Browsing by Author "Vieira, Maria"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Em torno da família e da escola: pertinência científica, invisibilidade socialPublication . Vieira, MariaO objectivo deste texto é o de produzir reflexividade sociológica acerca de procedimentos em uso na investigação científica que toma a relação entre escola e família(s) como objecto. Reproduzem-se, em primeiro lugar, alguns dos enunciados sociológicos sobre o tema. Delimita-se, depois, uma questão do debate – a da emergência de um “mercado escolar” como produto da mobilização das famílias para o sucesso escolar dos filhos – e apresenta-se alguma da reflexão produzida pela autora a este respeito. Por fim, ensaia-se uma breve reflexão epistemológica a pretexto dos dados apresentados. - The aim of this paper is to produce sociological reflexivity about scientific procedures usually observed in the research on the relationship between school and families. In the first place, some of the sociological arguments on the subject are presented. Secondly, a further delimitation of this debate is made – the one that relates the rising of a “school market” with the mobilization of families towards the academic achievement of their children – and some of the research produced by the author on this topic is put forward. Finally, a brief epistemological consideration is attempted, concerning the results presented previously.
- Literacia para a saúde na perspetiva das crianças de nove e dez anos, em meio escolar.Publication . Vieira, MariaA literacia para a saúde está associada à promoção da saúde e tem influência nos comportamentos, nos resultados e na cidadania em saúde. Com o objetivo de caraterizar a literacia para a saúde na perspetiva das crianças em meio escolar, desenvolveu-se um estudo de abordagem qualitativa, com orientação dedutivo-indutiva. Desenvolveram-se vinte entrevistas semiestruturadas, analisadas recorrendo à análise de conteúdo. A literacia para a saúde dos participantes carateriza-se pela capacidade de compreensão, gestão e investimento nas áreas da alimentação e controlo do peso, resultante da informação sobre saúde veiculada pelos profissionais de saúde, pais, professores e pares, o que permite promover a saúde e prevenir doenças através da adoção de estilos de vida saudáveis. Identifica-se a falta de conhecimento relativamente à informação sobre a prevenção do baixo peso. Conclui-se que a promoção da saúde contribui para a capacitação, ‘empowerment’, literacia para a saúde e cidadania em saúde. Health literacy is associated with health promotion and influences health behaviours, outcomes and citizenship. In order to characterize health literacy from the perspective of children in school, a study with a qualitative approach was developed, with a deductive-inductive orientation. Twenty semi-structured interviews were developed and analysed using the content analysis technique. The health literacy of the participants is defined by the ability to understand, manage and invest in the areas of food and weight control, resulting from health information conveyed by health professionals, parents, teachers and peers, which allows to promote health and prevent disease through the adoption of healthy lifestyles. We identified a lack of knowledge regarding information on the prevention of low weight. We concluded that health promotion contributes to training, empowerment, health literacy and health citizenship.