Browsing by Author "Santos, Mariana"
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- «Cidadania em Movimento» - Projeto de iIntervenção socioeducativa no bairro Las Palmeras em Córdoba, EspanhaPublication . Santos, Mariana; Silva, Perpétua SantosO presente Projeto de Intervenção enquadra-se no curso de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação de Santarém. No último semestre do curso foi realizado um estágio curricular no âmbito do Programa de Mobilidade Erasmus que decorreu ao longo de três meses na Associação Estrella Azahara, localizada no bairro Las Palmeras na cidade de Córdoba (Espanha). Esta Associação desenvolve o seu trabalho em duas áreas de intervenção específicas: Área Socioeducativa (destinada a crianças e jovens) e Área Sociolaboral (dedicada à inclusão de adultos no mercado de trabalho) e tem como principal objetivo trabalhar para a promoção socioeducativa de crianças, adolescentes e adultos da cidade e, particularmente, do bairro Las Palmeras. Durante o período de estágio, enquadrado na Área Socioeducativa, foi realizado o diagnóstico de necessidades, tendo sido utilizadas diversas técnicas de recolha de informação qualitativa, como a entrevista, conversas informais, elaboração de grelhas de observação, diário de campo, observação direta e participante e pesquisa e análise documental. Identificado um conjunto de necessidades, foi desenhado o Projeto de Intervenção Socioeducativa “Cidadania em Movimento”, tendo como público-alvo as crianças que frequentam a Área Socioeducativa. Os objetivos deste projeto baseiam-se na promoção da Educação para a Cidadania nas crianças da Área Socioeducativa trabalhando temáticas como Educação Financeira, Educação para os Direitos Humanos, Educação Ambiental, Educação para a Paz e Educação Rodoviária. Ao desenvolver um conjunto de atividades relacionadas com estas temáticas, cumulativamente serão trabalhadas questões comportamentais, de responsabilização, de relacionamento interpessoal, de desenvolvimento da capacidade de argumentação e diálogo. O desenvolvimento deste projeto irá promover ainda a diversificação das atividades na linha de ação de Ócio e Tempo Livre existente na Associação. Na execução do projeto, com vista a atingir os objetivos propostos, será utilizada como ferramenta a Animação Sociocultural na abordagem das diferentes temáticas que a Cidadania engloba. Salientamos ainda o papel do Educador Social em contextos de exclusão social e intervenção a nível escolar e educativo, comprovando a importância da praxis deste profissional enquanto mediador social e agente de mudança.
- A construção de saberes docentes por licenciados e sua influência na identificação inicial com a profissãoPublication . Santos, Mariana; Freitas, DeniseO objetivo deste trabalho foi identificar e interpretar os saberes sobre a docência construídos durante o estágio e se estes saberes levaram os licenciandos do curso de Ciências Biológicas a uma identificação com a profissão docente. Selecionamos três licenciandos do quinto semestre do curso e, analisando e interpretando o conteúdo de suas Histórias de Vida e entrevistas, buscamos compreender os motivos que levaram cada um deles a escolher e se identificar (ou não) com a profissão docente. Tomamos como referenciais de análise os conhecimentos sobre saberes docentes para entender os aspectos relacionados à construção cognitiva e intelectual da profissão e os conhecimentos sobre psicanálise e educação para compreender os aspectos mais subjetivos do processo. Os resultados desta pesquisa mostram que os licenciandos não constroem uma identificação mais permanente com a carreira docente neste momento, mas eles estabelecem algumas marcas em sua atuação, que vão perdurar por toda a sua vida profissional. - The objective of this study was to identify and interpret knowledge about teaching built during the period of training and if this knowledge led the undergraduates of Biological Sciences course to an identification with the teaching profession. We selected three teachers to the fifth semester of the graduation, and analyzing and interpreting the contents of your Life Stories and interviews, we understand the reasons why each of them to choose and to identify (or not) with the teaching profession. We take as benchmarks for analysis knowledge about teaching knowledge to understand the aspects related to cognitive and intellectual construction of the profession and knowledge of psychoanalysis and education to understand the more subjective aspects of the process. These results show that students do not build a more permanent identification with the teaching profession at the moment, but they set some marks on his performance, which will continue throughout your professional life.