Browsing by Author "Pereira, Diana"
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- As Competências para o Século XXI e a Educação para a Cidadania Ambiental no Jardim de Infância e no 1.º CEBPublication . Pereira, Diana; Linhares, ElisabeteCom o objetivo de compreender de que forma uma abordagem centrada na cidadania ambiental contribui para a promoção de competências do século XXI nas crianças do JI e do 1.º CEB, foi desenvolvido um estudo de caso com uma turma de JI e uma de 4.º ano na valência do 1.º CEB, durante a Prática de Ensino Supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB. Para o efeito, foram realizadas atividades centradas numa abordagem de cidadania ambiental nos dois contextos de intervenção. Os dados obtidos através da observação participante, da análise documental e da entrevista semiestruturada evidenciaram as competências promovidas através das atividades de ci dadania ambiental, tendo permitido identificar comportamentos pró-ambientais desenvol vidos, perceções das crianças em relação aos problemas ambientais, bem como as poten cialidades e dificuldades associadas a este tipo de atividades. O presente documento en contra-se organizado nas seguintes secções: enquadramento teórico - no qual se contex tualiza o estudo de acordo com a revisão de literatura realizada no âmbito da problemática em estudo, metodologia – que descreve e justifica as opções metodológicas seguidas no trabalho e apresenta os participantes, resultados – esta subsecção apresenta os dados ob tidos através da triangulação de diversos instrumentos de recolha de dados, de acordo com os objetivos do estudo e termina com as considerações finais – nas quais se explanam as principais conclusões do trabalho.
- Memórias do brincar e dos brinquedosPublication . Cavadas, Bento; Pereira, Diana; Borges, Sónia; Jesus, VâniaEste trabalho resulta do interesse dos investigadores em estudar a importância do brinquedo na infância. Como esse tema é vasto, o objetivo do estudo centrou-se na recolha de memórias de dez indivíduos sobre as brincadeiras e os brinquedos que estiveram culturalmente associados à sua juventude. O estudo foi realizado através de uma entrevista do tipo estruturado aplicada a indivíduos com faixas etárias intercaladas de dez em dez anos. O entrevistado mais novo tinha oito anos e o mais idoso noventa e cinco anos. Quanto questionados sobre o significado do conceito “brincar”, a grande maioria dos entrevistados associou-o a momentos de diversão típicos da infância. As restantes respostas mostram ainda a evolução significativa que os brinquedos sofreram. Essa evolução está pautada, por exemplo, nos materiais que os entrevistados das faixas etárias superiores associaram aos brinquedos da sua infância, pois na sua maioria eram simples (trapos, papel, etc.) ou provenientes do meio natural (madeira, canas, pedras, etc.), enquanto atualmente são feitos principalmente a partir de plásticos. Quanto às brincadeiras, constatou-se que os entrevistados mencionaram recordar-se de uma grande diversidade de brincadeiras na sua infância. Em suma, a análise das entrevistas permite concluir que os brinquedos e o ato de brincar marcaram indelevelmente a infância dos entrevistados.(Abstract: This project results from the interest of researchers in studying the importance of the toy in the childhood. As this subject is vast, the objective of this study was focused on collecting memories of ten individuals on games and toys which were culturally linked to their youth. This study was conducted through a structured type interview that applied to individuals with group ages interspersed every ten years. The youngest respondent was eight years old and the oldest was ninety-five years old. When they were asked about the meaning of the concept “play”, the vast majority of the respondents associated this with the typical fun moments of childhood. The remaining responses show the significant development that toys have suffered. This development is based, for example, on the materials that the respondents of the upper age groups associated with the toys of their childhood, because most of them were simple (rags, paper, etc.) or from the natural environment (wood, canes, stones, etc.) while currently they are mainly made from plastics. As for the tricks, it was found that the respondents mentioned that they remember a great diversity of tricks in their childhood. In short, the analysis of the interviews allows us to conclude that the toys and the act of play marked indelibly the childhood of the respondents.)