Browsing by Author "Papamikail, Lia"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contextoPublication . Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, LiaNeste artigo apresentamos os fundamentos, finalidades e estratégias de um projeto iniciado no ano letivo de 2014/2015 intitulado “Formar para Incluir” que propõe a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto de profissionais de educação de vários níveis educativos. Visamos intervenções inovadoras, sustentadas no conhecimento científico e na reflexão sobre a prática. O projeto foi concebido por um grupo de docentes do Instituto Superior Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação de Santarém, no âmbito da missão do seu Centro de Apoio Pedagógico (CAP) e estabelecendo parceria com o Centro de Formação da Lezíria do Tejo. Foi submetida a candidatura e aprovado o financiamento pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações – Educação Especial 2014.
- Projeto formar para incluirPublication . Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia; Hamido, GracindaO projeto “Formar para Incluir“ tem como objetivo central a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto de profissionais de vários níveis educativos e visando intervenções curriculares, pedagógicas e organizacionais inovadoras, sustentadas no conhecimento científico e na reflexão sobre as práticas. Foi concebido numa parceria entre a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e o Centro de Formação da Lezíria do Tejo, tendo obtido aprovação e financiamento pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações – Educação Especial 2014. Envolveu docentes de todos os Agrupamentos da área de abrangência do referido Centro de Formação.
- Relatório do Projeto "Formar para Incluir"Publication . Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia; Hamido, Gracinda; Amendoeira, AntónioApresentamos neste documento o Relatório Final do Projeto “Formar para Incluir”, em conformidade com os pontos 3.,4.e 5. do artº13ºdo Regulamento do Concurso Educação Especial2014. Completam-‐se aqui todos os elementos em falta no relatório intermédio, datado de 27 de Abril,assim como se procura fundamentar a análise realizada quer do processo quer dos produtos resultantes deste projeto. Apresentaremos uma descrição analítica dos procedimentos e do conjunto de atividades desenvolvidas, em articulação com os objetivos definidos para o projeto. Apresentaremos também os modos e instrumentos de regulação/avaliação dos trabalhos, assim como os produtos deles resultantes. Incluímos, nos Anexos, exemplares de todos os documentos (informativos,de divulgação, de suporte à avaliação),relevantes para a compreensão do conjunto de ações e reflexões que deram corpo ao projeto.
- Train to include – the promotion of inclusive practice through training in context.Publication . Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, LiaThe project "Training to Include" was aimed at promoting inclusive practices through training in context of professionals from various educational levels. It was also intended to enable the development of curricular, pedagogical and organizational innovative interventions, sustained in scientific knowledge and reflection on practice. This project was conceived by a group of teachers of Instituto Superior Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação de Santarém, in the framework and mission of its Centro de Apoio Pedagógico (Educational Support Center) and establishing partnership with the training Centre of Lezíria do Tejo. It obtained approval and funding by the Calouste Gulbenkian Foundation, as part of the Gulbenkian Qualification New Generations Program - Special Education 2014. It involved teachers of all groupings of the coverage area of that training center.