Browsing by Author "Monte, Isidoro Rosa"
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- Metodologia do ensino da matemática: guia de formação continuaPublication . Afonso, Amândio; Nascimento, Madalena; Vaz, Eugénio; Monte, Isidoro Rosa; Branco, Neusa Cristina Vicente; Colaço, SusanaA formação dos professores das 1.ª à 6.ª classes em Matemática deve contemplar o desenvolvimento do seu conhecimento matemático para ensinar e o conhecimento do ensino da Matemática. Assim, neste documento são discutidos alguns aspetos centrais do ensino da Matemática e aprofundados conceitos matemáticos essenciais para o desenvolvimento desse ensino, focando o contexto curricular em que se desenvolve. Este documento é a base para um curso de formação de professores cuja organização e cujos elementos de avaliação se encontram no Anexo 1. Nos programas da área da Matemática destas classes é destacada a importância da apropriação do conhecimento matemático por todas as crianças e jovens. Deste modo, os professores devem desenvolver o seu conhecimento para promover a aprendizagem dos seus alunos nos vários conteúdos integrados em cada domínio: números e operações, geometria, grandezas e medida, estatística e proporcionalidade.
- Organização e supervisão da prática pedagógica: guia de formação inicialPublication . Cunha, Armanda; Branco, Ana Maria; Sousa, Maria Inácia; Neto, Adriana; Quintas, Anastácio; Santos, Álvaro; Costa, Bleizy; Monte, Isidoro RosaEste documento pretende ser um apoio à atividade dos responsáveis pela supervisão de professores em contexto de formação inicial. Construído numa lógica formativa, nele são fornecidas bases teóricas para a compreensão da atividade supervisiva nas suas várias dimensões e implicações, para depois se propor exercícios diversificados de caracterização e análise da realidade santomense, tanto a um nível macro, nomeadamente institucional e organizacional, como a um nível micro, de acompanhamento interpares, bem como exercícios de aplicação de diferentes técnicas e instrumentos de supervisão. Para melhor promover uma reflexão adequada ao contexto de São Tomé e Príncipe, recorre-se, em diversos momentos, ao conteúdo de entrevistas grupais que foram realizadas a professores santomenses em diferentes contextos de formação (inicial, em exercício e de profissionalização em serviço).