Browsing by Author "Souto, Carla"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A experiência de um curso de literatura universal no ensino médioPublication . Püschel, Raul; Corvacho, Suely; Souto, CarlaO artigo discute a concepção do curso “Literatura Universal dos Últimos Trezentos Anos”, ministrado entre 2005 e 2009 para alunos do ensino médio do então CEFET-SP, atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Serviram como concepções metodológicas, inicialmente, certos postulados teóricos de Satre e Merleau-Ponty, que foram articulados à experiência prática e à fundamentação teórica dos autores deste artigo, bem como às ideias e concepções de ensaísticas de diversas matrizes, em alguns pontos até aparentemente antagônicas, mas que produziram práticas dialógicas inesperadamente novas, fundadoras e relevantes, como as dos diálogos que se estabeleceram entre as obras de Mikhail Bakhtin, Eric Auerbach, Roland Barthes, Ezra Pound, Haroldo de Campos, Antônio Cândido, Ricardo Piglia e Ítalo Calvino. O curso, em razão de sua abertura, possibilitou na prática a ampliação de repertório e de bagagem cultural, a incorporação estilística e de procedimentos redacionais criativos de alunos com produção textual e/ou analítica promissora, a produção de intertextualidades e a discussão do cânone sob várias perspectivas. - This article discusses the course “Universal Literature of the Last Three Hundred Years” concept, ministered between 2005 and 2009 to students of High School, the then CEFET–SP currently Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Serving initially as methodological concepts, certain theoretical postulates of Satre and Merleau-Ponty that were articulated to practical experience and theoretical reasons by the authors of this article as well as the ideas and essayistic concepts from various patterns, in some points even apparently antagonistic but unexpectedly produced new founding and relevant dialogical practices such as the dialogues that were established amongst the works of Mikhail Bakhtin, Eric Auerbach, Roland Barthes, Ezra Pound, Haroldo de Campos, Antônio Cândido, Ricardo Piglia and Ítalo Calvino. The course due to its opening made it possible in practice, to expand repertoire, cultural knowledge, stylistic incorporation and creative writing procedures of students with textual production and/or promising analytical production of intertextualities and the discussion of canon under several perspectives.
- A literatura no ensino médio: o caso brasileiroPublication . Corvacho, Suely; Püschel, Raul; Souto, CarlaO artigo analisa as bases teórico-metodológicas que antecedem e que sustentam os Parâmetros Curriculares Nacionais — Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — (PCNs) especificamente o ensino de Literatura para o Curso Médio. Para analisar a situação brasileira, o artigo toma como referência o exame realizado por Todorov sobre a prática teórico-metodológica adotada nos liceus franceses. As conclusões são bastante próximas, pois a tendência é explorar os fatores intrínsecos da obra literária tanto no Brasil quanto na França. No entanto, a partir de 1999, os PCNs mudaram e, ao escolher a proposta de M. Bakhtin, se distanciaram da experiência francesa. - The article analyzes the theoretical and methodological approaches that precede and support the National Curriculum — Languages, Codes and their Application — (PCNs), specifically the teaching of Literature in High School. To analyze the situation in Brazil, this article takes as reference the exam made by Todorov on the theoretical and methodological praxis adopted in French colleges. The conclusions are similar, since the tendency is to exploit the intrinsic factors of the literary work in Brazil and France. However, since 1999, the PCNs change and choosed the proposal of M.Bakhtin, and took distance from the french experience.