem nomeadamente no que diz respeito à função da aprendizagem e ao que é preciso para se aprender. Os dados foram obtidos através de entrevistas gravadas, transcritas integralmente e sujeitas a análise de conteúdo (Grácio, 2002). Foram identificadas não só concepções anteriormente referenciadas na literatura como também novas concepções sobre a aprendizagem. Os dados serão analisados e discutidas implicações educativas. - This study identifies student’s learning conceptions exploring possible developmental differences connected with different learning experiences through central educational platforms of the Portuguese educational system. The research was made through a phenomenographic perspective using a sample of 48 students from the 9th, 12th and 4th year of college graduation. We explored conceptions on what learning is and, for the first time, several dimensions of the learning phenomenon, specifically in what concerns the function of learning and what is needed in order to learn. Data was obtained through recorded interviews, fully transcript and subject to content analysis (Grácio, 2002). There have been identifies not only conceptions already referred in previous literature but also new conceptions on learning. Data will be analysed and their educational consequences discussed.
- Do currículo, das interacções e da aprendizagem como construção identitáriaPublication . Oliveira, IsolinaEntendemos o currículo numa perspectiva flexível e abrangente que privilegia a aprendizagem dialógica, como interacção conversacional, visando a compreensão mútua mediante um processo partilhado de questionamento. Neste artigo analisamos a influência de um currículo, onde se priorizou a criação de espaços de pensamento (Perret-Clermont, 2004), no processo de transição, mais especificamente na reconstrução de identidades em jovens em situação de abandono escolar. Seguindo uma abordagem sociocultural, recolhemos os testemunhos sobre as experiências vividas dos quinze jovens, em momentos diversos das suas trajectórias: no final dos dois anos em que decorreu o projecto e três anos após ter terminado. A análise incidiu nas entrevistas realizadas aos jovens nesses dois momentos, nos registos das notas de campo da investigadora, em fotografias e em diversos documentos, nomeadamente produções dos jovens alunos. As relações interpessoais, em particular com os professores e a psicóloga e a possibilidade de participarem numa comunidade de aprendizagem assumem um lugar de destaque nas narrativas desses jovens. Isto significa que usaram as experiências proporcionadas pelo currículo como ferramenta mediacional para se reposicionarem como pessoas nos seus campos sociais e simbólicos, tornando-se capazes de projectar os seus futuros. - We assume the curriculum in a flexible approach, including an emphasis in dialogic learning, as a conversational interaction to a mutual comprehension through a shared process of inquiry. We examine the influence of an alternative curriculum in which the emergence of thinking spaces was privileged in transitional work, namely in the reconstruction of the identity of fifteen at-risk students, i.e., teenagers experiencing a school drop-out situation. Following a sociocultural approach young students’ past experiences were collected in two distinct moments: one year after the alternative curriculum and three years later, in order to analyze: 1) memories of their experiences in the project; and 2) how they perceived this alternative curriculum’s impact on their social representation of the school and their future. The analysis draws on students' interviews, observations/accounts of a situation, photographs and by analysing documents, particularly students’ protocols. The affective relations with the teachers and the psychologist, and their participation on learning community are dominants on students’ narratives. This means that the curriculum as a mediational tool shaped transitions that contributed to the emergence of processes of repositioning of the person in her social and symbolic fields, enabled students to project their future.
- Construção dialógica e interactiva do conhecimento por estudantes adultos, participantes numa comunidade de aprendizagem, em educação ambientalPublication . Courela, Conceição; César, MargaridaEm currículos de educação de adultos pouco escolarizados, o trabalho de projecto colaborativo adequa-se à Educação Ambiental (EA), orientada para a sustentabilidade, contribuindo para a emergência de uma comunidade de aprendizagem. Através do trabalho de projecto colaborativo têm lugar práticas dialógicas e interactivas de construção do conhecimento, que possibilitam o desenvolvimento da auto-estima positiva, geral e académica, dos estudantes, processo favorável à construção de identidades que facilitam a emergência e concretização de projectos académicos e profissionais. Este trabalho insere-se no projecto Interacção e Conhecimento, que estuda e promove as interacções sociais em cenários de educação formal. Consiste numa investigação-acção, em que desenvolvemos um currículo do 3º ciclo do ensino básico recorrente, em alternativa ao SEUC, seguido de quatro anos de follow up. Assumimos uma abordagem interpretativa/qualitativa, historico-culturalmente situada, de inspiração etnográfica. Os participantes são os estudantes e professores desta turma, bem como elementos da comunidade educativa e social. Na recolha de dados destacam-se a observação participante, entrevistas semi-estruturadas, tarefas de inspiração projectiva, protocolos dos alunos e documentos. Os resultados iluminam que os estudantes se assumem como participantes legítimos da comunidade de aprendizagem, participando na sensibilização/educação ambiental das comunidades escolar, educativa e social, através dos trabalhos de projecto, realizados em EA. Esta participação contribui para a apropriação de conhecimentos e para a mobilização/desenvolvimento de competências com sentido para os participantes, no domínio da EA e da sustentabilidade, conducente à construção de um sentido de identidade positivo, que contribui para facilitar o acesso dos estudantes ao sucesso académico e à inclusão escolar e social. - In poor literate adults’ curricula collaborative project work seems adapted to Environmental Education (EE) towards sustainability, contributing to the emergence of a learning community. Through collaborative project work dialogical and interactive practices of knowledge appropriation took place, promoting the development of students’ general and academic positive self-esteem. This process facilitates the construction of students’ identities and the emergence and operationalisation of academic and professional projects. This work is part of the project Interaction and Knowledge. This project studies and promotes social interactions in formal education scenarios. This study is an action-research project in which we developed a curriculum for the third cycle of basic recurrent education in alternative to the TSCU. It includes a 4-years follow-up. It followed an interpretative/qualitative approach, historical-culturally situated, inspired in ethnographic methods. The participants are the students and teachers from this class, and elements of the educative and social communities. The main instruments for data collection were the participant observation, semi-structured interviews, tasks inspired in projective techniques, students’ protocols and documents. Results illuminated that students acted as learning community legitimate participants. They acted as agents for environmental education/awareness of the school, educative and social communities through the project works developed in EE. This participation was relevant for their knowledge appropriation and their mobilization and development of competencies related to EE and for sustainability which were meaningful for the participants. This way, students could construct a positive sense of identity that makes easier students’ access to the academic achievement and to the school and social inclusion.
- Matemática com arte: a construção de identidades dialógicas através de microprojectos colaborativosPublication . Teles, Lucília; César, MargaridaA Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN) é uma escola vocacional com ensino integrado, constituindo um grande desafio para os professores das disciplinas de formação geral. Enquanto professora de Matemática nesta escola assumimos como uma prioridade tornar as aprendizagens matemáticas mais significativas para os alunos, promovendo a apropriação de conhecimentos e a mobilização/desenvolvimento de competências. O trabalho desenvolvido baseou-se numa perspectiva de educação matemática intercultural, bem como numa abordagem dialógica, nomeadamente no que se refere à construção das identidades (Hermans, 1996, 2001), aspecto particularmente relevante em alunos que, desde muito cedo, fazem opções profissionais que configuram as suas vivências, dentro e fora da escola. Realizámos uma investigação-acção, seguindo uma abordagem interpretativa/qualitativa, de inspiração etnográfica. Este estudo baseia-se nos projectos Interacção e Conhecimento e IDMAMIM. Assim, os alunos trabalharam colaborativamente desde o início do ano lectivo e realizaram um microprojecto intercultural e interdisciplinar. Os participantes são os alunos de uma turma de 9º ano de escolaridade (n=16), a professora/investigadora e os professores de Educação Visual (EV), Língua Portuguesa e História. Os dados foram recolhidos através de observação participante (aulas áudio/vídeo gravadas), questionários (alunos e professores), entrevistas (6 alunos e http://www.eses.pt/interaccoes 130 TELES & CÉSAR professor de EV) e diversos documentos. Os dados foram sujeitos a uma análise de conteúdo sistemática e detalhada, que fez emergir categorias indutivas. Os resultados iluminam a cultura da escola, bem como o contrato didáctico implementado nas aulas de Matemática e o modo como ambos contribuíram para a construção das identidades dos alunos desta turma. - Dance School (Escola de Dança do Conservatório Nacional - EDCN) is a vocational school also integrating the mainstream educational system. Thus, this school is a great challenge to the teachers in charge of the academic subjects. As Mathematics teacher in this school, we assumed as a priority making mathematics learning more meaningful to students, promoting knowledge appropriation and the mobilization/development of competencies. The work was based on an intercultural mathematics education perspective, and on a dialogical approach, namely the one related to the development of dialogical identities (Hermans, 1996, 2001). This is very important to the students of Dance School because they need to make professional choices earlier than usual and these choices shape their experiences inside and outside school. We developed an action-research, following an interpretative/qualitative approach, inspired in ethnographic methods. This study is based in two projects: Interaction and Knowledge; and IDMAMIM. Students worked collaboratively since the beginning of the school year and they elaborated an intercultural and interdisciplinary microproject. Participants are students from a 9th grade class (n=16), the teacher/researcher who was also their Mathematics teacher, and Drawing, Portuguese and History teachers. Data were collected through participant observation (audio and/or video taped), questionnaires (students and teachers), interviews (6 students and the Drawing teacher) and some documents. Data were submitted to a systematic and detailed content analysis. From this analysis emerged inductive categories. Results illuminate the school culture, the didactic contract that was implemented on Mathematics classes and how they contribute to the construction of students’ dialogic identities.
- Elaboration de la notion de confiance et secret medical dans des focus groupsPublication . Grossen, Michèle; Orvig, AnneLe but général de ce travail est d’analyser la manière dont, dans des discussions de focus groups portant sur le secret médical, les sujets invoquent la confiance, l’élaborent et la mettent au service de leur argumentation. Après avoir montré les nombreuses facettes de la notion de confiance, on présente la méthode des focus groups et le cadre théorique adopté : une approche dialogique du langage et de la cognition principalement inspirée de Bakhtine. Le corpus est composé de six focus groups engagés dans la discussion d’un cas fictif (dilemme) mettant en jeu la notion de secret médical et, à travers elle, la question de la liberté individuelle opposée à l’intérêt collectif. La méthode d’analyse consiste tout d’abord à analyser les réponses des sujets au dilemme posé, leur trajectoire en cours de discussion et le lien entre réponse et invocation de la confiance ; elle consiste ensuite à étudier, dans deux groupes contrastés, les mouvements discursifs par lesquels les sujets répondent au dilemme posé et élaborent la notion de confiance. Les résultats montrent comment les sujets abordent la notion de confiance et quels usages argumentatifs ils en font. En suivant pas à pas le déroulement de la discussion dans deux groupes contrastés, on montre que chez un locuteur donné, la référence à la notion de confiance ne prend sens que par rapport à la production d’autres locuteurs. En tant qu’objet de discours, elle est donc le fruit d’une activité collective de groupe. - O objectivo geral deste trabalho consiste em analisar a maneira como, nas discussões de grupos-foco, que se centram na questão do segredo médico, os sujeitos evocam a confiança, a elaboram e se servem dela para sua argumentação. Depois de termos mostrado as diferentes facetas da noção de confiança, apresentamos o método dos grupos-foco e o quadro de referência teórico adoptado: uma abordagem dialógica da linguagem e da cognição, principalmente inspirada em Bakhtin. O corpus é composto por seis grupos-foco envolvidos na discussão dum caso fictício (dilema), que põe em jogo a noção de segredo médico e, através dela, a questão da liberdade individual, oposta ao interesse colectivo. O método de análise consiste, antes de mais, em analisar as respostas dos sujeitos ao dilema apresentado, a sua trajectória ao longo da discussão e as relações entre a resposta e a evocação da confiança; em seguida, consiste em estudar, em dois grupos contrastados, os movimentos discursivos pelos quais os sujeitos respondem ao dilema apresentado e elaboram a noção de confiança. Os resultados mostram como os sujeitos abordam a noção de confiança e quais as utilizações argumentativas que eles fazem. Seguindo passo a passo o desenrolar da discussão em dois grupos contrastados, mostra-se que, para um determinado interlocutor, a referência à noção de confiança só ganha significado quando relacionada com a produção de outros interlocutores. Enquanto objecto de discurso ela é, portanto, fruto duma actividade colectiva de grupo.
- Self dialógico: um convite a uma abordagem alternativa ao problema da identidade pessoalPublication . Alte, Iva; Petracchi, Paulo; Ferreira, Tiago; Cunha, Carla; Salgado, JoãoA questão da identidade pessoal tem sido alvo de diversas abordagens, pelo que neste trabalho se descreve a forma como questões de índole epistémica subjazem a diferentes concepções e respostas a esta questão por diferentes modelos teóricos da psicologia. Grande parte deste problema deve-se a uma imagem da natureza do conhecimento como sendo uma montagem de representações que deverão espelhar de forma absoluta uma realidade ou uma interioridade imaculada. Os movimentos construtivistas da psicologia têm vindo a desmontar progressivamente esta imagem, embora sem que se consigam vislumbrar respostas alternativas sólidas. Nesse sentido, apresentamos uma breve descrição de uma postura epistémica em crescente elaboração dentro e fora da psicologia e que toma a metáfora do diálogo como seu princípio de base. Esclarecendo os princípios daquilo que consideramos ser o dialogismo, aplicamos de seguida este tipo de abordagem à questão da identidade. Para isso, seguimos a teoria que tem tido mais impacto e visibilidade neste campo, mais concretamente a Teoria do Self Dialógico, que tem vindo a ser elaborada por Hubert Hermans e seus colaboradores. Terminamos com uma referência a alguns dos desafios fundamentais nesta área, sobretudo no que toca à relação com outras questões e áreas, como as da neurobiologia, da psicologia cultural, da psicologia do desenvolvimento e da psicologia clínica. - The question of personal identity has been addressed with different approaches, therefore this essay describes how issues of epistemic nature are implied in different conceptions and answers to this question by different theoretical models within Psychology. Largely, this problem has to do with an image of knowledge as a collection of representations that totally reflect an immaculate reality or interiority. Constructivist approaches within Psychology have been progressively deconstructing this image, although without providing any reliable alternative answers. Thus, we present a brief description of an epistemic position under development within and outside Psychology which takes the metaphor of dialogue as its basic principle. Starting with the explanation of the basic axioms of our own conception of dialogism, we then apply this kind of approach to the question of self-identity, taking the Dialogical Self-Theory developed by Hubert Hermans and his co-workers as the main referential background – since this theory is the one with greater impact and visibility in this area. We conclude with a reference to some of the fundamental challenges in this field, mainly in terms of the relationship with other lines of research and areas, such as Neurobiology, Cultural Psychology, Development Psychology and Clinical Psychology.