Browsing by Author "Mendes, Mónica"
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- Promoção da literacia em saúde sobre Diabetes Mellitus aos idososPublication . Mendes, Mónica; Rosa, MartaA Diabetes Mellitus é uma doença crónica, cuja prevalência tem aumentado de forma significativa na população idosa, causando elevada mortalidade a nível mundial. Os enfermeiros através da promoção da literacia em saúde podem capacitar os indivíduos a prevenir e a gerir a sua situação de saúde. Desenvolveu-se uma Scoping Review, com a questão: quais as intervenções de enfermagem na promoção da literacia em saúde sobre Diabetes Mellitus aos idosos? Nas evidências obtidas identificou-se a importância das intervenções educativas dos enfermeiros na prevenção e controlo da diabetes nos idosos. Tendo como base a metodologia do Planeamento em Saúde, foi elaborado o projeto de intervenção comunitária “Diabetes no Saka”, com o objetivo de promover a literacia em saúde na prevenção da Diabetes e suas complicações nos idosos com 65 ou mais anos, residentes num bairro social. Os resultados apontam para uma taxa de conhecimentos adquiridos igual ou superior a 98%, demonstrando o impacto positivo do projeto. Diabetes Mellitus is a chronic disease whose prevalence has increased significantly in the elderly population, causing high mortality worldwide. Nurses by promoting health literacy can empower individuals to prevent and manage their health situation. A Scoping Review was developed, with the question: what are the nursing interventions in promoting health literacy on Diabetes Mellitus for the elderly? The evidence obtained identified the importance of nurses' educational interventions in the prevention and control of diabetes in the elderly. Based on the Methodology of Health Planning, the community intervention project "Diabetes in Saka" was elaborated, with the objective of promoting health literacy in the prevention of diabetes and its complications in the elderly aged 65 years or older, living in a social neighborhood. The results point to a rate of acquired knowledge equal to or greater than 98%, demonstrating the positive impact of the project.
- Promoção da Literacia em Saúde sobre Diabetes Mellitus aos idososPublication . Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Rosa, Marta; Mendes, MónicaIntrodução A Diabetes Mellitus é uma doença crónica, cuja prevalência tem aumentado de forma significativa na população idosa, causando elevada mortalidade a nível mundial. Os enfermeiros através da promoção da literacia em saúde podem capacitar os indivíduos a prevenir e a gerir a patologia. c. Objetivos Promover a aquisição de conhecimentos relativos à prevenção da Diabetes Mellitus e suas complicações nos idosos com 65 ou mais anos, residentes no Bairro Sá Carneiro. d. Materiais e Métodos Tendo como base a metodologia do Planeamento em Saúde, foi elaborado o projeto de intervenção de enfermagem comunitária “Diabetes no Saka”. Foi aplicado um Questionário de Conhecimentos da Diabetes, após ter sido obtida autorização dos autores. A sua execução consistiu na realização de 5 sessões de educação para a saúde dirigidas aos idosos do Bairro. e. Resultados Em todas as sessões a taxa de conhecimentos adquiridos foi igual ou superior a 98%, verificando-se também um aumento de conhecimentos comparativamente às respostas dadas na avaliação inicial com o preenchimento do Questionário de Conhecimentos da Diabetes. f. Conclusões A operacionalização do projeto revelou capacitação das pessoas com 65 e mais anos, com Diabetes Mellitus pela aquisição de conhecimentos decorrentes da participação nas sessões de educação para a saúde, demonstrando o impacto positivo do projeto. g. Relevância para a Enfermagem e/ou Saúde; Programas de educação em diabetes, são cada vez mais importantes, para informar, educar e motivar a adoção de estilos de vida mais saudáveis, para ajudar a diminuir as complicações da doença, melhorando a qualidade de vida das pessoas com Diabetes.
- Refletindo em Cuidados Continuados: o enfermeiro especialista em enfermagem comunitáriaPublication . Rosa, Marta; Godinho, Celeste; Matos, Arminda; Gil, Eduardo; Calado, Maria; Mendes, Mónica; Bispo, Sandra; Pedrosa, SaloméNuma sociedade em constante mutação, a educação emerge, num paradigma sistémico, como instrumento capaz de construir um sistema de valores, permitindo a aquisição de conhecimentos e capacidades necessárias ao exercício da cidadania. Neste sentido, no âmbito da formação pós-graduada em Enfermagem Comunitária, apresenta-se neste artigo a metodologia utilizada numa unidade curricular de opção na área dos Cuidados Continuados. Do ambiente da referida unidade curricular, resulta a reflexão produzida pelos mestrandos, ancorada em referenciais, contribuindo para a construção de competências que possibilitam um exercício profissional especializado assente num agir cada vez mais diferenciado. Esta metodologia foi valorizada pelos mestrandos, perspetivando uma reflexão sobre a intervenção especializada, mobilizando para a mesma a conceção teórica, por referência ao desenvolvimento do conhecimento em enfermagem, considerando-se a diversidade e a singularidade dos interesses individuais dos estudantes.