Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo deste texto é o de produzir reflexividade sociológica acerca de
procedimentos em uso na investigação científica que toma a relação entre escola e
família(s) como objecto. Reproduzem-se, em primeiro lugar, alguns dos enunciados
sociológicos sobre o tema. Delimita-se, depois, uma questão do debate – a da
emergência de um “mercado escolar” como produto da mobilização das famílias para
o sucesso escolar dos filhos – e apresenta-se alguma da reflexão produzida pela
autora a este respeito. Por fim, ensaia-se uma breve reflexão epistemológica a
pretexto dos dados apresentados. - The aim of this paper is to produce sociological reflexivity about scientific
procedures usually observed in the research on the relationship between school and
families. In the first place, some of the sociological arguments on the subject are
presented. Secondly, a further delimitation of this debate is made – the one that relates
the rising of a “school market” with the mobilization of families towards the academic
achievement of their children – and some of the research produced by the author on
this topic is put forward. Finally, a brief epistemological consideration is attempted,
concerning the results presented previously.
Description
Keywords
Famílias Escola Mercado escolar Reflexividade sociológica
Citation
VIEIRA, Maria Manuel - Em torno da família e da escola: pertinência científica, invisibilidade social. Revista Interacções. Nº 2 (2006), p.291-305
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação