Browsing by Author "Silva, Elsa"
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- (In)Formar para Capacitar o portador de CDI e Pacemaker: Uma Análise QualitativaPublication . Amendoeira, José; Candido, Anabela; Cunha, Fátima; Sarroeira, Cassilda; Ribeiro da Silva, Helena; Fernandes, Patrícia; Silva, ElsaIntrodução: O presente estudo insere-se num projeto de Investigação-ação desenvolvido pela UMIS (ESSS) em parceria com um Hospital da Região de Lisboa, mais concretamente com os enfermeiros do serviço de cardiologia, que realizam consulta de enfermagem a pessoas portadores de Pacemaker definitivo (PMD) e Cardioversor Desfibrilhador Implantável (CDI), no qual se pretende avaliar a efetividade da intervenção dos enfermeiros, junto destas pessoas. A capacitação da pessoa para o autocuidado é um dos objetivos dos enfermeiros nesta consulta, sendo que a Educação para a Saúde assume uma dimensão significativa durante a mesma, pelo que importa clarificar a intervenção do enfermeiro neste âmbito. Objetivo: identificar os conteúdos abordados pelos enfermeiros no âmbito da intervenção Informar junto das pessoas portadoras de Pacemaker definitivo e CDI, no decorrer das consultas. Método: Estudo de cariz exploratório, descritivo, qualitativo, transversal. A população alvo foram enfermeiros que realizam consulta de enfermagem. Dados recolhidos através de narrativas de ação, registos de enfermagem e entrevistas coletivas, as quais foram objeto de análise de conteúdo. Resultados: As consultas de enfermagem são realizadas após colocação dos dispositivos. A intervenção é dirigida à pessoa e/ou cuidador. O conteúdo da informação versa três domínios: a) Segurança da pessoa [Prevenção da Infeção; Cuidados com o Dispositivo]; b) Gestão do Regime Terapêutico (Compreender (Adaptação) a condição de saúde/doença; Gestão dos Sintomas; Gestão do Regime Medicamentoso; Retorno ao Desenvolvimento das Atividades de Vida; Vigilância de Saúde]; c) Gestão das emoções [Desmistificar receios/medos; Referenciação para Grupos de Apoio]. Conclusões: A intervenção dos enfermeiros na consulta no âmbito da Educação para a Saúde, desenvolve-se de forma individualizada, procurando ir ao encontro das necessidades das pessoas, tendo por base o “estado da arte” para esta situação, sendo que os conteúdos abordados vão no sentido da capacitação da pessoa/cuidador para o autocuidado, promovendo a adaptação da pessoa/família face à situação de saúde/doença. Palavras chave: Consulta; Enfermagem; Pacemaker/CDI; Educação para a saúde; Capacitar; auto-cuidado
- A intervenção do enfermeiro na promoção da parentalidade: pais com criança em situação de doençaPublication . Silva, Elsa; Ferreira, Regina; Torcato, Maria LurdesCuidar em Pediatria remete para uma filosofia de cuidados centrada na criança/jovem e família. Considerando os pais, os melhores prestadores de cuidados, constituem-se parceiros na prestação de cuidados à criança. Assim, é fundamental que os Enfermeiros apoiem os pais durante as transições do ciclo de vida e desenvolvam intervenções que promovam a parentalidade com o objetivo de os dotar de competências parentais e de conhecimentos, para cuidarem dos seus filhos em situação de doença. Metodologia: RSL, com pesquisa em bases de dados científicos (2009 - 2014). Objetivo: Analisar as intervenções desenvolvidas pelo Enfermeiro na promoção da parentalidade através da PBE. Resultados: Evidências revelam a importância dos cuidados centrados na família, embora complexos. O apoio aos pais, a relação de parceria e de confiança e a capacitação, são cruciais na promoção da parentalidade. Conclusões: Mobilizar a PBE na área da Parentalidade contribui para uma intervenção de enfermagem competente, científica e atual. Care in Paediatrics relates to a philosophy of care focused on the child/young person and their family. Being the parents the best caregivers, they become partners in the child caring. Hence, it is essential that Nurses support parents during lifecycle transitions and develop interventions that promote parenthood, aiming at equipping them with parental skills and knowledge so they can take care of their children in a disease situation. Methodology: Systematic review of the literature, with research on scientific databases (2009 - 2014). Goal: Analyze the Nurse’s interventions when promoting parenthood through evidence-based practice. Results: Evidences show the importance of caring focused on the family, although complex. The support given to the parents, the partnership and trust relationship, as well as the empowerment are crucial in the promotion of parenthood. Conclusions: Mobilize evidence-based practice at Parenthood contributes to a competent, scientific and current nursing intervention.