Browsing by Author "Silva, Catarina Gomes"
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- A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativoPublication . Silva, Catarina Gomes; Cardona, Maria JoãoO presente relatório, foi elaborado no âmbito do mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) com a finalidade de transmitir o meu percurso de aprendizagem e o trabalho de pesquisa, que pretende dar resposta às questões orientadoras vivenciadas nos estágios. A primeira parte aborda, de uma forma reflexiva, as experiências e aprendizagens significativas, no decorrer dos estágios em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.ºCEB. A segunda parte apresenta o trabalho de pesquisa, que surgiu no âmbito dos estágios, no qual pretendo estudar a articulação entre o Jardim de Infância (J.I.) e o 1.º CEB, com o objetivo de saber a importância do conhecimento que os profissionais denotam sobre o processo de articulação e a forma como isso influência a continuidade educativa das crianças. A recolha de dados, foi feita através de uma metodologia qualitativa, pois procurei ouvir a perspetiva de seis docentes, sobre a articulação e a perspetiva de catorze crianças sobre a maneira como avaliam as diferenças entre a educação préescolar e a escola, de forma a perceber a (des)articulação existente. Neste âmbito, realizei entrevistas semiestruturadas, a partir de dois guiões orientadores, que foram previamente testados. No guião dos docentes, testei com um/a educador/a de infância e um/a professor/a, de igual forma no guião das crianças testei com uma criança eu frequentava o jardim de infância e outra que frequentava o 1.º CEB. Após a análise de dados, observei que, apesar de se querer implementar metodologias ativas e lúdicas, idênticas às práticas educativas do J.I., no 1.ºCEB, continua a existir falta de colaboração entre os/as docentes. De tal modo que, surge a desarticulação, devido ao desconhecimento das orientações curriculares, programas e práticas de trabalho desenvolvidas, nos dois níveis educativos. Desta forma, se os docentes não tiverem inter-conhecimento entre os dois níveis educativos, não é possível proporcionar uma continuidade educativa, segura e efetiva, no percurso escolar das crianças.
- O papel da coordenação pedagógica na implementação de um projeto de Cidadania e Igualdade de Género numa Instituição de Educação de InfânciaPublication . Silva, Catarina Gomes; Cardona, Maria JoãoEste estudo pretendeu identificar práticas de cidadania e igualdade de género na educação de infância numa instituição privada de solidariedade social e práticas de formação contínua, identificando sugestões para a implementação de um projeto de formação nesta área. O trabalho partiu do reconhecimento da importância da coordenação pedagógica na promoção de práticas de formação e de um trabalho mais cooperativo a nível da equipa educativa. Neste sentido, reconhece-se que o trabalho na área da cidadania e igualdade de género não pode ser pontual e necessita ser planeado a nível institucional. A recolha de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas a partir de um guião orientador previamente testado. As entrevistas foram feitas à coordenadora pedagógica da instituição, a duas educadoras e às duas auxiliares das salas de 4 anos do jardim de infância. A análise dos dados evidenciou que deverá haver um maior envolvimento da coordenadora pedagógica na promoção do trabalho de equipa entre as educadoras e auxiliares incentivando a formação contínua. Deste estudo resultou a definição de um projeto de formação a promover a nível institucional para a implementação da cidadania e igualdade de género no jardim de infância envolvendo todos/as os/as crianças, encarregados de educação e os/as profissionais docentes e não docentes que trabalham com as crianças